Ana Paula Salles da Silva

Flórence Rosana Faganello Gemente

Apresentação

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O presente livro, no formato e-book, tem como finalidade apresentar experiências distintas com mídia e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Física, para tanto, foram convidados autores de diferentes contextos educacionais, para potencializar o diálogo acerca desta temática. Aos autores, já deixamos nosso muito obrigado pela valorosa contribuição.

O livro inicia com um texto que analisa quatro experiências distintas com mídia-educação (física) na escola a partir de três hipóteses: a possibilidade de uma dupla aprendizagem (sobre cultura digital e sobre os conteúdos da educação física); a existência de demanda por uma intervenção longitudinal com mídia-educação (física); e o fato de que as barreiras que existiam para o trabalho com TDICs na escola ainda se fazem presentes e demandam investimento público para que sejam superadas.

O segundo capítulo apresenta uma proposta de intervenção educacional desenvolvida a partir de uma disciplina do Mestrado em Ensino Fundamental, na Universidade de Valência. A intencionalidade da proposta é promover a aprendizagem sobre questões de gênero que assolam as experiências formativas nas práticas esportivas e na Educação Física escolar por intermédio da inserção dos edublogs como redes de aprendizagem ou blogosferas educacionais, incentivando a participação ativa, crítica e relacional dos estudantes na aprendizagem.

No capítulo seguinte, são narradas duas experiências formativas associadas às temáticas da Saúde e das práticas corporais com o uso de podcast durante o período da pandemia de Covid-19. Desvela-se ao longo do texto a necessidade de saberes específicos para a experimentação autoral de um podcast e as potencialidades da inserção do podcast na esfera da aprendizagem e que podem ser adotadas em outros contextos educacionais e sociais. Nas experiências realizadas, destaca-se ainda a aproximação e produção de conhecimento com convidados experts nas temáticas abordadas.

O capítulo 4 apresenta ações de ensino não formais com as mídias e as TDICs realizadas em escolas de educação básica da rede pública, estadual e federal, na cidade de Barbacena/MG. Com foco nas redes sociais, uma das ações busca minimizar os impactos negativos relacionados à imagem corporal de escolares provocados pelos padrões midiáticos. Outra ação busca vincular o programa de extensão às atividades regulares de educação física, de modo a oportunizar uma adaptação didático-pedagógica que integre as redes sociais e as produções midiáticas diversas ao ensino dos conteúdos com base nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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No capítulo 5, os autores contextualizam algumas ações que buscam problematizar os processos de ensino e aprendizagem e compartilhar narrativas docentes diante da emergência social na relação com os dispositivos educacionais digitais em contextos sociotécnicos e digitais. Entre as ações realizadas, estão a oferta de curso de formação inicial e continuada direcionado à produção de materiais didáticos digitais na educação física escolar, a criação de blog e a oferta de oficinas de capacitação de professores. Além disso, os autores apresentam análises e produtos originários de uma intervenção realizada no contexto pandêmico na qual tematizaram a bicicleta, sua história, componentes e equipamentos da bicicleta, regras de trânsito, jogo digital com o ciclismo, ecologia e inclusão.

O último capítulo delineia as análises das experiências de professores de Educação Física com a apropriação do software ATLETIC como recurso didático-pedagógico para o desenvolvimento do atletismo na escola. O texto ressalta que embora as condições de infraestrutura e técnica das escolas dificultem o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, a formação dos professores proporcionou a aprendizagem coletiva sobre o atletismo e as TDICs, as quais propiciaram o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Assim, aponta-se o início de um processo de transformação do trabalho direcionado ao atletismo, às TDICs e para o desenvolvimento da mídia-educação nas aulas de Educação Física Escolar.

Ao reunirmos essas diferentes experiências e reflexões, desejamos que este e-book possa contribuir para incentivar o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas com a mídia-educação (física).




Ana Paula Salles da Silva
Flórence Rosana Faganello Gemente