Comunicação na educação a distância: um olhar para o aspecto mediador do Tutor

MODULO 1

p.05 próxima página

Fundamentos da Comunicação

Segundo Toschi (2004), em sua crescente evolução, a EAD vai além dos materiais impressos e do estudo por correspondência, englobando diversas mídias, como rádio, televisão, vídeo, teleconferências, videoconferências e Internet. A Internet, em particular, modificou as relações estabelecidas na EAD, pois, ao utilizar recursos de informática, multimídia e telemática, consegue integrar todas essas mídias e diferentes formas de comunicação. Isso inclui a comunicação individual, como no telefone; de um para muitos, como na televisão; e de todos para todos, como em e-mails, chats, fóruns e listas de discussão. A seguir, apresentamos na perspectiva apresentada por Toschi (2004), os modelos comunicacionais discutidos por Wolf (1987):

Este modelo nos leva a refletir sobre as adaptações necessárias no nosso processo de comunicação. Ao nos comunicarmos sem considerar o contexto e as necessidades dos alunos, como essas mensagens são recebidas por eles? A compreensão do que foi transmitido foi atingida? Podemos usar os fóruns de discussão e feedbacks personalizados para tornar essa comunicação?

página anterior p.06 próxima página

Na EaD, isso se traduz na promoção de diálogos contínuos entre alunos e tutores, reconhecendo a importância das diferentes significações que as mensagens podem provocar. Essas interações podem trazer mais significado para os estudos desenvolvidos e a realidade dos alunos? Como você, tutor, pode favorecer esse tipo de interação?

Como você compreende esse modelo de comunicação em sua prática pedagógica? Como se dá a interação tutor-aluno, aluno-tutor, tutor-professor, professor-tutor?

Diferentes meios de comunicação, como fóruns, mensagens, e-mails, videochamadas e plataformas de aprendizagem, devem ser utilizados para atender às diversas necessidades dos alunos. Cada meio e modelo tem suas vantagens e limitações, e o tutor ao se inteirar da realidade a qual a turma se insere conseguirá identificar quando e como usá-los de forma conveniente em sua prática pedagógica.

página anterior p.07

Escuta ativa

A escuta ativa é crucial para entender as preocupações e dúvidas dos alunos. Isso envolve prestar total atenção, não interromper, e responder de maneira que mostre compreensão e empatia. A escuta ativa promove um ambiente de respeito e confiança.

Empatia na comunicação

A empatia permite que o tutor compreenda e compartilhe os sentimentos dos alunos, criando um vínculo emocional. Demonstrar empatia ajuda a construir relacionamentos mais fortes e a motivar os alunos. Diferentes meios de comunicação, como fóruns, mensagens, e-mails, videochamadas e plataformas de aprendizagem, devem ser utilizados para atender às diversas necessidades dos alunos. Cada meio e modelo tem suas vantagens e limitações, e o tutor ao se inteirar da realidade a qual a turma se insere conseguirá identificar quando e como usá-los de forma conveniente em sua prática pedagógica.

A comunicação eficaz é a base para um ambiente de aprendizagem bem-sucedido. Ela ajuda a construir confiança, engajamento e uma sensação de pertencimento entre os alunos.

  • O que você considera uma comunicação ineficaz?
  • Reflita sobre as contradições entre a necessidadede uma comunicação eficaz e as barreiras tecnológicas e institucionais que podem dificultá-la.

Sugestão de leitura

TOSCHI, Mirza Seabra. Processos Comunicacionais em EAD:políticas, modelos e teorias. (2007). Latin American Journal ofEducational Technology - RELATEC, 3(2), 85-98. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/1212849.pdf