Apresentação e orientações gerais

p.01 próxima página

Seja bem-vindo(a) ao curso de formação de tutores da Rede ASA!

A Rede de Apoio ao Sucesso Acadêmico (Rede ASA) é parte do Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico (SISSA), desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás a partir do Projeto de P&D “Inteligência Artificial para auxílio de ações que visam à redução da evasão no Ensino Superior” e financiado pelo Ministério da Educação.

Para iniciar a nossa conversa, gostaríamos de agradecer o seu interesse e a sua disposição para participar desta iniciativa.

No primeiro módulo, vamos conhecer como a Formação Inicial dos Tutores da Rede ASA foi concebida, quais os módulos instrucionais fazem parte da formação e como ela será operacionalizada.

Concepção

A concepção da Formação de Tutores da Rede ASA teve como norteador principal o objetivo de proporcionar a formação inicial necessária para o exercício da função de tutor(a) no contexto do projeto, ou seja, com foco na redução da evasão estudantil no Ensino Superior.

Para tanto, definimos quatro objetivos específicos a serem alcançados durante a formação:

  1. Conhecer o projeto no qual a Tutoria da Rede ASA atuará e o contexto no qual o projeto está inserido.
  2. Compreender a atuação da Tutoria da Rede ASA, bem como dos demais profissionais envolvidos no projeto.
  3. Desenvolver competências técnicas e comportamentais relacionadas às principais características e aos direcionamentos da atuação da Tutoria da Rede ASA.
  4. Utilizar processos e ferramentas de análise de dados e organização das atividades que podem ser aplicados na Tutoria da Rede ASA.

Alcançando os objetivos definidos, entendemos que, ao final da formação, os participantes serão capazes de:

  1. Reconhecer o contexto no qual o projeto está inserido.
  2. Descrever as principais características do projeto.
  3. Explicar a atuação da Tutoria da Rede ASA.
  4. Relacionar a atuação da Tutoria da Rede ASA com os demais profissionais envolvidos.
  5. Implementar em sua atuação as características e os direcionamentos da atuação da Tutoria.
  6. Selecionar práticas adequadas para o acolhimento dos alunos.
  7. Implementar processos de trabalho voltados aos resultados esperados da Tutoria da Rede ASA.
  8. Analisar informações das turmas e dos estudantes para orientar a atuação na Tutoria.
  9. Utilizar ferramentas de planejamento e de organização que darão suporte para a atuação na Tutoria da Rede ASA.

Ainda que o público-alvo da formação sejam os tutores selecionados para atuar na Rede ASA, teremos mais dois convidados especiais: os participantes do processo seletivo para a tutoria que compõem o cadastro reserva do projeto e os supervisores locais, que são docentes da Universidade e acompanharão localmente o trabalho desenvolvido pela tutoria.

A formação tem carga horária de 40 horas/aula, cujos critérios para certificação serão apresentados no último tópico deste módulo.

página anterior p.02 próxima página

Módulos instrucionais

Uma vez entendidos os objetivos da nossa Formação Inicial, você deve estar imaginando:

?

Quais conteúdos vamos abordar para desenvolver as nove
competências que acabamos de conhecer?

Para garantir o alcance dos nossos objetivos e, consequentemente, o desenvolvimento das competências que estamos buscando, o conteúdo da Formação Inicial está organizado em cinco módulos instrucionais.

O primeiro módulo é este: de apresentação e de orientações gerais a respeito da própria Formação Inicial.

Os outros quatro módulos estão, cada um, associados a um objetivo específico e a pelo menos uma das competências, conforme apresentado a seguir.

No módulo Apresentação do Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico, vamos tratar da Educação Superior brasileira em um cenário mais amplo, seguindo para a realidade das Universidades Federais e do panorama da evasão estudantil. A partir disso, resgataremos o processo de criação e de estruturação do Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico, a Plataforma SISSA.

Já no módulo O papel do tutor: atribuições, responsabilidades e trabalho colaborativo, faremos um breve resgate do que significa ser tutor(a), trazendo esse significado para o contexto acadêmico. Feito isso, avançaremos para as atribuições e as responsabilidades da tutoria na Rede ASA. Na sequência, conheceremos os demais profissionais envolvidos com a tutoria e abordaremos questões relacionadas ao trabalho colaborativo desenvolvido entre todos.

