TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE
ESPECIALIZAÇÃO EM SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

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Apresentação


A parceria entre a Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Faculdade de Enfermagem (UFG) e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) resultou na criação do Curso de Especialização em Saneamento e Saúde Ambiental (CESSA), no escopo do projeto intitulado “Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás”, conhecido como SanRural. Por meio da assinatura do Termo de Execução Descentralizado nº 05/2017, as atividades do CESSA iniciaram em 28 de janeiro de 2019, com 500 cursistas advindos de todas as regiões do Brasil.

O CESSA foi organizado em módulos, os quais apresentaram como fundamento, a capacitação dos 500 profissionais inscritos no curso acerca de práticas atualizadas de saúde e de saneamento destinadas a comunidades rurais e tradicionais, abrangendo quilombolas, ribeirinhos e assentamentos de reforma agrária.

Esses Módulos foram direcionados por grandes eixos, sendo eles da Educação (Módulo II: Comunidades rurais e tradicionais e seu ambiente e metodologia científica e do trabalho popular), da Saúde (Módulo III: Promoção da Saúde em Comunidades Rurais) e do Saneamento (Módulo IV: Saneamento básico rural). O último Módulo, o qual apresenta um caráter interdisciplinar e interprofissional é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As orientações para o desenvolvimento dos TCC iniciaram em 28 de janeiro de 2020 e foram finalizadas em 12 de junho de 2020, exclusivamente, por via remota, via Plataforma Moodle Ipê.

Os professores envolvidos nas orientações dos TCC do CESSA possuem formação em diferentes áreas e que coincidem com os eixos do CESSA, sendo elas Educação, Saúde e Saneamento. A seguir tem os nomes de todos os orientadores e co-orientadores que acompanharam 341 cursistas durante a elaboração dos TCC. Eixo “Educação”: Danielle Silva Beltrão; Katia Alcione Kopp e Kleber do Espírito Santo Filho. Eixo “Saúde”: Bárbara Souza Rocha; Claci Fátima Weirich Rosso, Juliana Pires Ribeiro; Fabíola Souza Fiaccadori; Juliana de Oliveira Roque e Lima; Katiane Martins Mendonça; Leandro Nascimento da Silva; Lílian Carla Carneiro; Marcos André de Matos; Rafael Alves Guimarães; Samira Nascimento Mamed; Suiany Dias e Valéria Pagotto. E o eixo “Saneamento”: Adjane Damasceno de Oliveira; Dirceu Scaratti; Ricardo Valadão de Carvalho; Giovana Carla Elias Fleury; Humberto Carlos Ruggeri Júnior; Karla Emmanuela Ribeiro Hora; Nolan Ribeiro Bezerra; Paulo Sérgio Scalize; Rafaella Oliveira Baracho; Renata Medici Frayne Cuba; Ricardo Prado Abreu Reis e Saulo Bruno Silveira e Souza.

A atuação desses professores orientadores, juntamente aos cursistas, resultou em 73 TCC que serão apresentados neste E-book. Destes, nove foram da área da saúde, cinco da área da educação e doze do saneamento. Em relação a metodologia, foram 22 estudos quase-experimentais, 15 revisões de literatura, 15 estudos documentais, 11 estudos de reflexão, quatro estudos de corte transversal, quatro estudos ecológicos e dois estudos de caso. Em relação à temática, diversos objetivos do Projeto SANRURAL foram alcançados a exemplo: cuidados com a análise dos territórios, critérios diagnósticos situacionais, diversos estudos de intervenção como legado às comunidades, elaboração de materiais didáticos com conteúdo atual e acessível à população, considerando as individualidades e especificidades das comunidades, integração de técnicas laboratoriais que demonstram a necessidade de integração de medidas de saneamento e de saúde para a qualidade de vida da população, Adaptação do conteúdo científico apreendido ao longo dos módulos do CESSA e das realidades encontradas entre as comunidades rurais, análise de custos antes das propostas de intervenções, possibilidades de intervir em realidades extremas e que exigem ação imediata, entre outros. A coordenação do CESSA nomeou uma comissão científica de modo a apreciar os resumos apresentados a seguir.

Espera-se com esse E-book devolver à comunidade a contribuição da ciência produzida no âmbito da universidade, assim como, cumprir com seu papel social de divulgar a ciência e torná-la o mais acessível possível. Por meio dos encaminhamentos dos autores, em cada TCC, a comunidade poderá avaliar as propostas e implementar ações atuais destinadas à realidade de comunidades rurais e tradicionais.

A seguir, os grupos serão apresentados conforme o eixo intitulado pelos autores e os números dos grupos a partir da configuração da Plataforma Moodle Ipê.


Coordenação CESSA