VOLTAR À COLEÇÃO ISBN: 978-65-86422-78-8
Volume 1

Narrativas de professores para professores:

Produtos educacionais para o ensino na educação básica

Apresentação

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Fruto de um trabalho feito a várias mãos, mãos de profissionais que têm em comum o fato de trabalharem, seja como professores ou pesquisadores na maioria das vezes, os dois pela Educação Básica, apresentamos a todos o primeiro volume da coleção “Educação Básica em Pesquisa”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em tempos de tenebrosas e até falaciosas críticas contra a escola, a universidade e a educação em geral e, sobretudo, contra os docentes, o presente trabalho vem justamente mostrar que o professor da Educação Básica é um profissional, acima de tudo, preocupado com a aprendizagem dos seus estudantes. O que se verá aqui não é, de forma alguma, um conjunto de doutrinadores arrebanhando pupilos para disciplinar! Não! Mas, sim, profissionais que, apesar de muitos pesares como a baixa valorização profissional e social, a violência escolar cada vez mais presente e aterradora, o pouco apoio dos órgãos públicos à qualificação dos seus profissionais, a dificuldade para ter direito a licença qualificação, a falta de bolsas de estudo, a estrutura geralmente precária das escolas, as longas distâncias a serem percorridas, cotidianamente, para poder estudar, enfim, apesar das intempéries, ingressaram em um curso de Mestrado Profissional e realizaram trabalhos de pesquisa a partir dos quais criaram produtos educacionais impactantes nas salas de aulas das escolas em que atuam, como também de outras escolas, por meio da divulgação e compartilhamento de seus trabalhos. São memoriais de leitura, atividades de análise crítica, sites, planos de ensino, propostas didáticas, planilhas de custo, textos para uso em sala de aula, propostas de aulas interdisciplinares, glossários, entre outros produtos educacionais elaborados por esses professores pesquisadores, no intuito de lidar com as dificuldades e a diversidade da aprendizagem de seus alunos. Se, por ventura, essas propostas causam alguma balbúrdia no seio da universidade, certamente, trata-se de um belo e estrondoso ruído nos alicerces tradicionais, conservadores e excludentes de se fazer educação e de se pensar a escola!

O presente ebook, então, é uma coleção de narrativas de professores para professores contando, além de vivências do fazer pesquisa, as experiências pedagógicas que deram origem a seus produtos educacionais para o ensino na Educação Básica. Assim, alguns dos acadêmicos do PPGEEB, já com seus trabalhos de mestrado concluídos, juntamente com seus orientadores, são os autores dos oito capítulos que se seguem, sobre os quais faremos uma breve apresentação.

Em África, um Novo Olhar: O Ensino de História da África na Educação Básica, Patrícia da Silva Soares e Danilo Rabelo nos oferecem uma profunda reflexão sobre os caminhos que o ensino da história e cultura africanas têm seguido na educação básica brasileira. Partindo da questão “Quais são as imagens que o brasileiro possui da África hoje, em pleno século XXI?” os autores demonstram que, apesar da legislação, o ensino sobre a África ainda é marcado pelos estereótipos e desinformação. Enfatiza-se ainda que a exclusão da História Africana está intimamente ligada ao racismo, na tentativa de eliminar simbolicamente o africano da história brasileira. A partir de tais questões, os autores elaboram “uma proposta didática de História da África para alunos de Ensino Médio, que visa à desconstrução das representações estereotipadas e negativas sobre o continente africano e que se desenvolva para estimular o questionamento dos processos históricos, de compreender as diferentes construções historiográficas e as diversas visões existentes em relação a experiências vividas pela sociedade africana.”

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No capítulo seguinte, intitulado Um Novo Olhar Para o Seu Lugar: O Bairro como Lugar do Ensino de Geografia no Ciclo II do Ensino Fundamental, os pesquisadores Mariângela Azevedo e Elson Rodrigues Olanda pensam o ensino da Geografia, problematizando a relação entre o conceito de lugar e a possibilidade real de se fazer uma educação crítica e emancipatória na Educação Básica. Partindo do materialismo histórico, os autores pensam as visões de mundo, o ser humano e as concepções de Geografia presente em seu ensino. Neste trabalho, foi feita uma profunda análise de como os conteúdos desta disciplina abordam o conceito de lugar no Ciclo II do Ensino Fundamental e, ainda, o tipo de conhecimento que pode se originar a partir das práticas pedagógicas que sustentam esse ensino. Como produto educacional, apresentam “uma proposta didática de abordagem do conceito de lugar, tendo como conteúdo o bairro, a que compartilhamos no presente texto.”

A Invisibilidade da Cultura Cigana nos Espaços Escolares é o título do capítulo 3 da presente obra, de autoria de Maria Lucia Rodrigues e Elson Rodrigues Olanda, fruto de um trabalho de pesquisa etnográfica/participante, cuja proposta é a inserção dos costumes culturais dos ciganos ao currículo da escola campo, na qual se desenvolveu a pesquisa, na cidade de Trindade-GO. Os pesquisadores realizaram entrevistas com famílias de comunidades ciganas da cidade citada, bem como coletaram informações da escola campo, com o intuito de vislumbrar possibilidades de interlocução curricular, procurando privilegiar práticas pedagógicas com abordagem cultural plural, respeitando a diversidade e a igualdade de direitos, passando pelas áreas de História, Geografia, Português e outras. Os frutos desse trabalho são instrumentos para implementação de conteúdos da cultura cigana, tais como: texto sobre a origem dos ciganos, uma sequencia didática, propostas de aulas interdisciplinares, anexos contendo termos e expressões ciganas, o Hino, a bandeira e símbolos sagrados, todos disponibilizados para consulta. Os autores concluem que, quando ciganos e os gadjos (homem não cigano) forem reconhecidos como cidadãos pertencentes a esta sociedade que escolheram, respeitados em suas particularidades, então ambos se sentirão realmente parte da sociedade em que vivemos.

No capítulo 4, intitulado Formação do Leitor Literário: Uma Experiência para a Formação Humana e Crítica do Aluno de Ensino Médio, as autoras Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro e Célia Sebastiana Silva apresentam contribuições da leitura de poesia para a formação humana dos alunos do Ensino Médio, com base em um relato sobre uma escola estadual, no município de Goiânia, na qual foi desenvolvida a pesquisa. Ao realizarem a pesquisa, que envolveu um trabalho de intervenção em sala de aula com aplicação de questionários, produção de memoriais de leitura, com atividades de análise crítica de poemas, dentre outras atividades, as pesquisadoras criaram um site com o intuito de disponibilizar um material pedagógico a ser consultado por professores, alunos e pesquisadores. Em sala de aula, com a poesia de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, José Paulo Paes e Paulo Leminski Filho, as professoras pesquisadoras traçaram um itinerário de leitura que possibilitou ativar as sensibilidades dos estudantes e contribuir assim para sua formação humana. Poesias, relatos de alunos, vídeos, imagens, áudios, a sequencia didática desenvolvida, links, entre outros materiais utilizados, frutos desse trabalho, compõem o interessante site, produto dessa dissertação que, apesar de ter uma estrutura simples e de fácil acesso, contém rico material, profundo em seu alcance educacional, disponível para toda a comunidade envolvida com Educação Básica.

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O capítulo seguinte, de Audiney Pereira e Luzia Rodrigues Silva, intitulado O Ensino de Gêneros Retóricos e sua Prática, propôs-se a investigar que fatores contribuem para a ampliação das competências discursivas dos alunos de Ensino Médio. Os procedimentos de intervenção em sala de aula, mediante o uso de sequências didáticas, além do site que compõe a pesquisa, foram fundamentais para a caracterização do produto educacional oriundo do trabalho de Audiney Pereira. A intervenção pedagógica, característica dos Mestrados Profissionais, tinha por objetivo atuar pedagogicamente na ampliação da competência discursiva dos falantes. Dessa intervenção, nasce o produto educacional da pesquisa, que se constitui em um site contendo as sequências didáticas descritas em intervenções ou módulos, disponíveis de forma gratuita. Dessa maneira, a pesquisa empreendida por Audiney Pereira estabelece uma clareza fundamental acerca do “saber dizer” dos alunos do Ensino Médio, ilustrando sua competência discursiva e o modo de agenciamento das diversas posições discursivo-ideológicas presentes nos gêneros retóricos diversos trabalhados em sala de aula.

