Home

Sobre as/os autoras/es

Célia Sebastiana Silva
Ilma Socorro Gonçalves Vieira
Vivianne Fleury de Faria

pag.186 próxima página

Alexandre Pilati

É poeta e professor de Literatura Brasileira na Universidade de Brasília. Doutor em Literatura pela UnB (2007), é também pesquisador e professor na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, poesia, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia brasileira, literatura e classe social, poesia brasileira – do moderno ao contemporâneo, ensino de literatura. É autor, entre outros, de Poesia na sala de aula (Pontes, 2017).

Andréia Ferreira de Melo Cunha

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1995), graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado (2005) e doutorado (2014) em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente com pesquisas em Literatura Juvenil.

Célia Sebastiana Silva

Possui doutorado em Literatura pela UNB; mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás; especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Letras pela UEG-Goiás e em Direito pela UFG. É professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da UFG onde atua da educação básica à pós-graduação, desde 2009. Suas linhas de pesquisa estão voltadas para a poesia brasileira moderna e contemporânea, teoria e crítica da poesia lírica e para a área de ensino de literatura e de formação do leitor literário na educação básica, especialmente o leitor de poesia. Coordena projetos de pesquisa, de ensino e de extensão na área de leitura literária e formação de leitores na educação básica como TRAPPO – VOZ E POESIA.

página anterior pag.187 próxima página

Ceylla de Souza Furtado

Possui mestrado em Ensino na Educação Básica pela UFG-GO; graduação em Letras, também pela UFG-GO e Pedagogia pela FACEL-PR. É professora da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, pela SME (Secretaria Municipal de Educação) e atua como professora do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais, como Pedagoga, e nos Anos Finais, como professora de Língua Portuguesa. Já atuou como professora de Oficinas de Leitura na mesma rede e participou do Projeto de Extensão “Literar com a Infância, no Enfrentamento do (Des)Conhecido” pela Faculdade de Educação da UFG. Sua linha de pesquisa está voltada para práticas escolares e aplicação do conhecimento na formação do leitor literário. Faz parte do grupo de estudos do projeto de pesquisa Leitura Literária e Formação de Leitores na Educação Básica e participa do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) como professora formadora de Literatura Infantojuvenil pela PUC-GO.

Débora Rodrigues de Almeida

Possui mestrado em Ensino na Educação Básica pela UFG; desenvolveu pesquisa para a área de ensino de literatura e de formação do leitor literário na Educação Básica, especialmente o leitor em processo de alfabetização; possui graduação em Pedagogia pela UFG. Atua na Educação Básica há 15 anos, nesse período, ocupou tanto a regência de sala de aula quanto a coordenação pedagógica. É Orientadora Pedagógica e Educacional da Educação Infantil e 1º ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental no Colégio Fundação Bradesco – Aparecida de Goiânia. É integrante do Núcleo de Formação Continuada da Escola Casa Verde e do Instituto de Educação Casa Verde em Aparecida de Goiânia. Participa do projeto de extensão TRAPPO – VOZ E POESIA.

página anterior pag.188 próxima página

Denise Cristina Camilo de Lima

Possui mestrado em Ensino na Educação Básica pela UFG-GO; especialização em Educação para Diversidade e Cidadania pela UFG-GO, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FATEG-GO, em Gestão Educacional pela ICETEC-SP, em Docência Superior pela UGF-RJ e em Educação Incluiva pela FACMAIS-GO; graduação em Pedagogia pela UEG-GO e concluindo a graduação em Letras pela UNIFAVENI-SP. É professora da Rede Pública Municipal de Ensino desde 1997 e da Rede Pública Estadual de Ensino desde 2007 e atua como professora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (EF), professora na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e coordenação das salas de recurso - AEEs do município. Sua linha de pesquisa está voltada para as práticas escolares e aplicação do conhecimento na formação do leitor literário na Educação Básica, especialmente o leitor de literatura infantil. Faz parte do grupo de estudos do projeto de pesquisa Leitura literária e formação de leitores na educação básica, coordenado pela professora Dra. Célia Sebastiana Silva do CEPAE da UFG.

Glayce Kelly Cardoso Pires

É escritora, mãe e cuidadora do Thales e da Raissa. Mestra em Ensino na Educação Básica, especialista em Gênero e Diversidade na Escola e licenciada em Letras e Pedagogia. Atua na educação básica e pública desde 2009. É defensora e integrante de projetos de intervenção artística de grupos que não compõem o padrão hegemônico. Desenvolve pesquisas na área da educação, com ênfase na prática formativa pela leitura literária. Idealizadora do projeto, "Prática de escrita criativa", pautado pela convicção de que todo ser é capaz de voltar ao Sim esmo e, assim, libertar-se das imposições desumanas e violentas da cultura colonial e patriarcal.

Ilma Socorro Gonçalves Vieira

Possui graduação em Letras-Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (1995), Mestrado (2001) e Doutorado (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, com pesquisas na Área de Estudos Literários e Linha de Pesquisa “Literatura, História e Imaginário”. É docente da Universidade Federal de Goiás, com atuação no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação e no Mestrado Profissional ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, dessa mesma unidade da Universidade Federal de Goiás.

página anterior pag.189 próxima página

Jaildes Amanda Gonçalves de Deus

Possui mestrado em Ensino na Educação Básica pela CEPAE na UFG-GO; Licenciada em Letras - Português/Inglês (2014) pela PUC - GO, formada em Pedagogia (2016) pelo Instituto Lato Sensu - Universidade Mauá. Pós-Graduada em Psicopedagogia (2017) pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC Brasil). Atualmente é Diretora do Colégio Integrado Jaó. Já atuou como professora de Ensino Superior no curso de Pedagogia, nas disciplinas: Didática, Conteúdos e Metodologias, Psicologia da Educação e Psicopedagogia. Tem experiência em sala de aula como professora e desenvolvedora de projetos da disciplina de Literatura, com ênfase em Leitura Literária Brasileira para as últimas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É participante do projeto de extensão TRAPPO – VOZ E POESIA do CEPAE- UFG.

