Lieselotte Hoeschl Ornellas

p.05

Lieselotte Hoeschl Ornellas nasceu em 23 de setembro de 1917, na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina. Filha de imigrantes alemães, com mãe dona de casa e pai comerciário, Lieselotte tinha uma família numerosa, com cinco irmãos. Sempre foi muito dedicada aos estudos e, aos 18 anos, ingressou na Escola de Enfermagem Anna Nery na Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluindo em 1939 o curso de Enfermagem.

A motivação para se tornar enfermeira veio após a leitura da biografia de Florence Nightingale, enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento de feridos na Guerra da Crimeia, e da crença de que a enfermagem era a melhor forma de ajudar o próximo. Após a conclusão do curso, a enfermeira Lieselotte interessou-se em trabalhar com os índios de Goiás. Entretanto, após um surto de febre tifoide em Santa Catarina, a jovem retornou ao Rio de Janeiro para cursar Administração de Enfermagem com a motivação de voltar para sua cidade natal e trabalhar em Saúde Pública.

Porém, apesar disso, surgiu uma oportunidade de uma bolsa de estudos para o curso de Nutrição na Argentina, na época em que a profissão de nutricionista estava começando a surgir no Brasil. Lieselotte pós-graduou-se nos Estados Unidos e na Inglaterra e escreveu diversos livros considerados referências nos estudos de nutrição. É considerada uma grande pioneira da Nutrição no Brasil.

A cientista recebeu várias homenagens, como o Prêmio Lieselotte Ornellas, que homenageia nutricionistas que contribuíram com o desenvolvimento da Nutrição e com a promoção e o reconhecimento social da categoria.

Após anos de estudo e incontáveis contribuições para as áreas de Enfermagem e Nutrição, Lieselotte é considerada uma pioneira e figura de suma importância na área. O contexto da história de vida de Lieselotte é o de surgimento de várias profissões consideradas “apropriadas” à mulher por se constituírem extensão de seu papel de cuidadora e dona de casa. Contudo, Lieselotte demonstrou profissionalismo e determinação e sua atuação exemplar contribuiu para o desenvolvimento das áreas de enfermagem e nutrição.

Lieselotte Ornellas. Imagem adaptada de: Acervo Arquivo Nacional.