Esporte Educacional

Módulo 4

MÓDULO 4

Módulo 4
4.3 Projeto de Esporte Educacional

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Toda prática esportiva, como qualquer relação humana, carrega em si um componente educacional. Porém, para promover o desenvolvimento positivo em jovens é preciso que o programa esportivo esteja estruturado de forma a atingir esses objetivos, com intencionalidade, sentido e significado (UHLE, 2019, p. 06).

TOME NOTA

As muitas discussões apresentadas nos quatro módulos desse material têm como objetivo repensar as ações já realizadas nos projetos de Esporte Educacional e que o professor ou gestor seja capaz de elaborar um projeto coerente com os objetivos do Esporte Educacional. Em muitos momentos utilizamos os termos projetos e programas separados por uma barra (projeto/programa), isso porque as informações contidas nesse material valem tanto para um quanto para outro. Entendemos “programa” como dois ou mais projetos realizados com mesmo objetivo ou em um mesmo espaço e tempo ou com outro fator que os unifique. Algumas vezes os projetos de Esporte Educacional são desenvolvidos de maneira autônoma, outras esses projetos fazem parte de um programa maior, como o Programa Segundo Tempo.

Discutimos amplamente os objetivos do Esporte Educacional durante esse material e reforçamos nesse momento alguns pontos para que fiquem bem claros para a elaboração de projetos de Esporte Educacional. Na Política Nacional do Esporte (BRASIL, 2005) o Esporte Educacional faz parte do esporte de base juntamente com a Educação Física, Esporte Educacional e Esporte Comunitário. No entanto, esse se diferencia pelos seus objetivos de desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, e pelos seus princípios educativos e de habilidades sociais como a inclusão, participação, cooperação, coeducação, corresponsabilidade, podendo ser praticado nos sistemas de ensino ou em outros espaços educativos, não tendo como objetivos a seletividade e competitividade características em outras formas de esporte, buscando o exercício da cidadania. Cada um desses objetivos, princípios e direcionamentos deve estar presente na elaboração, efetivação e avaliação dos projetos de Esporte Educacional.

4.3.1 Estudo da Bibliografia e Propostas Voltadas ao Esporte Educacional

Finalizando esse material, para que o professor e coordenadores dos programas/projetos de Esporte Educacional possam dar continuidade em suas reflexões e buscar formas de intensificar os alcances e objetivos de seu trabalho, é importante que a formação seja contínua e que além de cursos de formação estruturados que esses sejam eternos pesquisadores.

Para esse estudo indicamos que conheçam outros projetos de Esporte Educacional, refletindo sobre quais ações podemos incorporar nos nossos projetos e sobre os erros que podemos evitar que aconteçam.

Outra forma de crescimento, formação e aprendizagem é conhecer as pesquisas científicas que abordam os programas/projetos de Esporte Educacional para verificar os resultados que esses apresentam e também para conhecer formas de avaliar nossos projetos e buscar melhorá-los sempre para que se tornem Propostas Inovadoras de Atuação Inclusiva.

Os Programas/projetos de Esporte Educacional se intensificaram e ganharam políticas públicas de financiamento, multiplicando-se por todo Brasil, alguns destes são de nível federal, mas também temos em todo país projetos educacionais por meio do esporte com atuação intensa e significativa nas comunidades locais.

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TOME NOTA

Apenas para citar alguns exemplos, temos os programas do Governo Federal de democratização do acesso ao esporte, nomeadamente, o Programa Segundo Tempo, o Programa Esporte e Lazer da Cidade, o Programa Recreio nas Férias. Em âmbito estadual é possível citar o Esporte Social em São Paulo, o Programa Minas Esporte em Minas Gerais, o Programa Campeões do Futuro no Espírito Santo. Além de iniciativas privadas e da sociedade civil como é o Programa Esporte e Cidadania da Petrobras, os programas do Instituto Esporte e Educação, o Programa Educação pelo Esporte do Instituto Ayrton Senna, todos eles vinculados aos princípios do esporte educacional, com a finalidade de formação para o exercício da cidadania.(RODRIGUES, DARIDO, PAES, 2013, p.325).

