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Apresentação

Caro(a) Educando:

Esse módulo tem como objetivo situá-lo(a) no ambiente de Ensino a Distância. Desse modo, iremos mostrar como funciona essa ferramenta de aprendizagem, de forma a promover a interação entre cursistas, professores, tutores e coordenação.

Como vocês sabem, o EAD tem sido uma importante modalidade de ensino, utilizada mundialmente. No caso da formação continuada, tem contribuído ativamente para a atualização de conteúdos e elaboração do pensamento crítico de diversos estudantes.

Como ficaremos por algum tempo juntos, iremos discutir criticamente as finalidades do curso e convidamos você, cursista, a permanecer no Curso. Dificuldades existirão, mas ficaremos juntos até o fim.

Animados para começarmos as atividades?

1. Qual é o objetivo do Curso de Especialização em Saneamento e Saúde Ambiental (CESSA).

O curso tem por objetivo promover o acesso ao conhecimento relacionado a práticas de saúde e saneamento junto a comunidades rurais visando qualificar profissionais para atuar em ações de promoção da saúde e segurança do saneamento em áreas rurais, estando este em consonância com os objetivos do Termo de Execução Descentralizada nº 05, de 14 de novembro de 2017 (TED 05/17) firmado entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a UFG/FUNAPE.

Este TED se refere à execução do Projeto “Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás” mais conhecido como SanRural.

2. O que é importante saber sobre cursos à distância:

Muitos estudantes têm recorrido aos cursos EAD, pelos seguintes motivos:

Para tanto, sugerimos que você fique atento(a):

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Vamos começar os trabalhos?

Como acessar o Curso

  1. Acesse o site do CESSA no portal do projeto SanRural - https://sanrural.ufg.br/cursos/especializacao-em-saneamento-e-saude-ambiental/
  2. Acessar o link da Plataforma Moodle Ipê (https://ensino.ead.ufg.br/login/index.php)
  3. Em seguida, clique em “Faça Login/Cadastre-se”
  4. 4. Agora você já está no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso de Especialização Saneamento e Saúde Ambiental (CESSA).

Ferramentas de trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA):

Algumas atividades são importantes para esse trabalho. Além dos textos principais elaborados pelos professores do Curso, você terá acesso:

Pessoas que o(a) auxiliarão durante o curso:

Duração do Curso

O Curso de Especialização tem a duração de 360 horas, distribuídas em 18 meses, sendo que parte deles destina-se à realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O Curso será formado por 5 (cinco) módulos e disciplinas distribuídos em dois semestres, sendo o terceiro semestre dedicado, exclusivamente, ao TCC (Tabela 1).

As datas das disciplinas podem sofrer alterações em razão de eventos não previstos inicialmente.
Disciplinas Período Local
Início do curso 28/01/2019 Ambiente virtual de aprendizagem
Fundamentos da EaD e ambientação digital 28/01/2019 a 11/02/2019 Ambiente virtual de aprendizagem
Aula presencial 11/02/2019 (segunda-feira) Encontro presencial
Comunidades rurais e tradicionais e seu ambiente 12/02/2019 a 27/04/2019 Ambiente virtual de aprendizagem
Metodologia científica e do trabalho popular 28/04/2019 a 24/06/2019 Ambiente virtual de aprendizagem
Aula presencial 24/06/2019 (segunda-feira) Encontro presencial
Promoção da Saúde em Comunidades Rurais 25/06/2019 a 10/09/2019 Ambiente virtual de aprendizagem
Saneamento básico rural 11/09/2019 a 27/01/2020 Ambiente virtual de aprendizagem
Aula presencial 27/01/2020 (segunda-feira) Encontro presencial
Trabalho de conclusão de curso (TCC) 28/01/2020 a 27/07/2020 Ambiente virtual de aprendizagem
Apresentação do TCC 27/07/2020 (segunda-feira) Encontro presencial
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Nos módulos, serão abordados os conteúdos relacionados ao saneamento ambiental e à promoção da saúde, valorizando os aspectos práticos, inserindo a discussão sobre problemas reais que possibilitem a busca de solução para os mesmos e o desenvolvimento da análise crítica dos educandos e educandas.

As aulas serão realizadas na modalidade a distância e, dessa forma, o curso será disponibilizado por meio de uma plataforma web, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio da plataforma Moodle. Também ocorrerão quatro encontros presenciais, de acordo com o Edital de seleção nº 04/2018 – CESSA-EECA-UFG e cronograma previamente estabelecido.

O acesso à plataforma será feito por meio de login único e senha. O acompanhamento pedagógico será implementado pela coordenação, pelos tutores especialistas e serão utilizadas estratégias síncronas e assíncronas, com os seguintes recursos metodológicos disponíveis: videoaulas, estudos de caso, vídeos sobre assuntos específicos, apostilas, animações, infográficos, fóruns de discussão, repositório de atividades, biblioteca virtual, mapas interativos, e-books, trabalhos em grupo, além de aula presencial, entre outros.

O material didático será elaborado por professores mestres e doutores, com imersão na temática proposta, participantes do projeto ou convidados externos e os produtos serão disponibilizados, exclusivamente, em Ambiente Virtual de Aprendizagem.

