AUTORES
Thaissa Costa Cardoso
Maria Barbara Franco Gomes
Cassio henrique Alves de Oliveira
Carla Danielle Dias Costa

SUPERVISORES
Flavio Marques Lopes
Nathalie de Loudes Souza Dewulf

Transformar é preciso!

03

Para falar de saúde rimando Precisa de inspiração
Somos médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterateutas
Cordelistas somos não
Mas fazemos de tudo um pouco Para educar a população

Dessa vez nossa missão
É de ambiente educacional falar Um assunto muito sério
Mas que necessário se faz abordar Ensino que se diz certo
Pode ou não, nos por a pensar
Vale mesmo então, é em sua base nos aprofundar

Ensino tradicional, a exemplificar Aluno sentado e anotando
Só olha o paciente
Numa mesa rígida passando mal
Não o toca com a alma e nem com seu avental
Doutor! Doutor! Estou passando mal! Tome o remédio e não ande mais descalço
Disse o sorriso falso de um futuro profissional

Esse mesmo aluno, para casa logo se põe a marchar Dormir logo precisa
Amanhã tem mais aula Rotina sem fim
Logo vem a prova

No dia seguinte cansado Escuta o professor atacado:
Você não sabe isso ainda não?! Vá para a sala estudar
Bom profissional não será

O aluno enfurnado na biblioteca Decora e memoriza conteúdo sem fim
Experimenta os conhecimentos numa boneca Mas mal olha para seu jardim

Prova atrás de prova Aula atrás de aula
Não percebe que o paciente desaprova Sua falta de empatia
De novo no hospital Esse exame está anormal Mal percebe o aluno
Que de desigual e anormal O que grita mesmo,
É a miséria e pobreza Que à alma e à carne
Dano irreparável, se põe a perpetuar

A bebida e o cigarro é o problema O estudante diz que essa é a algema E ainda,
Bupropiona, sertralina ou zolpidem é que é o esquema

Passaram-se vários anos Agora o aluno está se formando
Sem saber que a saúde é coletiva
Ou ainda, determinantes e condicionantes Em nada podem afetar
Ok!Ok!Ok!
Estamos aqui apenas para
O destino do paciente, à sorte lançar
Política, coletividade e economia O novo profissional não sabia
Brigava com o paciente o tempo todo Mas enxergar sua realidade não ia

Péra!
De ambiente educacional estamos falando! Pois é nele
E como esse processo ensino-aprendizagem é conduzido
É que podemos
Essa realidade transformar!

Para isto, uma última coisa falamos E assim encerrar
Este lindo cordel, que alma e avental, deseja tocar: Diga-me e eu Esquecerei;
Mostre-me e eu lembrarei; Mas
Envolva-me e eu aprenderei!

Produto desenvolvido na disciplina: Metodologias Inovadoras Para Docência Em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Goiás.

Apresentado no dia 23 de novembro de 2018.

CURRÍCULO

Thaissa Costa Cardoso
Doutoranda em Ciências da Saúde (UFG), Mestre em Assistência e Avaliação em saúde pela Universidade Federal de Goiás (2016), graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Tem experiência na área de Farmácia com ênfase em Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Farmacoeconomia e Educação Farmacêutica, atuando nos seguintes temas: dispensação, informações sobre medicamentos, educação em saúde, avaliação de tecnologias em saúde, avaliação econômica em saúde, custos e análise de custos em serviços clínicos farmacêuticos e educação farmacêutica.

Maria Barbara Franco Gomes
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Goiás (1990) ,Especialização em Medicina Intensiva pediatrica pela UNESP BTU ,Neonatologia pela AMB e mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é coordenadora do programa de residencia em Terapia Intensiva Pediatrica e Neonatologia do Hospital Materno infantil de Goiania.

Cassio henrique Alves de Oliveira 
Enfermeiro Sanitarista, trabalhador da Atenção Primária à Saúde, mestrando em Ensino na Saúde. Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família e Comunidade, Auditoria em serviços de saúde e Avaliação em Serviços de Saúde. Florescer Direito à Saúde, Direito à Educação e uma sociedade justa e igualitária. Caminho sentido Promoção da Saúde, Saúde Coletiva, Políticas Públicas de Saúde e de Educação, Processos Educativos em Saúde e Educação Popular.

Carla Danielle Dias Costa
Aluna de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Assistência e Avaliação em Saúde pela Faculdade de Farmácia da UFG (2016). Pós - Graduada em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC Brasil) (2015). Bacharela em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás/UFG (2014). Orientadora de trabalho de conclusão de curso (TCC) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do EAD/UFG.