Resumo
RABELO, Jocelane Batista. Material informativo: projetos de militarização de escolas públicas em Goiás. 2023. 29 fls. Produto Educacional (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.
Este produto educacional trata-se de um material didático e informativo sobre os projetos de militarizações de escolas públicas da rede estadual, na cidade de Goiânia, desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, cuja dissertação é “ Projetos de militarização de escolas públicas no estado de Goiás: um olhar sobre a cidade de Goiânia”. Numa militarização de qualquer escola pública, os mais afetados são os estudantes, visto que terão a rotina completamente alterada por novas regras, fardamento, contribuições, materiais, entre outras mudanças. Junto a eles, somam-se os professores e funcionários da instituição, que nem sempre são informados ou participam da militarização, tornando-se alienados nesse processo. Por isso, se faz necessário um material específico que dê conta de mostrar o trâmite da militarização, os responsáveis, as mudanças, aquilo que não pode ser modificado, entre outros, tanto para os estudantes, professores e responsáveis como a quem mais possa interessar. O número de escolas militares em Goiás é considerável e a militarização é algo recorrente na rede estadual de educação. A escola militarizada não é uma nova escola que foi construída, e sim uma escola com estudantes e servidores já existentes. O material resultante em produto foi dividido em itens objetivos, com uma linguagem clara. São eles: apresentação; introdução; o que é um CPMG; surgimento do colégio militar em Goiás; os projetos de militarização dos colégios estaduais de Goiás; diferenças entre CPMGs e colégios militares do Exército; quem são os alunos dos Colégios da Polícia Militar de Goiás; o ingresso nos Colégios da Polícia Militar em Goiás; as principais diferenças entre os CPMGs e demais colégios estaduais de Goiás; o fardamento; a mensalidade; semelhanças entre os CPMGs e colégios estaduais comandados por professores; e, por fim, referências. Jovens e até crianças possuem opiniões que devem ser levadas em conta quando o assunto é a própria vida escolar deles. Desse modo, esse material propicia o acesso a informações e formação dos posicionamentos e das opiniões, a partir do diálogo, dos estudo e das trocas..
Palavras-chave: Militarização. Escola pública. Formação.
RABELO, Jocelane Batista. Informative Material: militarization projects of public school in Goiás. 2023. 29 fls. Produto Educacional (Master Degree in Basic Education Teaching) – Postgraduate Program in Basic Education Teaching, Teaching and Research Applied in Education Center, Federal University of Goiás, Goiânia, GO, 2023.
ABSTRACT
This educational product is a didactic and informative material about the militarization projects of public schools of the state network, in the city of Goiânia, developed during the Professional Master's Degree in Teaching in Basic Education of the Stricto Sensu Graduate Program of CEPAE/UFG, whose dissertation is “Projects of militarization of public schools in the state of Goiás: a look at the city of Goiânia”. In a militarization of any public school, the most affected are the students, since their routine will be completely altered by new rules, uniforms, contributions, materials, among other changes. Together with them, there are the professors and employees of the institution, who are not always informed or participate in the militarization, becoming alienated in this process. Therefore, it is necessary to have specific material capable of showing the process of militarization, those responsible, the changes, what cannot be changed, among others, both for students, teachers and guardians, as well as for anyone else who may be interested. The number of military schools in Goiás is considerable and militarization is something recurrent in the state education network. The militarized school is not a new school that was built, but a school with existing students and servants. The material resulting in a product was divided into objective items, with a clear language. They are: presentation; introduction; what is a CPMG; emergence of the military college in Goiás; the militarization projects of the state schools of Goiás; differences between CPMGs and Army military colleges; who are the students of the Colleges of the Military Police of Goiás; admission to Military Police Colleges in Goiás; the main differences between CPMGs and other state schools in Goiás; the uniform; the monthly fee; similarities between CPMGs and teacher-led state colleges; and, finally, references. Young people and even children have opinions that must be taken into account when it comes to their own school life. In this way, this material provides access to information and formation of positions and opinions, based on dialogue, study and exchanges.
Palavras-chave: Militarização. Escola pública. Formação.