Já o capítulo 6, Olhares sobre a Literatura Infantil: Uma Análise Literária e Sequência Didática, de Dayane Costa, incide sobre a importância do riso e do humor, presente na literatura infantil, em relação ao contato com a leitura literária, às possibilidades lúdicas, de fantasia e construção do perfil crítico dos leitores infantis. A pesquisa se deu numa escola municipal de Goiânia e envolveu turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, nas quais se propôs identificar como o olhar perspicaz das crianças podem ser afetados por obras literárias que abarquem o humor e o riso como efeitos de sentido das obras e indicadores do desenvolvimento do senso crítico desses alunos. O produto educacional da pesquisadora corresponde a um projeto de leitura literária, com o objetivo de iluminar outras práticas no âmbito da Educação Básica. Além das sequências didáticas criadas pela professora pesquisadora, há também análises de obras literárias, como do livro Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro, de Sylvia Orthof, dentre outros, disponíveis gratuitamente em um site.

Diante da sociedade de consumo, o que a escola pode fazer no sentido de preparar o aluno para não se deixar seduzir pelo consumismo e sua promessa de felicidade? No capítulo 7, Planilha de Custos para Atividades Pedagógicas: Orientações para a Valoração do Ensino, as pesquisadoras Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira e Gene Maria Vieira Lyra-Silva, nos apresentam um produto educacional voltado para aqueles que trabalham na escola, compreendo em uma planilha de custos visando “uma discussão sobre educação financeira na perspectiva de uma administração voltada para a valoração das atividades pedagógicas”. Não se tratando apenas de pensar questões da gestão escolar, a planilha apresentada pelas autoras vai ao encontro de todos os agentes da vida escolar (professores, servidores, educandos), com o intuito de promover uma educação financeira crítica, mostrando o sentido do gastos, fazendo “a escola a vivenciar a discussão, não na lógica do lucro, e sim, da identificação das despesas fixas e variáveis para a priorização das atividades pedagógicas a serem realizadas na escola.”

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A importância da dança na vida de alunos com deficiência intelectual é o tema da pesquisa de Gisele Bizerra da Cunha e Newton Freire Murce Filho, relatada no capítulo 8, Dança Inclusiva e Deficiência Intelectual: Um Estudo com Educandos da Rede Municipal de Ensino de Aparecida de Goiânia. Buscando encontrar as contribuições da dança para esses alunos, a pesquisa produziu uma proposta de ensino, em duas escolas municipais de ensino integral, envolvendo uma atividade prática com dança inclusiva. A proposta permitiu aos autores identificar estratégias metodológicas importantes, tais como abordagens baseadas nas inteligências múltiplas, a valorização e o respeito às diferenças individuais de cada aluno, a busca por superação das limitações, o estimulo a diferentes tipos de interação, entre outros. Com a pesquisa e o desenvolvimento do produto educacional, os pesquisadores concluem que a experiência pela qual passaram os alunos os levaram a ter melhorias motoras, afetivas e também em aspectos sociais, melhorando o conhecimento sobre si mesmos e do meio.

Desejamos a todos uma ótima leitura e esperamos que as vivên-cias aqui narradas sejam experienciadas pelos leitores e, sobretudo, usadas como inspiração para suas práticas pedagógicas e de pesquisa. Com isso, de certa forma, poderemos compartilhar a responsabilidade pela aprendizagem de nossos alunos e pela qualidade da educação rea-lizada em nosso país, de professor para professor.

Goiânia-GO, fevereiro de 2019.
Marquinhos, Evandson e Elisandra.