Tema 5. Brincadeiras e férias em casa

p.35 próxima página

1. Brincadeiras e férias em casa

Descrição da imagem: A imagem apresenta fundo laranja na parte superior e a parte inferior é composta por diversas nuvens brancas e azuis. Na parte alaranjada está escrito em letras maiúsculas: "Brincadeiras e férias em casa". Entre as nuvens e o céu laranja está um balão de ar quente colorido, e no lado inferior esquerdo está uma roda gigante colorida.

Férias para a criançada é sinônimo de descanso, diversão e, acima de tudo, mais tempo para brincar! Mas e quando as férias se dão em meio ao isolamento social e o contato entre crianças pode ser comprometedor? Pensando nisso, o Literar com a infância irá abordar o tema "brincadeiras", pois entendemos que brincar, para além da diversão, é coisa séria, contribui para o desenvolvimento da criança. Por isso mesmo, juntos podemos reinventar um brincar em meio ao isolamento social.

página anterior p.36 próxima página

2. E-book de brincadeiras e atividades criativas

Descrição da imagem: A imagem possui desenhos que remetem a um parque de diversões. Há uma roda gigante, uma tenda de circo, um balão de gás voando acima e duas árvores na cor laranja. Nas laterais há desenhos de nuvens em azul e verde, e no canto esquerdo há, dentro de um tablet, a capa do e-book "Semana mundial do brincar".

Sugestões de brincadeiras são sempre bem-vindas, especialmente quando fáceis de fazer e quando de verdade envolvem as crianças e divertem! Por isso, disponibilizamos este e-book organizado pelo SESC-Goiás, com conteúdo de qualidade e ótimas ideias. Chame as crianças e vamos juntos literar!

Acessar e-book

página anterior p.37 próxima página

3. Passeios virtuais para fazer com as crianças

110

Descrição das imagens: é apresentado um carrossel de dez imagens. Todas possuem um fundo azul claro, com grandes nuvens espalhadas. Na parte inferior está um parque de diversões, com uma montanha russa, tendas e uma roda gigante. Cada imagem possui uma foto no centro com o passeio virtual sugerido: Muralha da China, Coliseu, Georgia Aquarium, Veneza, Museu de Van Gogh, pirâmides de Gizé, Vaticano, Torre Eiffel e Cristo Redentor.

Para fazer um bom passeio sem sair de casa e sem entediar as crianças, aqui vão algumas sugestões! Que tal conhecer alguns lugares superfamosos, como a Muralha da China, a Torre Eiffel, o Vaticano ou o Cristo Redentor? Além de apreciar a beleza desses monumentos, as crianças também aprenderão sobre a história e a importância de cada um deles. Vamos juntos literar e viajar por aí?

Links de passeios virtuais - monumentos, cidades e locais de entretenimento

Separamos nove passeios virtuais para fazer com as crianças sem sair de casa durante as férias!

  1. A Muralha da China

    A Muralha da China começou a ser construída em 220 a.C. e foi concluída no século 17. Sua principal função era proteger o país de ataques externos. Pesquisas indicam que o monumento tem mais de 20 mil km de extensão. Pelo site Airpano, produzido por fotógrafos que capturam imagens panorâmicas em todo o mundo, é possível conhecer a Muralha da China por diferentes ângulos.

  2. Coliseu

    Símbolo mais famoso do Império Romano, o Coliseu foi inaugurado no ano 80 d.C. e era um anfiteatro reservado para combates entre gladiadores a animais selvagens. Estima-se que o local podia abrigar até 80 mil espectadores. O site Airpano reúne várias imagens internas e externas do Coliseu, todas em 360ª graus, oferecendo uma visão completa do local.

  3. O maior aquário do mundo, nos EUA - Georgia Aquarium

    Localizado no estado de Atlanta, o Georgia Aquarium é considerado o maior aquário do mundo, com mais de 30 milhões de litros de água doce e salgada. Abriga mais de 100 mil animais de 500 espécies diferentes. Em seu site oficial, a instituição disponibiliza a transmissão de várias câmeras que filmam os animais em tempo real. Dá para ver os tanques com animais marinhos, como águas-vivas, tubarões e baleias, e também os ambientes de focas e pinguins.

