1.3- Surgimento do colégio militar em Goiás
Os Colégios da Polícia Militar de Goiás (CPMG) existem desde 1976, com a Lei n.º 8.125, de 18 de julho. Em 19 de novembro de 1998, a Portaria n.º 604 criou o primeiro Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CPMG), que começou a funcionar efetivamente no ano de 1999, no prédio da Academia da Polícia Militar, em Goiânia. Esse colégio foi o único criado exclusivamente para ser militar desde o início, com funcionamento em um prédio construído com recursos da Segurança Pública de Goiás, mas ele não existe mais.
Inicialmente, foi nomeado como Colégio Militar Coronel Cícero Bueno Brandão, para atender a mais de 400 alunos. Após seis meses, passou a funcionar junto às instalações do Colégio Estadual Vasco dos Reis, no setor Sul da cidade de Goiânia. Em 2000, se tornou CMPG Vasco dos Reis, incorporando os alunos da unidade do Colégio Estadual Vasco dos Reis. Passados sete anos, em 2007, outra unidade dos CEPMG foi criada, no Setor Oeste da capital goiana, o CPMG Polivalente Modelo Vasco dos Reis.
O CPMG Polivalente Modelo Vasco dos Reis foi resultado da junção dos colégios estaduais Vasco dos Reis e do Colégio Estadual Polivalente Modelo de Goiânia. A partir de então, vários colégios foram militarizados a partir de projetos de militarização apresentados e aprovados na Assembleia Legislativa de Goiás, até chegarmos aos números atuais. Percebemos, assim, um importante fato: o único colégio efetivamente criado para ser militar não existe mais. Hoje, todas as instituições escolares que estão sob o comando da Polícia Militar foram militarizadas, ou seja, existiam sob o comando da Secretaria Estadual de Educação e tiveram a gestão transferida à Polícia Militar do estado. O primeiro colégio militar do estado sob o comando da Polícia Militar surgiu em Goiânia e, em 2022, a capital possui 7 unidades já militarizadas, conforme mapa a seguir, e ainda possui outras duas unidades em fase de implantação, localizadas na região leste da capital, que já tem duas escolas estaduais militarizadas.