Unidade 2: A crise socioambiental - recursos naturais e conservação da biodiversidade
2. O que são recursos naturais?
A World Trade Organization (2010) define recursos naturais como todas as reservas de materiais que existem na natureza e que são escassos e economicamente aproveitáveis na produção ou consumo, tanto em seu estado não processado, quanto após processamento mínimo. No entanto, existem classificações mais amplas para o conceito de recursos naturais, como a de Bharucha (2005), que os definem como todos os recursos oferecidos pela natureza que são necessários à vida na Terra.
Desta forma, os recursos naturais englobam a água, o ar, o solo, os minerais, a energia solar, a atmosfera, os animais e vegetais que a espécie humana e outras espécies necessitam para sua sobrevivência. Fica claro também que os recursos naturais são vitais para a manutenção da biodiversidade na Terra.
Podemos ainda, classificá-los em recursos renováveis e não renováveis. Os recursos renováveis são aqueles relacionados aos ciclos naturais, como é o caso das águas e dos recursos biológicos vivos e embora sejam renováveis, não são ilimitados. Já os recursos não renováveis foram formados na litosfera há milhões de anos e, uma vez utilizados, são transformados em formas não aproveitáveis; estes incluem os combustíveis fósseis e minérios.