Reitoria Digital UFG

5 ANOS (2019-2024)

Prefácio

p.02 próxima página

Esta obra comemorativa dos cinco anos da Reitoria Digital traz um compilado de entrevistas com pessoas que ajudaram a construir esse setor de assessoria de comunicação dedicado a aproximar a Reitoria da Universidade Federal de Goiás e a sociedade. Para isso, os organizadores entrevistaram os primeiros servidores, bolsistas e colaboradores da iniciativa. As entrevistas foram realizadas em vídeo e posteriormente transcritas, para a edição dos textos que compõem este livro.

Por meio dos relatos que recuperam a estruturação da Reitoria Digital e passam também pelas experiências profissionais de cada um, é possível perceber a evolução dos produtos e serviços oferecidos, ligada aos fatos históricos que influenciaram o momento, como a pandemia de covid-19.

As entrevistas são apresentadas segundo a ordem cronológica da chegada das pessoas à Reitoria Digital. O leitor pode privilegiar a visão holística e compreender como ela foi criada, ao percorrer todos os relatos em sequência, mas também pode optar pela leitura das entrevistas isoladamente. Ao final dos textos, os agradecimentos a uma lista de personagens externas à equipe citadas como figuras importantes na estruturação do setor.

Edward Madureira Brasil

O livro comemorativo do aniversário de cinco anos da Reitoria Digital celebra e comprova o sucesso da criação de um setor específico para aproximar a Reitoria da Universidade Federal de Goiás da comunidade interna e externa, por meio da comunicação digital como forma de aprofundar a relação entre a Universidade e a sociedade. A partir dos relatos de pessoas que participaram da construção desse setor, uma estrutura relativamente nova, é demonstrada a importância de a gestão universitária manter um canal permanente e efetivo de interação com diferentes públicos, de forma democrática e transparente.

página anterior p.03 próxima página

Essas demandas ficaram evidentes no meu terceiro mandato como reitor da UFG, quando vivemos um contexto paradoxal: por um lado, o crescimento exponencial das mídias sociais e estratégias de comunicação desenvolvidas por meio desses canais e, por outro, crescentes campanhas de ataques à educação e à ciência, além da tentativa de descredibilização das universidades federais por parte de alguns grupos. Nesse sentido, foi preciso organizar e valorizar a presença institucional da Gestão Superior da UFG nas mídias sociais, de forma que ela demonstrasse o papel da Universidade e a importância de suas atividades de ensino, pesquisa, cultura, extensão, inovação e desenvolvimento tecnológico, promovendo o reconhecimento e a valorização da Instituição por parte da sociedade.

A pauta institucional precisava de maior dinamismo dentro das estratégias de comunicação já consolidadas na Universidade, de forma que a agilidade característica dos processos de gestão também ficasse registrada pelos produtos comunicacionais com foco na Reitoria da UFG. Ao mesmo tempo, a concepção da Reitoria Digital também englobou a preocupação com a escuta institucional, seguindo a tendência de superar um modelo unidirecional de comunicação, proporcionando o diálogo e a participação da sociedade nas discussões e decisões relativas à Universidade.

Nesses cinco anos, as conquistas já alcançadas e ressaltadas neste livro só foram possíveis pela união de esforços de uma equipe especializada e atenta aos desafios de uma área extremamente mutável como a comunicação, que requer perspicácia, experiência e ousadia, características que a equipe tem de sobra e que ficam evidentes nos relatos apresentados nesta obra. A leitura também cumpre o importante papel de registrar o desenvolvimento de um setor, expediente que pode parecer rotineiro e passar despercebido nos processos de gestão mas que, nesse caso, é fundamental devido ao pioneirismo da Reitoria Digital, que inspirou a criação de estruturas semelhantes em outras instituições após nossa iniciativa.

Angelita Pereira de Lima

página anterior p.04 próxima página

O livro de cinco anos da Reitoria Digital registra a história de um setor novo, mas que já encontrei consolidado quando assumi a administração da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2022. Os princípios da transparência, publicidade e visibilidade das informações de interesse público relativas à gestão da UFG são efetivados pelo trabalho da Reitoria Digital e o presente livro traz os bastidores dessa construção. Essa pauta institucional por vezes ficava sobreposta, em detrimento de outros assuntos relativos às atividades-fim da Universidade, como as rotinas acadêmicas, os avanços de pesquisa, os editais, as oportunidades e o desenvolvimento das ações de ensino, para citar apenas algumas nuances de todo esse movimento científico, educacional e tecnológico característico da Universidade.

