Apêndices

p.22 próxima página
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1
DATA 12/04/2021
TEMA Leitura do conto: Quem conta um conto de Machado de Assis.
OBJETIVO Ler o conto
CONTEÚDO Apresentação do Projeto de Pesquisa; Leitura do conto Quem conta um conto de Machado de Assis; Dinâmica Jogral
PÚBLICO ALVO Alunos e da Eletiva do Ensino Médio (1º,2º e 3ª série)
Nº DE ALUNOS 25
TEMPO 2 horas (duas aulas – 1 e 2)
MATERIAIS Fotocópias do conto
DESENVOLVIMENTO O conto será lido em sala com os estudantes. Após a leitura compartilhada os estudantes serão divididos em dois grupos. Um grupo vai ler as falas do personagem Luís da Costa e o outro vai ler as falas do Major Gouvea.
AVALIAÇÃO Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar as histórias lidas, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura..

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2
DATA 12/04/2021
TEMA A Cartomante
OBJETIVO Ler o conto A cartomante de Machado de Assis
CONTEÚDO Leitura do conto A cartomante; Leitura do conto A cartomante em quadrinhos; comparar o conto em formato de curta metragem; produção das histórias em quadrinhos.
PÚBLICO ALVO Alunos do1ª, 2 e 3ª séries (Disciplina eletiva)
Nº DE ALUNOS 25
TEMPO 4 horas (4 aulas)
MATERIAIS Fotocópias do conto A cartomante texto original; Datashow e notebook para apresentação do conto em formato de histórias em quadrinhos; Folha de papel A4; lápis de cores, canetinha hidrográfica, réguas.
DESENVOLVIMENTO Os estudantes farão a leitura prévia do conto A cartomante de Machado de Assis e posteriormente em sala farão uma leitura compartilhada. Logo após no próximo encontro será lida história em formato de história em quadrinhos. Produção das histórias em quadrinhos.
AVALIAÇÃO Observar a participação dos alunos com relação à história do conto A cartomante de Machado de Assis. Observar também se os alunos perceberam ou ficaram curiosos com relação à diferença entre os gêneros conto e a história em quadrinhos a partir da exposição das duas obras e se compreenderam a concepção de clássico e popular no contexto das obras apresentadas. Produção das histórias em quadrinhos.

página anterior p.23 próxima página
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 3
DATA 12/04/2021
TEMA A Cartomante
OBJETIVO Ler o conto A cartomante de Machado de Assis
CONTEÚDO Leitura do conto A cartomante; Leitura do conto A cartomante em quadrinhos; Produção das histórias em quadrinhos .
PÚBLICO ALVO Alunos do 9º ano
Nº DE ALUNOS 35
TEMPO 8 horas (8 aulas)
MATERIAIS Fotocópias do conto A cartomante texto original; Datashow e notebook para apresentação do conto em formato de histórias em quadrinhos; Folha de papel A4; lápis de cores, canetinha hidrográfica, réguas.
DESENVOLVIMENTO Os estudantes farão a leitura prévia do conto A cartomante de Machado de Assis e posteriormente em sala farão uma leitura compartilhada. Logo após no próximo encontro será lida história em formato de história em quadrinhos. Apresentação do curta metragem “A cartomante”. Organização de debate. Produção das histórias em quadrinhos.
AVALIAÇÃO Observar a participação dos alunos com relação à história do conto A cartomante de Machado de Assis. Observar também se os alunos perceberam ou ficaram curiosos com relação à diferença entre os gêneros conto e a história em quadrinhos a partir da exposição das duas obras e se compreenderam a concepção de clássico e popular no contexto das obras apresentadas. Produção de histórias em quadrinhos.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 4
DATA 27/04/2021
TEMA Leitura do conto O enfermeiro, de Machado de Assis
OBJETIVO Ler o conto O enfermeiro;
-Entender a importância dos escritos machadianos para a compreensão da estrutura social brasileira- Discutir as relações entre literatura e sociedade.
CONTEÚDO - Leitura literária;
- Leitura do conto O enfermeiro, de Machado de Assis em formato de história em quadrinhos.
PÚBLICO- ALVO Alunos 9º ano
Nº DE ALUNOS 35
TEMPO 8 a 10 horas (dez aulas)
MATERIAIS Fotocópias do conto, Datashow, notebook, folha A4, canetinha, lápis de cor, réguas.
DESENVOLVIMENTO O conto será lido em sala com os estudantes. Após a leitura compartilhada os estudantes assistirão uma animação do conto O enfermeiro. Discussão sobre a história lida. Execução de um Quis literário. Depois os estudantes farão a leitura do conto em formato de histórias em quadrinhos. Por fim, os estudantes produzirão suas próprias histórias em quadrinhos.
AVALIAÇÃO Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar as histórias lidas, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura, observar a participação dos estudantes no Quis literário, observar a produção das histórias em quadrinhos.

