APRESENTAÇÃO

p.01 próxima página

Esse material tem como objetivo proporcionar pressupostos para formação para atuação em Programas de Esporte Educacional. Estudos apontam que o Esporte Educacional tem realizado seu propósito de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, a partir de 06 anos de idade, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Apontam também que os programas de Esporte Educacional podem melhorar sua atuação considerando-se a inclusão de grupos por anos invisibilizados na prática dos esportes, como as pessoas com deficiência, as meninas, entre outros. Assim, por meio da discussão, da inclusão, propomos um novo olhar para o Esporte Educacional, com foco na diversidade humana e nas diferentes formas de aprendizagem.

Essa proposta trata da qualificação integral dos professores de Educação Física, dentro das diretrizes do Esporte Educacional e Inclusivo, e foi elaborada considerando-se a necessidade do Ministério da Cidadania, expressa no processo no. 71000.049741/2020-99, e em duas avaliações do Programa de Esporte Educacional, que apontam para a necessidade de ampliação da formação para inclusão.

Com isso, esse material faz parte de um produto que propõe a oferta contínua de capacitação, por meio de curso a distância de caráter autoinstrucional, para processo de implementação e transposição de uma prática pedagógica capaz de maximizar o acesso de crianças e adolescentes ao Esporte Educacional.

Buscando oferecer maior qualificação de professores de Educação Física, esse material tem como objetivos de aprendizagem específicos:

página anterior p.02

Entre os professores de Educação Física, buscaremos alcançar principalmente os que atuam no desenvolvimento das atividades correlatas aos programas e projetos desenvolvidos no âmbito da SNELIS e interessados que almejam conhecer um pouco mais sobre programas educacionais, incluindo Coordenadores Gerais; Coordenadores Pedagógicos; Coordenadores de Núcleo; Professores de Educação Física; Monitores e público interessado.

Apresentamos quatro diferentes capítulos. O primeiro traz os Pressupostos Básicos do Esporte Educacional Inclusivo e tem como objetivos discutir os princípios, o aprimoramento pedagógico e compreender o contexto de gestão participativa da política de Esporte Educacional. Entre os conteúdos trabalhados temos: Conceitos e Papel Social do Esporte Educacional; Planejamento e Fundamentos Pedagógicos do Esporte Educacional; Modalidades do Esporte Educacional; Eventos Esportivos Escolares e Esporte Educacional.

O segundo capítulo aborda questões sobre “Esporte para Cidadania e Qualidade de Vida”. Os objetivos foram de contribuir com a disseminação dos conhecimentos das políticas de esporte educacional, como elementos de transformação social, integrando ações sociais e discutindo elementos que possam orientar reflexões de aprofundamento sobre o tema do esporte educacional junto à comunidade. Buscamos também trazer elementos para que o professor possa atuar em Programa Educacional e desenvolver atividades de forma correta, adequada e condizente com suas respectivas atribuições, proporcionando uma entrega dos serviços ofertados aos beneficiados pela política pública de esporte e lazer, com excelência e qualidade. Para isso, discutimos os conteúdos: Educação Sistêmica: Pedagogia Sistêmica; Princípios da Escola Inclusiva; Liderança e Comunicação; Escuta Sensível; Higiene e Saúde Pública.

No terceiro capítulo é apresentado o “Respeito à Diversidade e Inclusão no Esporte Educacional”. Tem como objetivo proporcionar discussões sobre a diversidade de públicos e o poder do esporte nesse espaço, buscando tornar os professores mais aptos e conscientes de sua importância no papel que irão desempenhar junto aos núcleos implementados e preparados para lidarem com o público atendido nos programas ofertados. Os conteúdos são: Diversidade na Escola; Antidopagem (ABCD) e Ações de Redução da Demanda de Drogas; Meninas no Esporte; Acessibilidade e 1nclusão; Capacitismo.

E o quarto capítulo busca trazer “Propostas Inovadoras de Atuação Inclusiva”. O objetivo foi fazer discussões para conscientizar os participantes da sua contribuição no processo de construção de caminhos para as ações que serão realizadas, e mobilizar a participação eficiente e criativa do público no contexto social. Foram planejados como conteúdos: Valores do Esporte Inclusão; Valores Olímpicos e Paralímpicos; Estudo de Bibliografia Voltada ao Esporte Educacional para Estimular a Produção de Conteúdos e Propostas Voltadas ao Esporte Educacional.

Bons Estudos!