01. Apresentação
Ponto de partida: apresentação do professor
Sou professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás na Faculdade de Ciências Sociais e no Museu Antropológico. Trabalho com a docência e pesquisa há mais de 28 anos, tendo sido professor Titular da PUC-GO, ocasião em que coordenador do mestrado profissional em gestão do patrimônio cultural. Atualmente sou professor dos programas de pós-graduação em Antropologia, programa de pós-graduação em Sociologia da UFG e colaborador do Programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-GO. Sou diretor da Associação Brasileira de Antropologia e pesquisador do CNPq. Tenho atuado ao longo destes anos no campo do conhecimento da etnologia indígena, patrimônio cultural e antropologia do desenvolvimento. Segue meu Lattes para maiores detalhes.
Ementa da disciplina
Conceitos da noção de patrimônio cultural na perspectiva mundial e nacional e sua correlação com os contextos regionais e locais. Referências Culturais e perfis identitários de Goiás. Grupos subalternos e patrimônios culturais na perspectiva da cidadania patrimonial.
Objetivos
Apresentar os principais referenciais teóricos do patrimônio cultural, notadamente a trajetória do conceito no Brasil e a partir daí refletir sobre o patrimônio cultural goiano relacionado com as políticas públicas e o acesso à cidadania de modo especial aos grupos subalternos.
Objetivos específicos
- Mapear as referências culturais do estado de Goiás.
- Identificar os diversos grupos étnicos e sociais relacionados ao tema.
- Refletir sobre os conceitos do patrimônio e as políticas públicas patrimoniais.
- Estender a reflexão da inserção patrimonial além da política de Estado oficial.
Apresentação do conteúdo
- TEMÁTICA 1 – Patrimônio Cultural e trajetórias conceituais
- TEMÁTICA 2 – Mapeando o patrimônio cultural goiano
Metodologia utilizada
O curso seguirá a metodologia do modo Educação a Distância – EAD. Essa modalidade conta com atividades realizadas de modo especial no ambiente virtual com uso de diálogos interativos, uso de imagens fixas e em movimento autorizadas, debate de textos bases/complementares e saneamentos de dúvidas e orientações on-line.
Avaliação da disciplina
Será contínua, por meio da participação dos alunos em chats, fóruns, etc. Além do cumprimento das atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, no decorrer da disciplina.