Um Produto Caleidoscópico
p.01O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do CEPAE/UFG, como Mestrado Profissional que é, tem promovido uma safra fecunda de Produtos Educacionais de qualidade pedagógica, pertinência e impactos sociais relevantes. Um destes produtos é o que se apresenta aqui: Memórias e leituras compartilhadas: oficinas para professores. Produto decorrente da dissertação Memória e Formação de Professores Leitores: imaginário, subjetividades e afetividades literárias, de autoria de Nadja Karoliny Lucas de Jesus Almeida.
A construção deste produto tem bases teóricas e metodológicas consistentes, garantidas por uma seleção de pensadores e teóricos da leitura, da literatura e da memória, muito bem arregimentada pela autora. Mas, sobretudo, é um produto construído com profunda sensibilidade, em geral, muito própria às pessoas que lidam com Educação, Leitura, Literatura, Memória. E que lidam com outras Pessoas.
Foi um constante e desafiador prazer, para mim, orientar essa pesquisadora – Nadja Karoliny – dotada de sentimentos de humanidade e empatia muito intensos. Muitas vezes, em nossas conversas, tinha que a resgatar do envolvimento emocional com seu objeto de pesquisa e trazê-la para o campo árduo da teoria e da metodologia. Mas não tenho dúvida de que seu trabalho alcançou o vigor, a sensibilidade e a qualidade que tem em virtude desse sentimento de humanidade.
Reunir Leitura, Literatura e Memória em uma pesquisa não é pouca coisa: todos esses objetos de investigação “falam” muito de nós, seres humanos, e, como nós, são multifacetados, complexos, intrigantes e instigantes. Características que estão abundantes nos ensaios das professoras que se dispuseram a construir suas memórias, matéria constante deste Produto Educacional.
As oficinas propostas pela pesquisadora constituem um caleidoscópio muito bem representado nos ensaios memorialísticos produzidos pelas professoras participantes deste projeto. O caminho delineado parece ser o mesmo, mas a maneira de interpretá-lo, de percorrê-lo, assume tão variadas formas que, a cada movimento, uma profusão de sentidos explode na escrita que cada uma dessas professoras faz de si. E esses sentidos serão muitos outros para os outros leitores...
Valeu a pena, Nadja Karoliny, caminhar com você na construção deste produto que não cabe em uma sequência didática ou em uma oficina, que não cabe nem em uma dissertação, porque é Arte, é Literatura, é Memória, enfim, é vida pulsante. De tudo isso a Escola anda precisando muito.
Goiânia, 18 de setembro de 2020.
Ilse Leone B. C. de Oliveira