Unidade 2: A crise socioambiental - recursos naturais e conservação da biodiversidade

5. Principais ameaças à natureza

É preciso que os líderes políticos e, sobretudo, a população mundial entenda que a diversidade biológica gera mais retorno econômico, social e humano quando ela está protegida do que quando é destruída. O Homem precisa compreender que conservar e desacelerar a perda de espécies e de comunidades biológicas é fundamental para o seu próprio bem-estar e que benefícios alcançados a curto prazo, em detrimento da natureza, podem acarretar malefícios irreversíveis, como a destruição de uma nascente para a construção de um condomínio residencial. 

Para que a conservação da natureza faça parte dos programas de governo dos políticos, é preciso que ela escolha candidatos ambientalmente ativos, que não priorizem o lucro imediato em detrimento da natureza. Juntamente a isso, se almejamos que a sociedade trabalhe conjuntamente em função da conservação ambiental, é preciso levar as teorias da biologia da conservação para sala de aula. Os educadores, principalmente aqueles que ministram disciplinas de Ciências e Biologia, devem ser mais ativos em sala de aula e nos próprios atos do dia-a-dia. A partir disso, será possível formar pessoas politicamente ativas e formadoras de opinião que convençam o maior número de pessoas a conservar o meio ambiente.