Unidade 3: Impacto ambiental e sustentabilidade

1. Impacto Ambiental e Sustentabilidade

Para iniciarmos o estudo dos impactos causados no ambiente e as formas de diminuição destes impactos, é preciso definir com clareza três conceitos:

1) Impacto Ambiental: qualquer mudança no meio ambiente causado por ação humana.

De acordo com a RESOLUÇÃO CONAMA N° 001/86, que foi criada considerando a necessidade de se estabelecerem as definições, as responsabilidades, os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental, em seu artigo 1º, é apresentado o seguinte texto: "considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II - as atividades sociais e econômicas; III - a biota; IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais”.

2) Lixo: tudo o que é inútil e é descartado.

3) Sustentabilidade: capacidade do ser humano de utilizar os recursos naturais de uma maneira que não diminuam drasticamente, correndo o risco de acabarem em curto, médio ou longo prazo.

Agora que estes conceitos estão bem definidos, é importante responder a uma pergunta fundamental para a discussão deste assunto:

Você que está lendo este texto, causou algum impacto ambiental hoje?

Se sua resposta foi SIM, este texto busca lhe apresentar formas de diminuir drasticamente este impacto, e o fato de você ter consciência de que causa impacto já é um grande começo.

Mas, se você respondeu NÃO, tenho algumas informações para lhe apresentar sobre o seu dia-a-dia. Você sabia que:

  1. Se ficar deitado o dia inteiro expira 500 litros de CO2 na atmosfera?
  2. Para o preparo de seu café da manhã e a limpeza do que utilizou são gastos 10 litros de água potável?
  3. Para o seu transporte de casa para o trabalho (carro, ônibus, moto...) e também em seu retorno, para cada 1 km rodado são consumidos 0,9 kWh de energia pela queima do combustível utilizado e eliminados 0,16 Kg de resíduos?
  4. Em seu trabalho, além de consumir energia elétrica, você gera em média 7 Kg de resíduos por dia?
  5. Na hora do almoço, para produzir seus alimentos foram gastos adubo, água e fertilizantes? Para o transporte destes produtos, mais combustível foi queimado? Para armazenar o alimento foram produzidas caixas e geladeiras? Para preparar cada 1 Kg de comida são gastos 0,8 kWh de energia e mais 10 litros de água?
  6. Ao ir ao banheiro, são gastos 9 litros de água potável em média? (e ainda temos que multiplicar pelo número de vezes que vai ao dia).
  7. Ao jantar, a bebida gelada e o gasto para esquentar comida no micro-ondas consomem mais 0,5 kWh?
  8. Para escovar os dentes e dar a última descarga, mais 15 litros de água potável são utilizados?

Pois é, não dá para viver sem causar impacto ao meio ambiente. Este impacto pode ser pequeno, médio ou grande, mas ele sempre ocorrerá. Mas o importante é TERMOS A CERTEZA DE QUE SEMPRE PODEMOS REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL.