Esporte Educacional

Módulo 4

MÓDULO 4

Módulo 4
Introdução

p.48
A inovação é entendida sob quatro perspectivas: como algo positivo a priori, como sinônimo de mudança e reforma educacional, como modificação de propostas curriculares e como alteração de práticas educacionais costumeiras em um grupo social (TAVARES, 2019, P.1).

A necessidade de propostas com atuação inclusiva que considere o Esporte Educacional para todos vem sendo colocada desde o início desse material. Trouxemos diversos autores que mostram que a inclusão, apesar de ser prevista na Constituição Brasileira e em outras diversas legislações, inclusive no Esporte Educacional, ainda não é uma realidade.

Trouxemos exemplos de práticas pedagógicas que podem efetivar a atuação inclusiva e inovadora nas aulas de esporte, como com escuta sensível, por meio do desenho universal, buscando o trabalho colaborativo, com criatividade, materiais alternativos e participação dos alunos na discussão de regras, com ênfase na cooperação e uso cuidadoso da competição, entre outras.