página anterior p.24 próxima página
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 5
DATA 27/04/2021
TEMA Leitura do conto: O enfermeiro, de Machado de Assis
OBJETIVO Ler o conto O enfermeiro;
-Entender a importância dos escritos machadianos para a compreensão da estrutura social brasileira- Discutir as relações entre literatura e sociedade.
CONTEÚDO - Leitura literária;
- Leitura do conto O enfermeiro, de Machado de Assis em formato de história em quadrinhos.
PÚBLICO- ALVO Alunos 1ª,2ª e 3ª série
Nº DE ALUNOS 25 alunos
TEMPO 4 a 6 horas (4 a 6 aulas)
MATERIAIS Fotocópias do conto, Datashow, notebook, folha A4, canetinha, lápis de cor, réguas.
DESENVOLVIMENTO O conto será lido em sala com os estudantes. Após a leitura compartilhada os estudantes assistirão uma animação do conto O enfermeiro. Discussão sobre a história lida. Depois os estudantes farão a leitura do conto em formato de histórias em quadrinhos. Por fim, os estudantes produzirão suas próprias histórias em quadrinhos.
AVALIAÇÃO Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar as histórias lidas, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura, observar a participação dos estudantes no Quis literário, observar a produção das histórias em quadrinhos.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6
DATA 04/05/2021
TEMA A carteira
OBJETIVO Ler o conto A carteira, de Machado de Assis
CONTEÚDO Leitura do conto A carteira; Leitura do conto A cartomante em quadrinhos; Gênero textual história em quadrinhos.
PÚBLICO ALVO Alunos do 9º ano
Nº DE ALUNOS 35
TEMPO 8 horas (8 aulas)
MATERIAIS Fotocópias do conto A cartomante texto original; Datashow e notebook para apresentação do conto em formato de histórias em quadrinhos; Folha de papel A4; lápis de cores, canetinha hidrográfica, réguas.
DESENVOLVIMENTO Os estudantes farão a leitura prévia do conto A carteira de Machado de Assis e posteriormente em sala farão uma leitura compartilhada. Antes de fazer a leitura compartilhada fazer uma dinâmica chamada motivação. Logo após no próximo encontro será lida história em formato de história em quadrinhos. Por fim, os estudantes produzirão suas histórias em quadrinhos.
AVALIAÇÃO Observar a participação dos alunos com relação à história do conto A carteira, de Machado de Assis. Observar a reação dos estudantes na dinâmica de motivação. Observar também se os alunos perceberam ou ficaram curiosos com relação à diferença entre os gêneros conto e a história em quadrinhos a partir da exposição das duas obras e se compreenderam a concepção de clássico e popular no contexto das obras apresentadas.

página anterior p.25 próxima página
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7
DATA 11/05/2021
TEMA Leitura do conto: Uns braços de Machado de Assis.
OBJETIVO Ler o conto em história em quadrinhos
CONTEÚDO Apresentação do conto em formato de história em quadrinhos através do Datashow para os estudantes.
PÚBLICO ALVO Alunos do 9º ano
Nº DE ALUNOS 35 alunos do 9º ano
TEMPO 4 horas (quatro aulas)
MATERIAIS Datashow, notebook, celular.
DESENVOLVIMENTO O conto será lido em sala com os estudantes através de sua apresentação no Datashow.
Observação: este conto foi apenas lido a história quadrinhos.
AVALIAÇÃO Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar conto em história em quadrinhos, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura..

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8
DATA 11/05/2021
TEMA Leitura do conto: Uns braços de Machado de Assis.
OBJETIVO Ler o conto em história em quadrinhos
CONTEÚDO Apresentação do conto em formato de história em quadrinhos através do Datashow para os estudantes.
PÚBLICO ALVO Alunos e da Eletiva do Ensino Médio (1º,2º e 3ª série)
Nº DE ALUNOS 25 alunos da eletiva
TEMPO 4 horas (quatro aulas)
MATERIAIS Datashow, notebook, celular.
DESENVOLVIMENTO O conto será lido em sala com os estudantes através de sua apresentação no Datashow.
Observação: este conto foi apenas lido a história quadrinhos.
AVALIAÇÃO Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar conto em história em quadrinhos, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura..

página anterior p.26
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 9
DATA 31/05/2021
TEMA A sereníssima República
OBJETIVO Ler o conto A sereníssima República, de Machado de Assis
CONTEÚDO Leitura do conto A sereníssima República; Produção de histórias em quadrinhos;
PÚBLICO ALVO Alunos da eletiva do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries)
Nº DE ALUNOS 25
TEMPO 4 horas (4 aulas)
MATERIAIS Fotocópias do conto A sereníssima República, texto original; Notebook, Datashow e caixa de som, Folha de papel A4; lápis de cores, canetinha hidrográfica, réguas.
DESENVOLVIMENTO Os estudantes farão a leitura prévia do conto A sereníssima República, de Machado de Assis e posteriormente em sala farão uma leitura compartilhada. Depois iniciar a Dinâmica musical (consiste em dividira a sala em grupos e os grupos vão escolher uma música que a leitura do conto faz lembrar). Logo após no próximo encontro será lida história em formato de história em quadrinhos.
AVALIAÇÃO Observar a participação dos alunos com relação à história do conto A sereníssima República, de Machado de Assis. Observar também se os alunos perceberam ou ficaram curiosos com relação à diferença entre os gêneros conto e a história em quadrinhos a partir da exposição das duas obras e se compreenderam a concepção de clássico e popular no contexto das obras apresentadas.