Referencial Teórico

p.59

ANVERSA, A.L.B.; BISCONSINI, C.R.; RETAMAL, F.C.; KRAVCHYCHYN, C.; STAREPRAVO, F.A.; OLIVEIRA, A.A.B. de; O papel do planejamento pedagógico participativo no desenvolvimento do “Programa Segundo Tempo”. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v.16, n.02, p.111-120, 2017. ISSN; 1981-4313.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 10 fev. 2021.

BRASIL. Política Nacional do Esporte. Ministério do Esporte. Brasília. 2005. Disponível em: http://arquivo.esporte.gov.br/index.php/contato/83-ministerio-do-esporte/institucional/o-ministerio/sala-de-imprensa2/21849-politica-nacional-do-esporte. Acesso em 13 fev. 2021.

CIDADE, Ruth Eugênia. Inclusão, Deficiência e Valores Paraolímpicos. OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de; PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis (orgs.). Recreio nas férias e os valores olímpicos. Maringá: Eduem, 2010.

DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana et al. Visibilidade do esporte e atleta paraolímpico [Ebook]. Coleção Inclusão. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. Disponível em https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/colecao_inclusao/livros/3/index.html. Acesso em: 06 mar. 2021.

DUPRAT, Rodrigo Mallet; BARRAGÁN, Teresa Ontañón; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Atividades Circenses. GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (orgs.). Ginástica, dança e atividades circenses. 2. ed. – Maringá: Eduem, 2017. v. 3 (232 p.).

FERREIRA, Amanda Cristina de Moura. Influência de um programa de esporte educacional com base no atletismo sobre o desenvolvimento motor e social de crianças de 8 a 11 anos de idade. Dissertação de (Mestrado)- Universidade Estadual de Maringá. 2014.

FRANCO, Laércio Claro Pereira; CAVASINI, Rodrigo; DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais de aventura. GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (orgs.). Ginástica, dança e atividades circenses. 2. ed. Maringá: Eduem, 2017. v. 3 (232 p.).

KIOURANIS, Taiza Daniela Seron. Dança. GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (orgs.),Ginástica, dança e atividades circenses. 2. ed. – Maringá: Eduem, 2017. v. 3 (232 p.).

KRAVCHYCHYN, Claudio. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: histórico, estado da arte e contribuições do programa segundo tempo / Claudio Kravchychyn. -- Maringá, 2014. 177 f.

LIMA, Marlini Dorneles de; OLIVEIRA, Adriana Lopes de; DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana Dalla Déa. Endless: um processo criativo e a construção de emergentes poéticas da diferença. Revista Mosaico. 4ª ed., 2018. Disponível em . Acesso em: 20 de fev. 2021.

MIRON, Edison Martins. Da pedagogia do jogo ao voleibol sentado: possibilidades inclusivas na Educação Física Escolar. Tese (Doutorado)-Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2011.

MOTA, David Xavier. O significado do esporte em um projeto de esporte educacional da periferia de Fortaleza / David Xavier Mota. – 2017. 61 f. : il. color. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Educação Física e Esportes, Curso de Educação Física, Fortaleza, 2017.

QUINTILIO, Natalia Kohatsu. Das vivências às experiências significativas: os valores olímpicos como mobilizadores das habilidades socioemocionais por meio do esporte educacional 25/10/2019 173 f. Tese (Doutorado em Educação Física e Esporte)- Universidade de São Paulo, São Paulo, Biblioteca Depositária: EEFE-USP

RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Ginástica. GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (orgs.). Ginástica, dança e atividades circenses. 2. ed. – Maringá: Eduem, 2017. v. 3 (232 p.).

RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina; PAES, Roberto Rodrigues. O esporte coletivo no contexto dos projetos esportivos de inclusão social: contribuições a partir do referencial técnicotático e sócio-educativo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 320618, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/16770/14611. Acesso em: 07 mar. 2021.

RUFINO, L. G. B., DARIDO, S. C. (2012). Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 26(2), 283-300. Disponível em https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45899 . Acesso em: 04 mar. 2021

SALLES, Helena da Motta Gestão democrática e participativa / Helena da Motta Salles. – 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012. 108p. : il.

TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação Revista UFSM, 2019. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/287358022.pdf , Acesso em 04 mar. 2021.

TUBINO, Manoel José Gomes. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.

UHLE, Eduardo Roberto. Gestão em pedagogia do esporte: um estudo de caso em projeto social esportivo. 2019. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

VANUCCI, Luis Henrique Torquato. Estratégias para captação de recursos em organizações que trabalham com esporte educacional. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física e Esporte)–Universidade de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: EEFE-USP.