Apresentação - Capítulo 1
Neste texto, discutiremos o tema Cultura e Diversidade Cultural, com o qual já trabalhei em cursos anteriores voltados para a formação de educadores em Direitos Humanos. Foram experiências gratificantes e espero o mesmo, ou até mais, desta nova experiência que começa agora com vocês.
Esta disciplina tem como objetivo discutir, de uma forma introdutória e panorâmica, o conceito de diversidade cultural, articulando-o com as noções de cultura e de cidadania, bem como com o direito humano à cultura. Pretendemos, através de estudos, discussões e reflexões sobre os conceitos mencionados, contribuir para a capacitação na área dos Direitos Culturais, incentivando a atuação dos alunos/profissionais como agentes de promoção de práticas voltadas para a valorização da diversidade cultural, vista como instrumento de inclusão social e de cidadania, além de oferecer subsídios para trabalharem com situações de interculturalidade. Para tanto, abordaremos como conteúdos principais da disciplina alguns fundamentos teóricos básicos para a discussão e compreensão da diversidade cultural, a partir da contribuição da antropologia, passando pelas noções de cultura, relativismo cultural, etnocentrismo, evolucionismo, identidade, multiculturalismo, diversidade cultural e cidadania.
Do ponto de vista metodológico, o curso se enquadra predominantemente na modalidade Educação a Distância, embora também ocorram momentos presenciais. Assim, os procedimentos metodológicos usados para trabalhar os temas e conteúdos propostos serão baseados na concepção de autoaprendizagem, com leitura obrigatória deste texto básico, que aborda, de forma dialógica, a diversidade cultural, tema central da nossa disciplina, articulada às noções de reconhecimento, cidadania. Como materiais para estudos complementares, também são sugeridas leituras e outros instrumentos didático-pedagógicos (textos, vídeos, sites, entre outros) que poderão contribuir para uma melhor compreensão dos conceitos abordados Alguns destes materiais são de domínio público e estão disponíveis em páginas da internet e, em outros casos, os autores permitiram seu uso didático neste curso. Quanto às demais fontes, disponibilizaremos apenas as referências bibliográficas, as quais deverão ser buscadas pelos alunos.
O texto está estruturado em duas partes principais: a primeira aborda a diversidade cultural e os conceitos de cultura e de etnocentrismo, refletindo principalmente sobre a diversidade cultural brasileira. A segunda parte relaciona a noção de diversidade cultural com os conceitos de identidade e de cidadania, referindo-se, mais especificamente, ao reconhecimento de cidadanias diferenciadas com base em referências culturais.
Este texto foi elaborado para subsidiar a disciplina Cultura e Diversidade Cultural, do curso de Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania, oferecido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG (NDH-UFG). Trata-se de uma versão reelaborada, ampliada e atualizada do texto base utilizado no curso de especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania, também oferecido pelo NDH/UFG, o qual foi elaborado em parceria com a professora Marisa Damas Vieira.