Dentre os inúmeros programas/projetos esportivos que tenham o objetivo educacional, isso é, objetiva os princípios da cidadania, da diversidade, da inclusão social e da democracia, como preconizado na Política Nacional de Esporte, destacamos:

Nome Objetivo Público Dinâmica
Programa Segundo Tempo viabilizar o acesso às múltiplas vivências esportivas para crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e desenvolvimento integral, prioritariamente dos que estão em áreas de vulnerabilidade social. crianças e adolescentes de seis a 17 anos. desenvolvimento de núcleos com práticas corporais diversas, por meio da estruturação de Proposta Pedagógica Planejada, que contemplem os fundamentos do esporte educacional.
Fonte: http://esporteparatodos.esporte.gov.br/o-programa/

Muitos outros projetos estaduais, municipais e locais podem ser encontrados com objetivo do Esporte Educacional. Cada um com suas especificidades, experiências e inovações. O importante é que sigam os princípios presentes na Política Nacional de Esportes que os tornam verdadeiramente educacionais, onde chamamos atenção para o caráter inclusivo, sem objetivo de seletividade ou competição.

Para além de apresentar muito rapidamente os projetos dissemos da importância formadora para o Esporte Educacional de se conhecer as pesquisas realizadas nesse espaço.

Em uma pesquisa que realizamos para esse material no Banco de Dados de dissertações e teses da Capes, em março de 2021, ao utilizar para busca o termo “Esporte Educacional” tivemos como resultado ao todo 66 trabalhos, sendo os trabalhos defendidos de 1998 a 2019, dentre eles encontramos 14 teses de doutorado.

Ao refinarmos o resultado para os trabalhos de mestrado e doutorado dos últimos 10 anos, isso é, a partir de 2011, encontramos 50 trabalhos, isso é apenas 16 trabalhos foram realizados antes disso, o que mostra que é um tema que vem sendo tratado com maior intensidade nos últimos anos. Outro dado interessante é que apena uma das 14 teses de doutorado foi defendida antes de 2011.

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Cada um desses trabalhos apresenta grande riqueza de informações dos Programas/Projetos de Esporte Educacional, alguns com maior enfoque nas questões pedagógicas e relação professor/aluno, outros discutem a gestão/administração, outros discutem os formação de professores e outros temas variados. Entrar na plataforma de busca da Capes, conhecer os títulos buscando quais podem nos auxiliar nos projetos, entrando nos resumos para buscar quais metodologias e resultados podem fazer mudanças na nossa atuação, é certamente um processo formativo que deveria ser feito por todas os gestores e professores envolvidos nos projetos.

Apenas como exemplo das possibilidades de aquisição de conhecimento por meio desses trabalhos apresentaremos os últimos trabalhos defendidos em 2019, presentes na plataforma. Cada um dos três trabalhos estuda variáveis e ênfases diferentes, sobre: vivência pedagógica no projeto de Esporte Educacional (QUINTILIO, 2019), captação de recursos para os projetos (VANUCCI, 2019) e gestão em pedagogia do esporte (UHLE, 2019).

Muito teríamos a discutir nesse material sobre as muitas reflexões e discussões que poderíamos ter sobre Esporte Educacional. Sem dúvidas, os Projetos e Programas nesse material discutidos podem auxiliar, por meio do esporte para formação de crianças e adolescentes mais críticos, atuantes, cidadãos, cooperativos, responsáveis e inclusivos, com práticas não seletivas e hipercompetitivas, para uma sociedade mais justa e humana.

DICA

Entrar na plataforma de busca da Capes, conhecer os títulos buscando quais podem nos auxiliar nos projetos, entrando nos resumos para buscar quais metodologias e resultados, podem fazer mudanças na nossa atuação, é certamente um processo formativo que deveria ser feito por todas os gestores e professores envolvidos nos projetos.