p.21 próxima página
O esporte deve ser compreendido como um fenômeno sociocultural que encontra na contemporaneidade um momento de valorização, manifestando-se em diversos cenários, envolvendo diferentes personagens, que lhe designam variados significados.(GALATTI et al, 2018).

Apresentamos no capítulo 1 os muitos significados do esporte durante a história da Educação Física. As ênfases e pesos dados ao esporte na busca de um corpo saudável, robusto, produtivo, dócil, ativo, forte, educado, midiático, belo, perfeito, entre outros corpos, envolveram seus praticantes e os professores de Educação Física em objetivos específicos. Essas ênfases são transmitidas para as crianças e adolescentes, que elaboram o significado da prática esportiva de formas diferenciadas, também influenciados pela percepção pessoal direcionada pelas suas vivências bio-psico-social-política. A percepção do significado do esporte é ainda mais complexa considerando a influência da mídia e dos grandes eventos esportivos.

Escrevendo esse texto perguntei à minha filha adolescente, que tem deficiência intelectual, o que é esporte. Primeiro ela disse futebol. Aí perguntei novamente: o que mais é esporte? Ela disse: amarelinha. Conversando mais, ela disse que esporte é o futebol lá da televisão, mas também é a amarelinha que brincamos em casa no dia anterior. Ela mostrou entender as múltiplas dimensões do esporte.

Para Barbanti (2006):

“Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos” (p.57).

O mesmo autor diferencia esporte de recreação e diz que recreação é, por exemplo, “correr com os amigos sábado de manhã” (p.58). Apesar de uma definição aparentemente dura e precisa, Barbanti (2006, p.58) no último parágrafo, mostra a complexidade dessa definição, dizendo que cabe discordância nessa definição, que o “esporte é um fenômeno cultural e social que influencia e sofre influência da sociedade e muitas vezes seus problemas são os mesmos da própria sociedade”.Cada vez mais o esporte se torna parte do nosso mundo social.

Tubino (1999) também busca o conceito de esporte e diz que já no século XIV o termo esporte ou desporto era utilizado por marinheiros e queria dizer sair do porto para fazer uma atividade de lazer ligadas à habilidades físicas. O autor vai mostrando as diferentes ênfases do esporte nas diferentes sociedades e tempos. Diz que o esporte moderno apresenta uma perspectiva pedagógica, que posteriormente passa a ser relacionado com rendimento, e que passa também por uma tendência política e ideológica, na década de 30, com Hitler. Tubino diz de um novo conceito que aborda o esporte escolar, o esporte do homem comum e como direito de todos, chegando às três dimensões do esporte: esporte-educação, esporte-participação e esporte-rendimento.

TOME NOTA

O trato com o esporte nos projetos sociais é, de forma recorrente, usado como bandeira de transformação social, com forte apelo político na medida em que esporte e educação são popularmente associados (MACHADO, GALATTI, PAES, 2015, p. 415).

página anterior p.22

Outras relações do esporte também influenciam em seu conceito, como a relação com a saúde e qualidade de vida. Entendendo a saúde e qualidade de vida de maneira ampliada é possível relações destas com o esporte em suas diferentes dimensões. Silva et al (2011) trazem a relação da qualidade de vida com as atividades recreativas, entendendo-a na relação com as condições de vida, democracia, desenvolvimento e direitos humanos.

Podemos ressaltar como indicador de qualidade de vida, além do lazer, um conceito ampliado de saúde, que procura avançar a estrutura histórica restrita à prevenção primária e caminha para o desenvolvimento do ser humano em sua plenitude – considerando o seu saber popular, o seu bem estar e a sua realização em diferentes aspectos (sociais, educacionais, profissionais, culturais, políticos, etc) (SILVA et al, 2011, p.44).

Silva et al (2011) realizaram uma pesquisa com adolescentes sobre a percepção deles da relação participação esportiva e qualidade de vida, verificaram que os pesquisados relacionam qualidade de vida com vida ativa e assim o esporte seria uma forma de mantê-la. No entanto, a maioria também relaciona o esporte à elementos sociais e existenciais como: ter mais confiança em si mesmo; se divertir; aprender com seus colegas; observar melhor seu colega e compreendê-lo melhor; participar de um grupo e equipe; respeitar mais o seu colega; ficar menos agressivo, violentos; liderar a equipe; cooperar com o outro; fazer lazer; se libertar das tensões do cotidiano; sentir mais vontade de competir contra o outro; ser uma pessoa independente, capaz de defender seus pontos de vista; ser e agir com perseverança; repetir jogadas sempre garantem bons resultados.

A relação do esporte com cidadania é apresentada neste material em diversos momentos.

O desporto, funciona como um pólo que realça os valores da cidadania e do trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que combate frontalmente fenômenos destrutivos que caracterizam a nossa sociedade, tais como droga, violência e criminalidade (BENTO, 2004, p.55).