No módulo Características e direcionamentos para a atuação do tutor, por sua vez, compreenderemos que existem diferentes formas de aprender, bem como veremos a importância das relações interpessoais e do trabalho integrado e colaborativo. Também vamos identificar e refletir sobre o desenvolvimento das atividades formativas junto aos estudantes.

Por fim, no módulo Planejamento e melhoria contínua, vamos conhecer como a atuação da tutoria pode estar baseada em dados qualitativos e quantitativos. Além disso, veremos como desenvolver um plano de atuação que nos ajude a planejar e a organizar nossas atividades e, também, compreender a importância de uma atuação proativa voltada para a melhoria contínua e a gestão do conhecimento.

Compreendidos os conteúdos que abordaremos durante a nossa Formação Inicial, no próximo e último tópico, conheceremos como tudo isso será operacionalizado.

Operacionalização

?

A nossa Formação Inicial será on-line e fará uso de recursos que nos
permitam interagir durante todo o processo.

Para isso, planejamos momentos síncronos e assíncronos, individuais e coletivos.

O material didático da Formação, que consiste nos módulos instrucionais que acabamos de conhecer, será disponibilizado no formato pdf e poderá ser salvo no seu computador para a realização do estudo de cada um dos módulos.

Durante a leitura do material didático, você será “convidado(a)” a realizar algumas reflexões e a responder a algumas questões. Nossa sugestão é a de que tome nota de tudo isso, pois, oportunamente, poderá compartilhar com todo o grupo as construções mentais que elaborou durante os momentos de estudo individual.

Além do estudo do material didático, faz parte da Formação Inicial dos Tutores da Rede ASA quatro momentos síncronos. A proposta é que esses momentos sejam expositivos e dialogados. Isso significa que sua participação é muito importante para cada uma das etapas! Aproveitaremos os momentos, ora para apresentar novas informações relevantes, ora para discutir sobre algum assunto atrelado à formação.

página anterior p.03

Também aproveitaremos os momentos síncronos para compartilhar experiências e realizar exercícios práticos associados à atuação da tutoria.

Os encontros serão realizados por webconferência, cujas informações de acesso, data e hora serão compartilhadas posteriormente. O que já podemos adiantar é que serão priorizadas as manhãs de sábado para esses momentos e que a duração será de duas a três horas.

?

Para a realização da Formação, usaremos a Plataforma Moodle da
Universidade Federal de Goiás.

Os dados de acesso serão enviados individualmente para cada participante e as orientações de navegação serão apresentadas no primeiro encontro síncrono.

A dinâmica entre os momentos síncronos e assíncronos levará em conta a “sala de aula invertida”. Em outras palavras, isso significa que, para cada momento síncrono (exceto o primeiro), todos chegaremos com um estudo previamente realizado sobre o tema daquele encontro. Dessa forma, será possível potencializar nosso aprendizado durante os momentos em que estivermos reunidos, focando menos na exposição de conceitos e informações (que já foram estudados previamente) e mais em reflexões, trocas e aplicações práticas de como esses conceitos e informações serão usados no nosso dia a dia na tutoria.

Ao total, estima-se que o estudo do material didático somado aos momentos síncronos levará, em média, 21 dias corridos para se concretizar.

Ao final da formação, cada tutor(a) entregará uma atividade que abordará todo conteúdo estudado, cuja estrutura será disponibilizada em um template predefinido. Vale destacar que, apesar da entrega da atividade ser apenas ao final, a construção dessa atividade poderá se dar ao longo da formação. Por esse motivo, logo após o primeiro encontro síncrono, vamos disponibilizar o referido template e abordar as orientações para a realização da atividade.

E aqui vai um spoiler! A atividade final vai além do nosso processo de avaliação da aprendizagem durante a Formação: você poderá usufruir da sua construção na atividade durante a sua atuação prática na Tutoria da Rede ASA.

Por fim, consciente de que o processo de avaliação da aprendizagem também é momento de aprender, a equipe de formadores da Rede ASA oferecerá um feedback qualitativo e individual para cada tutor(a), que terão a oportunidade de realizar os ajustes pertinentes na atividade desenvolvida.

?

E a certificação?

Pois bem, iniciamos contando que o certificado será emitido pela UFG.

Para a obtenção do certificado, será necessário:

Preparados(as)? Vamos em frente!