Apresentação

02

O Encontro das Licenciaturas e Educação Básica (ELEB), na sua IV Edição, representou um profícuo diálogo entre a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, bem como entre as redes de ensino e a universidade. Como evento, marcou a transição do período de ensino remoto emergencial, adotado pelas instituições para a manutenção das atividades de ensino durante a pandemia do novo Coronavírus, para a retomada das atividades presenciais nas salas de aulas. Embora alguns eventos continuassem a ocorrer de forma virtual, tal qual ocorreu com o nosso ELEB.

Os últimos anos testemunharam, além da emergência sanitária, o avanço do conservadorismo e das pautas autoritárias. Tal cenário reverberou em políticas educacionais excludentes, as quais marcaram a escola do nosso tempo, o que, por sua vez, constitui o desafio de pensar em como produzir canais de diálogo e de resistência, haja vista os retrocessos vivenciados. As contrarreformas, que visam refutar a função social da escola, colocam em xeque a autonomia docente e a possibilidade de uma aprendizagem capaz de fomentar a emancipação dos estudantes. Neste cenário, a classe trabalhadora se viu diante da encruzilhada sobre qual projeto afinar-se: da extrema direita ou da própria classe.

Em face de tal imbróglio, educadores e educadoras inquirem: o que fazer? Como pensar em uma educação de fato inclusiva, na contramão dos projetos conservadores em questão?

Com o ânimo de promover reflexões sobre tal questionamento, foi proposto o tema para o ELEB 2022: Políticas e Reformas Educacionais: Enfrentamentos na formação e atuação de professores na educação básica. A organização do evento esforçou-se por construir em sua programação um canal de debate sobre diversos temas atinentes à educação, bem como para criar meios de divulgar produções científicas e ainda propiciar intercâmbios entre redes de ensino, pesquisas e pesquisadores.

Ao evento, ocorrido entre os dias 25 e 27 de outubro de 2022, somaram-se participantes de diversas partes do país. Palestras transmitidas e disponibilizadas através do YouTube continuam, mesmo após o encerramento do evento, sendo acessadas e ampliando seu alcance. Isso mostra que discutir a educação básica e as licenciaturas, movimenta um grande contingente de trabalhadores da educação, estudantes e pesquisadores, não apenas centro-oestinos, como do país como um todo.

Os trabalhos apresentados versaram sobre temas diversos, dentre os quais metodologias e fundamentos, tensionando os trilhos das diversas modalidades da educação. Foram dias de intenso diálogo e de uma profunda vontade de transformação, no afã de pensar, de fato, em uma educação para além da materialidade das legislações.

Por fim, ao apresentar esse e-book, que reflete o desejo coletivo da promoção de uma educação de qualidade e emancipadora, desejamos prestar homenagens a tantos e tantas que precocemente nos deixaram, vítimas da pandemia da Covid-2019. A todos, todas e todes, dedicamos esse trabalho feito a tantas mãos! Por todas estas pessoas seguimos aqui, pensando a educação e resistindo aos que têm projetos contrários à sua continuidade. Essa obra reverencia a dedicação e o compromisso com o ensino e enseja dias melhores para as nossas escolas, discentes e trabalhadores da educação!

Goiânia (GO), 06/06/2023


Organizadores
Amone Inácia Alves
Janice Pereira Lopes
Ravenna Cardoso e Cruz