Apêndices
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 | |
---|---|
DATA | 12/04/2021 |
TEMA | Leitura do conto: Quem conta um conto de Machado de Assis. |
OBJETIVO | Ler o conto |
CONTEÚDO | Apresentação do Projeto de Pesquisa; Leitura do conto Quem conta um conto de Machado de Assis; Dinâmica Jogral |
PÚBLICO ALVO | Alunos e da Eletiva do Ensino Médio (1º,2º e 3ª série) |
Nº DE ALUNOS | 25 |
TEMPO | 2 horas (duas aulas – 1 e 2) |
MATERIAIS | Fotocópias do conto |
DESENVOLVIMENTO | O conto será lido em sala com os estudantes. Após a leitura compartilhada os estudantes serão divididos em dois grupos. Um grupo vai ler as falas do personagem Luís da Costa e o outro vai ler as falas do Major Gouvea. |
AVALIAÇÃO | Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar as histórias lidas, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura.. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 | |
---|---|
DATA | 12/04/2021 |
TEMA | A Cartomante |
OBJETIVO | Ler o conto A cartomante de Machado de Assis |
CONTEÚDO | Leitura do conto A cartomante; Leitura do conto A cartomante em quadrinhos; comparar o conto em formato de curta metragem; produção das histórias em quadrinhos. |
PÚBLICO ALVO | Alunos do1ª, 2 e 3ª séries (Disciplina eletiva) |
Nº DE ALUNOS | 25 |
TEMPO | 4 horas (4 aulas) |
MATERIAIS | Fotocópias do conto A cartomante texto original; Datashow e notebook para apresentação do conto em formato de histórias em quadrinhos; Folha de papel A4; lápis de cores, canetinha hidrográfica, réguas. |
DESENVOLVIMENTO | Os estudantes farão a leitura prévia do conto A cartomante de Machado de Assis e posteriormente em sala farão uma leitura compartilhada. Logo após no próximo encontro será lida história em formato de história em quadrinhos. Produção das histórias em quadrinhos. |
AVALIAÇÃO | Observar a participação dos alunos com relação à história do conto A cartomante de Machado de Assis. Observar também se os alunos perceberam ou ficaram curiosos com relação à diferença entre os gêneros conto e a história em quadrinhos a partir da exposição das duas obras e se compreenderam a concepção de clássico e popular no contexto das obras apresentadas. Produção das histórias em quadrinhos. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 3 | |
---|---|
DATA | 12/04/2021 |
TEMA | A Cartomante |
OBJETIVO | Ler o conto A cartomante de Machado de Assis |
CONTEÚDO | Leitura do conto A cartomante; Leitura do conto A cartomante em quadrinhos; Produção das histórias em quadrinhos . |
PÚBLICO ALVO | Alunos do 9º ano |
Nº DE ALUNOS | 35 |
TEMPO | 8 horas (8 aulas) |
MATERIAIS | Fotocópias do conto A cartomante texto original; Datashow e notebook para apresentação do conto em formato de histórias em quadrinhos; Folha de papel A4; lápis de cores, canetinha hidrográfica, réguas. |
DESENVOLVIMENTO | Os estudantes farão a leitura prévia do conto A cartomante de Machado de Assis e posteriormente em sala farão uma leitura compartilhada. Logo após no próximo encontro será lida história em formato de história em quadrinhos. Apresentação do curta metragem “A cartomante”. Organização de debate. Produção das histórias em quadrinhos. |
AVALIAÇÃO | Observar a participação dos alunos com relação à história do conto A cartomante de Machado de Assis. Observar também se os alunos perceberam ou ficaram curiosos com relação à diferença entre os gêneros conto e a história em quadrinhos a partir da exposição das duas obras e se compreenderam a concepção de clássico e popular no contexto das obras apresentadas. Produção de histórias em quadrinhos. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 4 | |
---|---|
DATA | 27/04/2021 |
TEMA | Leitura do conto O enfermeiro, de Machado de Assis |
OBJETIVO | Ler o conto O enfermeiro; -Entender a importância dos escritos machadianos para a compreensão da estrutura social brasileira- Discutir as relações entre literatura e sociedade. |
CONTEÚDO | - Leitura literária; - Leitura do conto O enfermeiro, de Machado de Assis em formato de história em quadrinhos. |
PÚBLICO- ALVO | Alunos 9º ano |
Nº DE ALUNOS | 35 |
TEMPO | 8 a 10 horas (dez aulas) |
MATERIAIS | Fotocópias do conto, Datashow, notebook, folha A4, canetinha, lápis de cor, réguas. |
DESENVOLVIMENTO | O conto será lido em sala com os estudantes. Após a leitura compartilhada os estudantes assistirão uma animação do conto O enfermeiro. Discussão sobre a história lida. Execução de um Quis literário. Depois os estudantes farão a leitura do conto em formato de histórias em quadrinhos. Por fim, os estudantes produzirão suas próprias histórias em quadrinhos. |
AVALIAÇÃO | Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar as histórias lidas, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura, observar a participação dos estudantes no Quis literário, observar a produção das histórias em quadrinhos. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 5 | |
---|---|
DATA | 27/04/2021 |
TEMA | Leitura do conto: O enfermeiro, de Machado de Assis |
OBJETIVO | Ler o conto O enfermeiro; -Entender a importância dos escritos machadianos para a compreensão da estrutura social brasileira- Discutir as relações entre literatura e sociedade. |
CONTEÚDO | - Leitura literária; - Leitura do conto O enfermeiro, de Machado de Assis em formato de história em quadrinhos. |