  4. Veneza, na Itália

    Famosa pelas suas obras de arte e arquitetura, Veneza é um dos destinos mais procurados na Itália. Considerada um patrimônio mundial, é banhada pela Lagoa de Veneza, que forma cursos de água por toda a cidade. Nesse tour, você começa na Piazza San Marco e vai se movimento pelas setas. Na parte inferior da tela, também estão em destaque alguns dos locais mais visitados. Para quem tem equipamentos de realidade virtual em casa, o site também oferece uma modalidade específica.

  5. Museu Van Gogh, em Amsterdã

    Localizado em Amsterdã, o Museu Van Gogh é o mais visitado da Holanda e abriga a maior coleção de quadros do pintor holandês. São mais de 200 pinturas, desenhos e cartas. Por meio do Google Arts & Culture, que já indicamos aqui no Literar, é possível fazer um tour virtual pelo museu e conhecer as principais obras em exposição permanente. Reforçamos o convite para esse museu por conta de sua beleza arquitetônica e quadros que normalmente mobilizam as crianças.

  6. Pirâmides de Gizé, Egito

    Situadas no Planalto de Gizé, as pirâmides são os monumentos mais conhecidos do Egito. Eram usadas para abrigar faraós mumificados. Estima-se que as construções das pirâmides começaram por volta do ano 2.500 a. C. O Google Maps criou um tour virtual com imagens 360º e detalhes sobre a história dessas obras. Depois de ler algumas curiosidades, a visita se inicia ao final da página com o caminho percorrido para visitar as pirâmides, fornecendo a vista dos monumentos ao longe. Após seguir o caminho com as setas, passe pelas setas laterais para descobrir vistas de cada uma das pirâmides, seguindo as instruções da página.

  7. Vaticano

    O Vaticano é uma cidade-Estado soberana, localizada na Itália. Sede mundial da Igreja Católica, a cidade abriga várias das principais obras de arte e de arquitetura do mundo. O site dos Museus do Vaticano disponibiliza um tour virtual em 360º por vários pontos turísticos, incluindo a Capela Sistina, pintada pelos maiores artistas da Renascença.

  8. Torre Eiffel, Paris

    A Torre Eiffel, inaugurada no final do século 19, é o monumento pago mais visitado do mundo. A torre tem três níveis para os visitantes e chegar ao topo é a opção mais cara. Mas, dá para conhecer o local pela exposição virtual do site Airpano, que disponibiliza imagens panorâmicas e muitas curiosidades sobre esse cartão-postal.

  9. Cristo Redentor, Rio de Janeiro

    Considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a estátua do Cristo Redentor é o principal cartão-postal do Brasil. Com cerca de 38 metros de altura, fica localizada no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Pelo Google Arts & Culture, é possível visitar o monumento virtualmente.

Links retirados da Revista Bula.

página anterior p.38 próxima página

4. IGTV: Brincar é coisa séria!

Descrição da imagem: A imagem apresenta um fundo com linhas em tons laranja escuro e claro. No centro há um círculo em cor neutra com o desenho de um carrossel colorido. Abaixo está escrito em verde água: "Literar apresenta: Brincar é coisa séria".

O brincar é essencial para o ser humano! No vídeo “Brincar é coisa séria!”, produzido pelo Literar, algumas crianças e famílias apresentam suas criações e a psicóloga Débora Damacena de Andrade conversa sobre essa atividade fundamental! Assista pelo link no IGTV; tem muita fofura, você não vai se arrepender! Vamos juntos literar?

página anterior p.39 próxima página

5. Sugestões para brincadeiras em casa

15

Descrição das imagens: apresenta-se um carrossel de cinco imagens. O fundo da primeira imagem é repleto de nuvens. A parte inferior é de cor laranja, em que está escrito "Sugestões para brincadeira em casa". Abaixo há tendas de parque de diversões e, entre elas, um balão de ar colorido. As imagens seguintes possuem um fundo formado por três nuvens coloridas. No centro de cada imagem há um aparelho eletrônico mostrando as indicações de documentos, sites e blogs com brincadeiras para crianças, com balões e tendas de circo coloridas.

