Unidade 2: Biodiversidade II

1. Introdução às plantas

Atualmente, todas as plantas estão posicionadas num grupo monofilético chamado de Embryophyta, que agrupa todas as plantas verdes que compartilham como característica derivada (sinapomorfia), a formação de um embrião multicelular, chamado esporófito, que fica retido nos tecidos do gametófito, pelo menos, inicialmente.

Embryophyta é grupo-irmão de Streptophyta, um clado formado pelas algas verdes da Classe Charophyceae, que junto com as demais algas verdes formam o clado Viridiplantae.

As plantas começaram a colonizar a terra no Siluriano, há aproximadamente 440 milhões de anos. No entanto, as paisagens terrestres eram muito diferentes das paisagens atuais, sendo compostas por plantas avasculares e diminutas, restritas às regiões costeiras. A partir do Devoniano, ocorre uma maior diversificação entre as plantas terrestres com o surgimento das plantas vasculares sem sementes. Estas passam a ser elementos dominantes da paisagem até a transição entre o Carbonífero e o Permiano, quando o clima da Terra se torna mais seco, e as gimnospermas se tornam mais abundantes. Com a extinção permo-triássica, um dos grandes eventos de extinção em massa, a maioria das plantas vasculares sem sementes e parte das gimnospermas primitivas foram extintas. As gimnospermas, incluindo representantes modernos, dominam as paisagens por um longo período de tempo, possivelmente o fato de possuírem sementes consistiu numa importante adaptação durante este período. No Cretácio, surgem as angiospermas, que se diversificaram, tornando-se dominantes ao longo do Cenozóico, entre outros motivos, por apresentarem mecanismos de polinização e dispersão de sementes mais elaborados, envolvendo a participação de animais.

Tradicionalmente, separamos as plantas em dois grandes grupos: as Criptógamas e as Fanerógamas. As Criptógamas correspondem às plantas que possuem órgãos sexuais incospícuos, ou seja, imersos dentro dos tecidos do gametófito. Dentre as Criptógamas, estudaremos as plantas avasculares e as plantas vasculares sem sementes. Já as Fanerógamas correspondem às plantas com órgãos sexuais aparentes, dentre estas estudaremos as plantas com sementes.