Keila Matida de Melo

Tem graduação em Letras, mestrado e doutorado em Educação. É professora associada da área de linguagem na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE-UFG). Desenvolve pesquisas sobre linguagem, literatura, história da leitura, de livros e de bibliotecas. Coordenou projetos de pesquisa específicos da área como Dialogismo e alteridade em Mikhail Bakhtin. Integra outros como Diagnóstico das bibliotecas escolares do Estado de Goiás e elaboração de uma proposta para a criação da Rede Estadual de Bibliotecas Escolares. Coordena também o projeto de extensão intitulado Mediação de leitura em espaços formais e informais. Tem experiência nas seguintes áreas: aquisição da linguagem, alfabetização e letramento, ensino de língua portuguesa, leitura e escrita, literatura infantil e juvenil, literatura e formação humana. Desde 2022, atua como diretora da Diretoria de Gestão Curricular (DGC) na Pró-Reitoria de Graduação da UFG. Em função disso, desenvolve também estudos sobre retenção, evasão e ações de permanência nas Universidades Públicas Federais brasileiras, em especial na UFG. Para tanto, coordena o projeto de pesquisa A evasão nos cursos de graduação da UFG.

Larissa Rosa de Oliveira

É mestra em Ensino na Educação Básica pelo PPGEEB-Cepae/UFG (2022), especialista em Direito Notarial e Registral pela UniAnhanguera (2013), Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2016/2019) e Bacharela em Direito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba - FAFICH (2012), atual UniCerrado. 

Léia das Dores Cardoso Ribeiro

Possui mestrado em Ensino na Educação Básica pela UFG-GO; especialização em Educação Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela FABEC-Brasil, Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – UNIVERSO; graduação em Pedagogia pela FACULDADE PADRÃO. É professora da Educação Básica desde 1995 e atua como professora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Goiânia desde 2011. Sua linha de pesquisa está voltada para a formação do leitor literário na Educação Básica, especialmente leitura de poesia e de canção. Faz parte do grupo de estudos do projeto de pesquisa Leitura literária e formação de leitores na educação básica, coordenado pela professora Dra. Célia Sebastiana Silva do CEPAE- UFG.

página anterior pag.190 próxima página

Pítias Alves Lobo

Possui doutorado em Educação pela UFG, onde defendeu a tese "Educação popular: contradições, modismos e interesses“. É mestre pela mesma instituição, com a dissertação "Núcleo de educação popular 13 de Maio: uma contribuição à formação crítica da classe trabalhadora"; fez especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação Física e Dança da UFG. PossuI graduação em Educação Física também pela UFG. É professor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da UFG. Suas linhas de pesquisa estão voltadas para a educação, educação física, educação popular e escola. Atua em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão como PIPOESIA e TRAPPO – VOZ E POESIA.

Silvana Matias Freire

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Francês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Linguística Aplicada (2001) e doutorado em Linguística (2007) pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de Língua Francesa no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação e do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE) na Universidade Federal de Goiás. Integra o grupo de pesquisa interinstitucional (UnB/UFG/UNILAB/UFBA) Crítica e Tradução do Exílio. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nas questões da subjetividade implicadas na aquisição de linguagem e no ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira. Trabalha na linha de pesquisa linguagem e psicanálise.

Sirlene Terezinha de Oliveira

Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Letras - Licenciatura dupla português-francês pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora de língua francesa no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - UFG. Tem experiência na formação de docentes e no ensino de Línguas Adicionais.

página anterior pag.191

Tálita de Oliveira Borges

É mestra em Ensino na Educação Básica pelo PPGEEB - CEPAE/UFG (2023), especialista em Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional pelo IPOG (2019) e Língua(gem), Cultura e Ensino, pela Universidade Estadual de Goiás (2020) e graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atua como professora de Língua Portuguesa e Formadora de Leitores na Educação Básica. Estudiosa das Metodologias Ativas, das novas tecnologias e da gamificação na educação. Co-autora do livro “Estou Professor. E agora? Um profissional e sujeito da ação”. Desenvolveu como produto educacional o website intitulado “Leitores Protagonistas: Contribuições e Desafios das Metodologias Ativas para a Formação de Leitores Literários”.

Thales Rodrigo Vieira

Possui graduação em licenciatura em língua francesa e língua portuguesa pela Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em Letras e Linguística, Faculdade de Letras-UFG com a dissertação: "Os limites da narrativa em Um amor de Swann". Área de concentração Literatura Comparada (2011) e possui doutorado em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras – UFG, com a tese "A memória escrita: três estudos comparativos sobre João Cabral e Marcel Proust (2020). Atualmente é Analista Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Vivianne Fleury de Faria

Possui doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (2007), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2000) e graduação em Letras também pela UFG. É professora de Língua Portuguesa do CEPAE/ UFG desde 2010. Atua também como produtora cultural, com três projetos de artes visuais aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura, e assina o roteiro de curtas metragens como "Amor de fumaça" (2007) e o documentário "Inacabado, o teatro e a cidade" (2010). Integra o projeto de pesquisa Formação do leitor literário na educação básica do CEPAE/ UFG, desde 2010, e da RIEC, Rede Internacional de Escolas Criativa, criado pelo professor Saturnino de La Torre, da Universidade de Barcelona, desde 2012, com vários textos resultantes.