Em tempos de pandemia e de isolamento social, quais são as possibilidades de brincar, jogar e se movimentar dentro de casa? Pensando nessa circunstância social, o Literar com a Infância indica os seguintes materiais/guias de atividades lúdicas que proporcionam o desenvolvimento e o fortalecimento de relações familiares em casa:

  • Sugestões de jogos e brincadeiras para o período de quarentena (Pela profª Dra. Luana Zanotto e colaboradores da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG): é um material de atividades recreativas e educativas cujo objetivo é “fomentar o repertório lúdico dos pais e demais adultos para que possam, junto com as crianças, tornar este período de isolamento também oportuno para o divertimento e aprendizado”: Acessar
  • Guia de atividades e brincadeiras para famílias com crianças de 0 a 6 anos “que poderão ser realizadas com os pais ou cuidadores, ou mesmo brincadeiras que as crianças possam fazer sozinhas”: Acessar
  • Para este momento de vivências lúdicas em casa, indicamos também, como sugestão do brincar intrínseco à literatura infantil, a produção da especialista no brincar Estéfi Machado (@blog.estefi.machado; Acessar) e o acervo Kids indoors (@kidsindoors; Acessar ).
página anterior p.40 próxima página

6. Live - Cantar e encantar: entre histórias e cantos

Acessar live

Descrição da imagem: A imagem possui um fundo em cor neutra e ao centro estão escritas as informações da divulgação da live. Abaixo temos a foto de Eliene Lacerda Pereira e de Alexandre Rocha Sales. Ao redor tem pontinhos coloridos nas cores laranja, verde e azul que se assemelham a fogos de artifício explodindo.

O Literar preparou uma superprogramação na live "Brincando, cantando e se divertindo nas férias", que foi transmitida dia 23/07 (quinta-feira) às 16 horas, no Instagram. A live foi mediada por Eliene Lacerda, professora de Educação Física no IFG/ Câmpus Goiânia Oeste e teve a participação de Alexandre Rocha, professor de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. Então, vamos juntos literar?!

página anterior p.41 próxima página

7. Material da live

Acessar a Live
Áudios e letras de músicas da live

Descrição da imagem: A imagem apresenta um fundo laranja com nuvens em tons neutros sobre duas montanhas cinza e branca na parte inferior. Sobre essas montanhas, do lado direito, há uma roda gigante na cor roxa, e do lado esquerdo há um castelo verde pequeno. No fundo laranja há dois balões de ar quente pequenos e coloridos. A imagem apresenta um fundo laranja com nuvens em tons neutros sobre duas montanhas cinza e branca na parte inferior. No fundo laranja está escrito o título “Material da Live”.

O projeto Literar fez uma live superdivertida e cantante com os professores Alexandre e Eliene! Eles deram várias sugestões de brinquedos cantados, e preparamos uma pasta com todos os áudios com as letras das músicas. Este material está demais! Um rico acervo para ser explorado! Vamos juntos literar e brincar!

página anterior p.42 próxima página

8. O que é o brincar?

13

Criança e natureza
O Território do brincar

Descrição das imagens: Mostra-se um carrossel com três imagens de fundo similar: um céu branco cheio de pontos coloridos e na parte inferior um gramado verde. À direita, há uma roda gigante rosa próxima a duas árvores coloridas. Do lado esquerdo, há uma montanha russa azul. Todas as imagens possuem um balão de fala laranja, em que há indicações de projetos sobre a infância.

