Introdução

1

Apresentação

Esse e-book é resultado de um planejamento colaborativo entre diferentes atores sociais que começou no ano de 2016, quando o curso de Especialização em Processos e Produtos Criativos foi aprovado para ser oferecido, à distância, para todo o Brasil. Com foco na economia criativa para a transformação do cotidiano de trabalho, a partir da criatividade aplicada em diferentes áreas, esse material apresenta perspectivas e observações de profissionais atuantes no setor. Esse material é um conjunto de resultados dos trabalhos de conclusão de curso que costuram entre si experiências ampliadas, a partir dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso. Educação, geração de renda, formação de clusterss, patrimônio cultural, moda, design, sustentabilidade, arte, entre outros temas estruturam esse material digital. Pois, a Economia Criativa é um arcabouço de possibilidades com fonte na criatividade – elemento intangível e potencialmente inerente ao ser humano que, diferentemente, de uma economia de capital voltada apenas para a produção intensiva de resultado financeiro, também promove transformação cultural e social. Claro que, ao nos debruçarmos nessa dicotomia, uma realidade econômica pautada na geração de renda e novos postos de trabalho, tendo como matéria-prima essencial a criatividade, parece ser utopia, como já afirmava Furtado (1984):

Em um país como o nosso, em que os que detêm o poder parecem obsessos pela mais estreita lógica economicista ditada pelos interesses de grupos privilegiados e empresas transnacionais, falar de desenvolvimento como reencontro com o gênio criativo de nossa cultura e como a realização das potencialidades humanas pode parecer simples fuga na utopia. (FURTADO, 1984, p. 30)

Contudo, enquanto não compreendermos e dispusermos das possibilidades de inovação geradas a partir do potencial criativo do ser humano, estaremos construindo apenas alicerces de vidro que não se sustentam; acabando por limitar a ampliação de transformação do cotidiano econômico, social e cultural de uma população. Portanto, esse e-book é a materialização de diálogos possíveis entre a geração de capital e criatividade como “alicerce” exponencial para a revolução de uma sociedade igualitária, culturalmente inovadora e efetivamente mais consciente de suas responsabilidades e possibilidades de trabalho colaborativas.

Por Lavínnia Seabra