A frequência do cursista será contabilizada por meio do acesso a todo o conteúdo da Plataforma e à participação nas aulas presenciais. Além disso, também se faz necessária a realização das atividades avaliativas individuais e em grupo a fim de atender ao regulamentado para a pós-graduação Lato Sensu. O desenvolvimento e a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso também serão considerados. O regulamento do curso será devidamente disponibilizado na Plataforma.

Trabalho final do Curso (TCC)

O último Módulo do Curso destina-se ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual será apresentado, presencialmente, no último encontro.

Mais informações sobre o TCC serão disponibilizadas ao longo do curso, bem como a organização dos grupos e prazos.

O TCC poderá ser realizado em grupos de até cinco educandos(as) e a sua apresentação será realizada em Goiânia, em 27 de julho de 2020, em formato a ser definido com os professores orientadores e a coordenação do curso.

Viver Rural

Vamos juntos(as)?
Vamos começar a pensar em algum projeto de intervenção que você poderá desenvolver em uma Comunidade Rural e Tradicional?

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Mitos e verdades da EaD

Curso EaD é mais fácil mito

O curso de especialização a distância possui todas as características de um curso presencial em relação à dificuldade em sua realização. São feitas avaliações periódicas, com a exigência de pontualidade da entrega das atividades e registro de presença na sala de aula virtual.

Aliás, por meio do AVA é possível acompanhar todos os acessos dos educandos ao sistema gerando gráficos de sua participação e da entrega das atividades solicitadas pelos professores das disciplinas.

As avaliações são feitas apenas pela internet mito

Algumas avaliações necessitam ser realizadas de forma presencial. Para isso estão previstos ao menos quatro (4) encontros em Goiânia durante a realização do CESSA.

O curso é mais barato: no caso do CESSA, é verdade

O CESSA é fruto de uma parceria entre a Funasa e a UFG e por isso pode ser realizado sem custo aos seus cursistas classificados.

Os(as) educandos(as) não interagem com ninguém mito

Não há contato diário presencial ente os educandos, mas a interação entre eles acontece no ambiente virtual por meio dos fóruns de discussão. Também há trabalhos que devem ser feitos em grupos, mesmo que de forma virtual, e isso possibilita a interação entre os educandos.

Além disso, os encontros presenciais ao longo do curso permitirão a interação e troca de experiência entre os educandos e demais atores do curso (coordenação, professores e tutores).

Curso a distância tem mais professores disponíveis para tirar dúvidas do que em um curso presencial verdade

Geralmente em cursos presenciais há apenas um professor responsável por turmas, o que dificulta o esclarecimento de dúvidas e o acompanhamento individual do cursista. Em ambientes virtuais, além do acompanhamento do professor, o cursista é acompanhado diariamente pelos tutores, o que pode facilitar o aprendizado.

Curso a distância se resume à videoaulas mito

No caso do Curso de Especialização em Saneamento e Saúde ambiental (CESSA) estão previstas várias atividades diferenciadas nas aulas tais como, uso de e-books, fóruns de discussão, animações, estudos de casos, vídeos, infográficos, mapas interativos, e outros.

Distrações podem comprometer o desempenho verdade

Devido à grande quantidade de distrações que uma pessoa pode ter no mundo virtual, é necessário que o educando tenha disciplina para se concentrar ao material de cada módulo e disciplina específica enquanto acessa as salas virtuais, diariamente.

Além disso, um local tranquilo sem distrações externas também é importante para manter a concentração do educando na atividade que está realizando.

Para saber mais

Leituras adicionais sempre são importantes para aprimorar os estudos. Por isso, leia os seguintes textos que estão disponíveis na plataforma:

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Atividade (fórum de discussão)

Quais são as suas expectativas em relação ao Curso de Especialização em Saneamento e Saúde Ambiental (CESSA)? Acesse a sua sala no ambiente virtual de aprendizagem, apresente-se (nome, formação e cidade onde reside) e discorra sobre os seus conhecimentos e experiências prévias sobre saneamento e saúde ambiental.

Referências

ALVES, A. I.; KOPP, K. (Orgs.). 2018. Guia do cursista do Curso de Especialização em Saneamento e Saúde Ambiental (CESSA). 1ª Edição. Universidade Federal de Goiás – Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA).

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - ABED. 2017. Legislação em EaD. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/legislacao_ead/. Acesso em: 09 de junho de 2018.

AZEVEDO, Wilson. Educação a Distância na Universidade do Século XXI. In: Aquifolium no ar desde 2000. Disponível em: http://www.aquifolium.com.br/educacional/artigos/spof2.html. Acesso em 9 de junho de 2018.

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL – EECA. 2018. Projeto do Curso de Especialização em Saneamento e Saúde Ambiental (CESSA) – Modalidade A Distância (EaD).

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (EECA). 2018. Plano de trabalho do Projeto Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás (SanRural).

MENDONÇA, G. A. A. Fundamentos da EaD. LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. PERCURSO 1. Disponível em : https://producao.ciar.ufg.br/ebooks/licenciatura-em-artes-visuais/modulo/1/001.html. Acesso em 06 de julho de 2018.