O que é o brincar? Como brincamos? Onde podemos brincar? Com quem brincamos? São indagações para as quais o Literar com a Infância buscou auxílio no trabalho sociocultural e educativo de dois projetos especiais: “O Território do brincar” e o “Criança e natureza”. Vamos juntos literar com estas ideias a partir de um duplo “mergulho”: por um lado em territórios que possibilitam diversas formas culturais do brincar e, por outro, através do universo infinito e necessário que a natureza nos proporciona. Para esta ação do encontro com a natureza, com territórios e com crianças do Brasil, indicamos para apreciação, interpretação e vivência o acesso aos sites:

página anterior p.43 próxima página

9. Canal do Youtube MonteserrArte

Acessar canal

Descrição da imagem: A imagem apresenta fundo azul claro com algumas nuvens brancas e um balão pequeno e colorido de ar quente. Na parte inferior há duas montanhas na cor verde. Sobre elas, à esquerda, está uma roda gigante amarela, e à direita um banco de praça amarelo ao lado de um poste de luz. No canto superior direito está a foto do canal do YouTube de MonteserrArte.

O Literar com a infância tem uma superdica: o Canal MonteserrArte, no Youtube, da psicopedagoga Laura MonteSerrat. Ela é uma vovó de 70 anos que com todo amor e paciência ensina atividades que fizeram parte da sua infância e também da sua experiência profissional. A série “Vó em quarentena” traz brincadeiras "do tempo da vovó" mescladas com artesanato e contações de histórias, para se fazer em família e com recursos materiais simples e do cotidiano, como papelão, tecido e tampinhas. Uma delícia de assistir e brincar! Vamos literar com a vovó?

página anterior p.44 próxima página

10. IGTV: Livros Preferidos

Descrição da imagem: A imagem apresenta um fundo listrado em tons de azul. No lado direito há um apresentador circense e no meio está escrito "Livros preferidos", com o desenho de uma prateleira com cinco livros coloridos.

Quem aí se lembra de livros que marcaram sua infância, livros inesquecíveis que merecem ser indicados?! O Literar traz alguns livros preferidos de crianças e adultos, algumas leituras significativas que precisam ser compartilhadas. Vamos juntos literar?

página anterior p.45 próxima página

11. Contação no IGTV: Os dez amigos - Ziraldo

Descrição da imagem: O centro da imagem tem um tom cinza claro, permeado de nuvens coloridas. Os cantos superior direito e inferior esquerdo são de cor laranja. Há um balão de ar quente colorido e ao lado dele está a capa do livro Os Dez Amigos, de Ziraldo.

Hoje é dia de história no Literar! Temos um vídeo do divertido livro Os dez amigos, de Ziraldo. Vamos juntos literar?

página anterior p.46 próxima página

12. Contação: Quem quer brincar comigo? - Tino Freitas

Descrição da imagem: A imagem apresenta fundo azul claro com pontinhos brancos e um avião colorido. Na parte inferior há uma montanha laranja e por trás dela há três lápis grandes coloridos. Sobre essa montanha está uma televisão exibindo um canal colorido intitulado: "Quem quer brincar comigo?". Abaixo da TV está indicado que será uma contação.

Temos mais história, desta vez no nosso canal do YouTube: uma contação superfofa, "Quem quer brincar comigo", de Tino Freitas! Você não pode perder! Vamos juntos literar?

página anterior p.47 próxima página

13. Palíndromo

13

Descrição das imagens: exibe-se um carrossel de três imagens. As imagens apresentam uma mesma paisagem de fundo: um céu laranja, montanhas verdes, nuvens brancas e um playground azul em que brincam três crianças. Na primeira imagem do carrossel há um balão de diálogo com um ponto de interrogação, o título "Palíndromo" e sua definição. Nas imagens seguintes há exemplos de palíndromos.

Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. O Literar apresenta a coletânea de palíndromos organizada por Andrés Sandoval no livro "Socorram-me em Marrocos" (leia o título agora ao contrário!), da editora Companhia das Letrinhas. O livro, com ilustrações divertidas e que remetem ao nado sincronizado, nos convida à diversão com as letras! Então, chame as crianças para ler de frente pra trás e de trás pra frente! Vamos juntos literar?