PÚBLICO- ALVO | Alunos 1ª,2ª e 3ª série |
Nº DE ALUNOS | 25 alunos |
TEMPO | 4 a 6 horas (4 a 6 aulas) |
MATERIAIS | Fotocópias do conto, Datashow, notebook, folha A4, canetinha, lápis de cor, réguas. |
DESENVOLVIMENTO | O conto será lido em sala com os estudantes. Após a leitura compartilhada os estudantes assistirão uma animação do conto O enfermeiro. Discussão sobre a história lida. Depois os estudantes farão a leitura do conto em formato de histórias em quadrinhos. Por fim, os estudantes produzirão suas próprias histórias em quadrinhos. |
AVALIAÇÃO | Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar as histórias lidas, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura, observar a participação dos estudantes no Quis literário, observar a produção das histórias em quadrinhos. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6 | |
---|---|
DATA | 04/05/2021 |
TEMA | A carteira |
OBJETIVO | Ler o conto A carteira, de Machado de Assis |
CONTEÚDO | Leitura do conto A carteira; Leitura do conto A cartomante em quadrinhos; Gênero textual história em quadrinhos. |
PÚBLICO ALVO | Alunos do 9º ano |
Nº DE ALUNOS | 35 |
TEMPO | 8 horas (8 aulas) |
MATERIAIS | Fotocópias do conto A cartomante texto original; Datashow e notebook para apresentação do conto em formato de histórias em quadrinhos; Folha de papel A4; lápis de cores, canetinha hidrográfica, réguas. |
DESENVOLVIMENTO | Os estudantes farão a leitura prévia do conto A carteira de Machado de Assis e posteriormente em sala farão uma leitura compartilhada. Antes de fazer a leitura compartilhada fazer uma dinâmica chamada motivação. Logo após no próximo encontro será lida história em formato de história em quadrinhos. Por fim, os estudantes produzirão suas histórias em quadrinhos. |
AVALIAÇÃO | Observar a participação dos alunos com relação à história do conto A carteira, de Machado de Assis. Observar a reação dos estudantes na dinâmica de motivação. Observar também se os alunos perceberam ou ficaram curiosos com relação à diferença entre os gêneros conto e a história em quadrinhos a partir da exposição das duas obras e se compreenderam a concepção de clássico e popular no contexto das obras apresentadas. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7 | |
---|---|
DATA | 11/05/2021 |
TEMA | Leitura do conto: Uns braços de Machado de Assis. |
OBJETIVO | Ler o conto em história em quadrinhos |
CONTEÚDO | Apresentação do conto em formato de história em quadrinhos através do Datashow para os estudantes. |
PÚBLICO ALVO | Alunos do 9º ano |
Nº DE ALUNOS | 35 alunos do 9º ano |
TEMPO | 4 horas (quatro aulas) |
MATERIAIS | Datashow, notebook, celular. |
DESENVOLVIMENTO | O conto será lido em sala com os estudantes através de sua apresentação no Datashow. Observação: este conto foi apenas lido a história quadrinhos. |
AVALIAÇÃO | Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar conto em história em quadrinhos, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura.. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8 | |
---|---|
DATA | 11/05/2021 |
TEMA | Leitura do conto: Uns braços de Machado de Assis. |
OBJETIVO | Ler o conto em história em quadrinhos |
CONTEÚDO | Apresentação do conto em formato de história em quadrinhos através do Datashow para os estudantes. |
PÚBLICO ALVO | Alunos e da Eletiva do Ensino Médio (1º,2º e 3ª série) |
Nº DE ALUNOS | 25 alunos da eletiva |
TEMPO | 4 horas (quatro aulas) |
MATERIAIS | Datashow, notebook, celular. |
DESENVOLVIMENTO | O conto será lido em sala com os estudantes através de sua apresentação no Datashow. Observação: este conto foi apenas lido a história quadrinhos. |
AVALIAÇÃO | Observação atenta aos alunos, o que demonstraram apreciar conto em história em quadrinhos, com respeito a linguagem e outros aspectos, e observar como reagiriam diante da proposto do projeto de leitura.. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 9 | |
---|---|
DATA | 31/05/2021 |
TEMA | A sereníssima República |
OBJETIVO | Ler o conto A sereníssima República, de Machado de Assis |
CONTEÚDO | Leitura do conto A sereníssima República; Produção de histórias em quadrinhos; |
PÚBLICO ALVO | Alunos da eletiva do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) |
Nº DE ALUNOS | 25 |
TEMPO | 4 horas (4 aulas) |
MATERIAIS | Fotocópias do conto A sereníssima República, texto original; Notebook, Datashow e caixa de som, Folha de papel A4; lápis de cores, canetinha hidrográfica, réguas. |
DESENVOLVIMENTO | Os estudantes farão a leitura prévia do conto A sereníssima República, de Machado de Assis e posteriormente em sala farão uma leitura compartilhada. Depois iniciar a Dinâmica musical (consiste em dividira a sala em grupos e os grupos vão escolher uma música que a leitura do conto faz lembrar). Logo após no próximo encontro será lida história em formato de história em quadrinhos. |
AVALIAÇÃO | Observar a participação dos alunos com relação à história do conto A sereníssima República, de Machado de Assis. Observar também se os alunos perceberam ou ficaram curiosos com relação à diferença entre os gêneros conto e a história em quadrinhos a partir da exposição das duas obras e se compreenderam a concepção de clássico e popular no contexto das obras apresentadas. |