7. Como se planejar para trabalhar como professor (formador) na EaD?
p.8Com o objetivo de auxiliar o professor nesse planejamento, apresentamos um “passo a passo” que, longe de ser completo, espera contribuir para que decisões importantes sejam tomadas em tempo hábil para que não se comprometa a execução do curso.
1º passo: escolha a disciplina (ou disciplinas) que você ministrará
2º passo: busque nos sites vinculados à Capes materiais que possam ser utilizados por você (estão no item 9 deste material)
3º passo: estude os materiais por você escolhidos e verifique se há necessidade de editá-los para que sejam compatíveis com a proposta que você pensou para a disciplina. Se sim, comece o quanto antes.
4º passo:se faltarem materiais, você poderá solicitar a elaboração de materiais complementares
5º passo: agora é hora de pensar como esses conteúdos serão apresentados, trabalhados e avaliados. Em termos pedagógicos é o momento de você pensar na transposição didática escolhendo os recursos didáticos e/ou ferramentas tecnológicas que farão parte da sua proposta para aquela disciplina, sem se esquecer de que essa proposta deve ser condizente com o PPC do curso.
6º passo:construir o “lugar” da sua disciplina na Plataforma Moodle
7º passo:acompanhar o trabalho do tutor mantendo com ele diálogos frequentes
8º passo:planeje a reoferta da disciplina a partir das orientações da coordenação do curso (assim que o curso estiver totalmente estruturado e essa discussão tenha sido realizada, será decidido o formato desse repercurso)