A casa d`alice é cilada, saca? - Gregório Duvivier
Oi, rato otário - Marina Wisnik
Suam só os maus - Sofia Mariutti
Ele parece tecer a pele - Sofia Mariutti
Adorada terra, arretada, roda - Chico Mattoso
Soluço-me sem óculos - Gregório Duvivier
Lá vou eu em meu eu oval - Marina Wisnik
Ser cor e ser ocres - Marina Wisnik
Ah, livre ervilha! - Paulo Werneck
A cavalo: olá, vaca! - Sofia Mariutti
A luta: tu lá! - Marina Wisnik
Rir, o breve verbo rir - Laerte
página anterior p.48 próxima página

14. Indicações musicais

Descrição da imagem: A imagem tem no fundo um céu azul claro com diversas nuvens brancas e no centro um balão de ar colorido. Abaixo está um gramado com pinheiros verdes ao fundo. Na frente destes há um playground colorido. Dentre os brinquedos há uma caixa de areia, um balde rosa, um cavalinho de balanço e um brinquedo marrom que permite subir escadas e pendurar-se em argolas.

O Literar preparou um arquivo musical com sugestões de grupos, educadores e cantores que gravaram ou que produzem conteúdo voltado para as crianças! Um superacervo para ser consultado por professores e famílias e, mais do que isso, para ser apreciado com alegria e diversão! Vamos juntos cantar, dançar e literar!

Arquivo Musical - Literar com música!

página anterior p.49 próxima página

15. Contação: Lêdo - O livrinho que queria ser lido

Descrição da imagem: A imagem tem um céu azul com algumas nuvens claras. Abaixo, está uma montanha verde com árvores distribuídas pelo espaço. No centro da montanha estão um balanço, um foguete como brinquedo de balanço, uma caixa de areia, uma tolha xadrez com uma cesta de piquenique e um escorregador vermelho. No céu está um avião vermelho puxando a capa do livro Lêdo, o livrinho que queria ser lido.

Nesta história tem um livrinho que queria muito ser lido, mas ninguém o notava… . Uma divertida narrativa que deixa a pergunta: tem algum livro esquecido aí na sua casa? Vamos juntos literar?

página anterior p.50

16. Literar Indica: Brincadeiras

Você já pensou na grande variedade de brincadeiras que podem surgir a partir da literatura? O projeto Literar separou algumas indicações:

