Unidade 1: Introdução à Educação Ambiental
Provavelmente, você está habituado com a ideia de que vivemos num mundo em crise. Basta abrir um jornal, assistir a um noticiário ou fazer uma busca na internet para se deparar com uma infinidade de resultados para os termos “crise energética”, “crise hídrica” e “crise socioambiental”. No entanto, a compreensão de que precisamos encontrar novas maneiras para nos relacionarmos com o meio ambiente, é relativamente recente, tendo sido construída a partir de meados do século XX.
O aumento do interesse pelas questões ambientais e os recentes avanços tecnológicos e científicos possibilitaram um maior conhecimento sobre os problemas ambientais da atualidade, contudo, a detenção destes conhecimentos não foi suficiente para deter a degradação ambiental em curso.
Esta observação frustrou as expectativas de uma corrente ideológica que confiava que a maior parte dos problemas ecológicos poderia ser resolvida pela própria comunidade científica à medida que novas tecnologias foram desenvolvidas para sanar os problemas gerados por processos tecnológicos que lhes precederam. A mesma observação deu início a outra corrente de pensamento que entende que a superação destes problemas só se fará por meio de mudanças profundas na concepção de mundo, de meio ambiente, de bem-estar e consumo, tendo por base o estabelecimento de novos valores pela sociedade.
Assim, a questão ambiental nos desafia a buscar novas formas de pensar e agir, procurando novos caminhos e modelos de produção de bens que supram às necessidades humanas e que garantam a sustentabilidade ecológica, diminuindo, ainda, a desigualdade social. Dentro desta perspectiva, a Educação Ambiental (EA) desempenha um importante papel na reformulação dos valores e na formação crítica da sociedade.
Nesta Unidade, vamos discutir os eventos e marcos legais que levaram à construção do movimento Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e na institucionalização da EA no Brasil, bem como conhecer seus conceitos e princípios, analisando diferentes correntes de pensamento dentro do tema.