INTRODUÇÃO
Ao longo de nossa vida pessoal e profissional vamos encontrando várias pessoas pelo trajeto. Durante o meu percurso pela universidade no curso de matemática não foi diferente, encontrei muitos colegas e fiz algumas amizades que duram até hoje. Aprendemos juntos, nos alegramos, amadurecemos, nos entristecemos e tivemos medos, mas ao final percebemos o quanto evoluímos e desenvolvemos, tanto como pessoas quanto profissionalmente.
Os protagonistas desse e-book são homens e mulheres, educadores e educadoras, que como eu, escolheram o desafio da profissão professor. Mas por que escutar professores de Matemática? Primeiro, porque também sou professora egressa do curso de licenciatura em matemática e compartilhamos alguns momentos juntos na graduação e dentro do grupo PET, além disso uma das razões para ouvi-los é “para nos inteirarmos sobre o que se passa com esses mestres nas escolas e nas salas de aula de Matemática espalhadas pelos múltiplos contextos socioculturais, em espaços e tempos complexos e diversificados” (PAULA; AUAREK, 2012, p. 33).
E também por que "o único meio de termos acesso a nossa vida é percebermos o que vivemos por intermédio da escrita de uma história (ou uma multiplicidade de histórias): de certo modo, só vivemos nossa vida escrevendo-a na linguagem das histórias"(DELORY-MOMBERGER, p.34). Assim, esse livro é um modo de perceber o que vivem os egressos de um curso de licenciatura em matemática e, sobretudo, vislumbrar o que nós próprios vivemos, ao nos reconhecermos ou nos desconhecermos nas histórias desses professores.
O presente livro digital no formato de e-book consiste em um produto educacional, desenvolvido a partir da dissertação de Mestrado Narrativas de egressos do curso de licenciatura em matemática: trajetórias profissionais e o uso de materiais manipuláveis para ensinar, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – PPGEEB/CEPAE/UFG. O Produto foi elaborado a partir da necessidade de ter um material voltado para os recém ingressantes na universidade, principalmente para licenciandos em matemática. Para tal, o livro digital contém trechos de algumas narrativas de egressos do curso de licenciatura em matemática, essas histórias de vida nos motivam, nos encorajam e podem até mesmo nos ensinar quais caminhos seguir e quais evitar.
O produto educacional será disponibilizado aos professores da Educação Básica, professores do Ensino Superior e Formadores de professores. Assim, este livro apresenta histórias de vida que inspiram outras histórias, pois a partir delas podemos extrair algumas lições e aprendizados.
As narrativas aqui apresentadas são histórias de vida dos professores que remetem para a singularidade de casos e de episódios da sala de aula, além disso, também servirá de auxílio para outros professores em suas reflexões.
Notas
1.Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Matemática. O grupo PETMAT da UFG teve início em 2007, ele é formado por doze bolsistas, de diferentes períodos do curso, e um professor tutor, guiado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.