  1. A volta ao mundo em 80 dias - Júlio Verne (Editora Martin Claret, 2012): um livro em que o personagem aceita o desafio de viajar o mundo em oitenta dias, e para isso vive diversas aventuras.
  2. Brincar de livro - Emília Nuñez; ilustrações por Anna Cunha (Editora Tibi, 2019): um livro que mostra as diferentes possibilidades que a leitura nos proporciona, inclusive abrindo campo para a brincadeira.
  3. Esconde-esconde das palavras - Franciélia Alves; ilustrações por Emanuel Oliveira (CEDUC-CE, 2018): um livro que brinca com as palavras, revelando surpresas que podem estar contidas em várias palavras, como “Fácil era retirar/ a asa da casa/ a vela da fivela,/ e o olho do repolho…”
  4. Os dez amigos - Ziraldo (Editora Melhoramentos, 2001): um livro divertido que dá vida aos dedos das mãos para falar sobre amizade e brincadeiras.
  5. Animalário universal do professor Revillod - Comentários de Miguel Murugarren; ilustrações por Javier Sáez Castán (Editora SESI-SP, 2016): livro para atiçar a imaginação dos pequenos! Vamos inventar animais!
  6. Lá no meu quintal: o brincar de meninas e meninos de norte a sul - Gabriela Romeu e Marlene Peret; ilustrações de João Kammal (Editora Peirópolis, 2019): com este livro vamos descobrir os quintais de crianças das cinco regiões brasileiras, onde folha vira catavento, pique é no pequizeiro e o rio garante a diversão.
  7. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar - Ghandy Piorski (Editora Peirópolis, 2016): esse livro inaugura uma série que explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria.
  8. Arte brasileira para crianças: 100 artistas e atividades para você brincar - Márcia Fontes, Mini Kerti, Priscila Lopes, Isabel Diegues; ilustrações por Juliana Montenegro (Editora Cobogó, 2016): toda criança gosta de fazer arte! Com esse livro, crianças de todas as idades poderão conhecer o trabalho de diversos artistas brasileiros e ainda experimentar algumas atividades inspiradas em suas obras.
  9. O livro com um buraco - Herve Tullet (Editora Cosac & Naify, 2014): a proposta desse livro é envolver completamente o leitor na brincadeira - ou melhor dizendo, no buraco!
  10. Kakopi, kakopi! Brincando e jogando com as crianças de vinte países africanos - Rogério Andrade Barbosa; ilustrações de Marília Pirillo (Editora Melhoramentos, 2019): o autor destaca vinte países africanos e de cada um deles selecionou a brincadeira mais representativa, culturalmente.
  11. As melhores brincadeirinhas musicais da Palavra Cantada - Paulo Tatit e Sandra Peres; ilustrações por Tatiana Paiva (Editora Melhoramentos, 2012): com músicas conhecidas do Palavra Cantada, o livro mostra o que fazer em cada brincadeira e traz entrevistas curiosas com vários instrumentos. Para cantar e brincar!
  12. Brincando com os sons - Sílvio Costta (Editora Bicho Esperto, 2018): a proposta desse livro é acompanhar as músicas contidas no CD Brincando com os sons, do mesmo autor, com sugestões e brincadeiras para que o ouvinte-leitor aproveite de forma lúdica e divertida o conteúdo de cada canção e sua situação sonora e musical!
  13. Livro Clap - Madalena Matoso (Editora Companhia das Letrinhas, 2017): o Livro Clap pode sair voando por aí, bater à porta de alguma casa, dar beijinho na página ao lado, nunca se sabe!
  14. O livro da Nina para guardar pequenas coisas - Keith Haring (Editora Cosac & Naify, 2010): o livro da Nina é um objeto pessoal para desenhar, pintar, colar adesivos, folhas, fotos dos amigos, lembranças de um dia no circo e até pensamentos… desde que sejam pequenas coisas.
  15. Travadinhas - Eva Furnari (Editora Moderna, 2013): um livro de trava-línguas. Será que você consegue ler cada um deles bem depressa sem se atrapalhar?
  16. Coleção Vaga-Lume - Vários autores (Editora Ática): uma coleção que dispensa apresentações!
  17. Coleção Judy Moody - Megan McDonald (Editora Salamandra): sempre inventando moda, essa menina movimenta a vida da família, da vizinhança, da terceira série onde estuda… e conquista o coração de todos.
  18. Coleção Diário de Pilar - Flávia Lins e Silva; ilustrações de Joana Penna (Editora Pequena Zahar): conheça a história da menina Pilar e como sua sede por conhecimento irá levá-la para muitos destinos incríveis. Para saber mais, assista a animação da Nat Geo Kids!
  19. Coleção O homem-cão - Dav Pilkey (Editora Companhia das Letrinhas): prepare-se para uma aventura cheia de ação, risadas, suspense, crimes e muita diversão!
  20. Coleção Bat Pat - Roberto Pavanello (Editora Fundamento): eu sou o Bat Pat, um morcego muito medroso que adora contar histórias misteriosas. E eu estou de volta com mais uma aventura de arrepiar!
  21. Ter um patinho é útil - Marisol Misenta (Isol) (Editora SESI-SP, 2018): na história, um menino usa seu patinho de borracha como chapéu, apito e até como cotonete para limpar as orelhas! Mas o livro mostra que as situações podem ter pontos de vista diferentes.