Comunicação na educação a distância: um olhar para o aspecto mediador do Tutor

MODULO 1

p.03 próxima página

Mediação do Tutor na Educação a Distância

A mediação é vista como um elemento central no trabalho pedagógico, essencial para transformar e internalizar o conhecimento.

"Em contraposição a uma abordagem formal da mediação, propomos aqui um breve exercício para destacar que, numa perspectiva dialética, a mediação não sustenta o dualismo entre sujeito e objeto, entre teoria e prática. Nessa perspectiva, a mediação não é associada a uma ação ou coisa que faz a ponte entre o sujeito e o objeto, ela é o processo que envolve sujeito e objeto em atividade situada num contexto determinado: “A mediação é processo, não é o ato em que alguma coisa se interpõe; mediação não está entre dois termos que estabelecem uma relação. É a própria relação” (MOLON, 2000).” (Peixoto, 2016, p.371).

O tutor atua como mediador ao criar um ambiente formativo organizado segundo critérios didático-pedagógicos, permitindo aos alunos não apenas acessar o conteúdo, mas também interagir, refletir e transformar esse conhecimento em saberes internalizados.

A mediação não se limita à transmissão de informações, mas envolve a reestruturação do conhecimento, promovendo uma aprendizagem que vai além da simples recepção passiva, envolvendo os processos de desenvolvimento dos alunos (Peixoto, 2016).

página anterior p.04

Visão geral

A mediação do tutor é aspecto essencial no desenvolvimento da educação a distância. A principal responsabilidade do tutor é facilitar o aprendizado, estabelecer uma comunicação eficiente e criar um ambiente de suporte e colaboração. O tutor precisa compreender o contexto dos alunos, suas necessidades e desafios, promovendo uma interação que ultrapasse a mera transmissão de conteúdos.

O papel do tutor na EaD envolve facilitar a aprendizagem, oferecer suporte contínuo e promover um ambiente colaborativo. O tutor deve ser acessível, engajado e capaz de entender as necessidades dos alunos.

  • Em sua atuação enquanto tutor, você concorda? Como essa interação tem acontecido?
  • Analise as influências históricas e sociais que moldam o papel do tutor na EaD e como essas influências afetam as suas práticas pedagógicas.

Sugestão de leitura

PEIXOTO, Joana. Tecnologias e relações pedagógicas: aquestão da mediação. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 25, n. 59, p.367-379, maio/ago., 2016. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681/2579