Ultrapassar a pauta jornalística factual e de divulgação científica para incluir também a rotina administrativa tem uma relevância singular para o fortalecimento da imagem institucional da Universidade. Comunicar os nossos processos gerenciais, mostrando como a comunidade acadêmica e a gestão se organizam, discutem coletivamente e tomam decisões é também uma atitude em prol da democracia, já que a atuação da Universidade, como bem público, impacta toda a sociedade e o desenvolvimento das cidades, do estado e do País.

Quando assumi a Reitoria da UFG, percebi o potencial da Reitoria Digital e incentivei que ela fosse além do viés fundamental da comunicação pública, que ela já

desenvolvia. Naquele momento, o setor tinha realizado a primeira exposição institucional e era essencial que esse expediente fosse apoiado pela gestão e tivesse continuidade. Depois dessa primeira ação, vieram mais exposições e outras iniciativas como a série UFG Memória Relatos, que registra histórias e trajetórias de pioneiros na construção da Universidade.

Alguns relatos do presente livro contemplam também o início dessa nova linha de trabalho da Reitoria Digital, que culmina com a criação de uma estrutura primordial: o Centro de Memória da UFG. Assim como a Reitoria Digital dá o exemplo nesta obra sobre a organização do setor, esta poderia ser uma conduta adotada por toda a Universidade, pois a celebração da memória é também a valorização de pessoas, de percursos, de fatos e de conjunturas que são parte da dinâmica de uma instituição.

Pablo Fabião Lisboa

página anterior p.05 próxima página

Este livro é um registro narrado sobre o nascimento e os primeiros anos da Reitoria Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG). Passados mais de cinco anos da existência do setor, coube criar um documento que servisse de instrumento de memória institucional e que desse voz aos profissionais que contribuíram, cada um à sua maneira, na construção da Reitoria Digital, aproveitando as nuances das percepções da equipe. Contra o esquecimento institucional, apresentamos um livro de registro e, contra uma descrição superficial, apresentamos a diversidade de relatos.

Imbuídos do espírito de inovação na gestão, produzimos algo que consideramos diferente, pois um livro construído com um texto único a partir de uma descrição geral seria óbvio demais e perderia a riqueza e a autenticidade da diversidade de olhares que a equipe tem. Por isso, lançamos mão de um conjunto de entrevistas que, transcritas, descrevem esse novo setor da UFG, sob a ótica de seus realizadores. No conjunto, o leitor reconhecerá os fios que ligam todos os relatos e não deixará de desfrutar da narrativa singular de cada colaborador.

Cumpre destacar sobre o que motivou a criação da Reitoria Digital da UFG. Podemos dizer que, enquanto acompanhamos com perplexidade o avanço do discurso de ódio no Brasil, que veio articulado com ataques às instituições de ensino superior e com uma tentativa de descredibilização da ciência, pensávamos em contra-atacar para defender a UFG, que é um verdadeiro patrimônio do estado de Goiás. Para isso, elaboramos uma estratégia para dar mais divulgação a tudo que a Universidade produz, mas que nem sempre chega até a maior parte da população. Foi necessário ampliar o bom trabalho que já vinha sendo realizado e intensificar a transparência dos atos institucionais promovidos pela Reitoria com a cobertura das agendas públicas externas e internas.

página anterior p.06

Se com o reitor Edward Madureira e a vice-reitora Sandramara Matias Chaves a Reitoria Digital da UFG teve o suporte necessário para desenvolver uma assessoria efetiva e qualificada, somada à administração do canal UFG Oficial no YouTube, com a reitora Angelita Pereira de Lima e o vice-reitor Jesiel Carvalho ampliamos nossa capacidade de atuação, abarcando, além dos serviços já prestados, os projetos UFG Memória Relatos e as exposições institucionais. Ambos estão na base da criação do Centro de Memória da UFG, em elaboração no presente momento.