Caro/a Professor/a,
Este material didático é o Produto Educacional, elaborado a partir da dissertação intitulada por Paradesportos de Precisão na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de intervenção, para o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Cepae/UFG, no período de 2021 a 2024. Sua sequência ocorreu pelo processo de intervenção durante as aulas de Educação Física em duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública goiana. A construção dessa sequência foi fundamentada nos procedimentos didáticos propostos por Neira (2016b; 2019).
O objetivo principal dessa sequência didática é ofertar uma alternativa de material de pesquisa aos professores de Educação Física que atuam na educação básica, com foco na EJA, possibilitando o ensino de paradesportos sob uma perspectiva intercultural crítica. Essa abordagem visa ao conhecimento da cultura e das práticas corporais de pessoas com deficiência. Desse modo, ele pode contribuir para o desenvolvimento dos paradesportos nas aulas de Educação Física Escolar (EFE), servindo como modelo de inspirar a criação e adaptação de práticas pedagógicas em diferentes etapas do ensino básico.
O produto “Paradesportos de Precisão na Educação de Jovens e Adultos: Uma Proposta Intercultural” possui um impacto social significativo, promovendo uma experiência inclusiva e transformadora que abrange diversos públicos, com ou sem deficiência. Constitui uma oportunidade para que os alunos construam, participem, explorem e aprendam sobre o universo cultural das pessoas com deficiência. Ao possibilitar vivências reflexivas com paradesportos, a proposta incentiva o debate sobre adaptações para inclusão e aprofunda a compreensão da diversidade humana. Assim, ao ampliar o conhecimento sobre esportes voltados para pessoas com deficiência, contribui para uma mudança de perspectiva social, promovendo o respeito e a alteridade, e consolidando uma visão intercultural e inclusiva no contexto educacional.
A sequência está composta por oito intervenções com aulas conjugadas em partes, abrangendo sugestões de atividades relacionadas aos paradesportos de precisão, como boliche, golfe, tiro com arco, tiro esportivo, bocha e curling paralímpico. As orientações para a criação de materiais alternativos enriquecem as experiências de ensino.
A proposta aproxima estudantes, com ou sem deficiência, dos conhecimentos sobre a cultura das práticas corporais de pessoas com deficiência. As discussões geradas a partir desses conteúdos permitem que os alunos reflitam sobre a diversidade humana, entrando em contato com diferentes possibilidades e expressões corporais, ampliando sua compreensão das variadas formas de manifestação do corpo humano.
Naiza Fernandes Fraga
Ana Paula Salles da Silva