Historicidade do Fórum de Licenciatura da UFG

O Fórum de Licenciatura da UFG tem se constituído como importante espaço de discussões das demandas, das possibilidades e desafios da instituição no âmbito da formação de professores(as) e dos dilemas da Educação Básica, diante das peculiaridades de cada uma de suas Unidades Acadêmicas e da complexidade dos diferentes contextos político-econômicos e sociais que se apresentam, em âmbito nacional, regional e municipal.

Segundo Romanowski, Gisi e Martins (2008, p. 125), “Em levantamento, realizado em 1999, durante o I Encontro Nacional de Fóruns de Licenciaturas, foram encontrados oito fóruns institucionalizados e quatro similares, criados na década de 1990”. Entre eles, consta o da UFG, gestado a partir do “I Seminário sobre Licenciatura da UFG”, realizado em julho de 1980, no qual se discutiu, em especial, a crise do ensino básico enquanto resultado da LDB 5692/71.

O “II Seminário sobre Licenciatura da UFG” ocorreu em novembro de 1989, com amplo debate sobre a educação no país e o regime serial na graduação, para sua implantação em 1990. Dois anos depois, houve a criação do Fórum de Licenciatura da UFG, por meio da Resolução n° 336 do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (CCEP) de 25 de março de 1992 (UFG, 1992), ano em que se inicia o quarto momento histórico da UFG, no contexto de reformulação do projeto acadêmico das graduações da instituição, conforme considera Foerste (1996).

Em 11 de dezembro de 1992, os(as) docentes da área de Didática e Práticas de Ensino foram remanejados da Faculdade de Educação (FE) para as Unidades Acadêmicas coordenadoras dos cursos de licenciatura.

E, em 1993, realizou-se o III Seminário sobre Licenciatura da UFG, com foco expressivo nas discussões sobre a redefinição do Colégio de Aplicação. Tal seminário teve como prioridade “a discussão aprofundada do projeto curricular de cada licenciatura, verificando em que medida o currículo está voltado para um projeto de Formação de Professores” (UFG, 1993, p. 41).

No mesmo ano, o Fórum de Licenciatura lançou e coordenou “o primeiro caderno dedicado à história da discussão da licenciatura na UFG”, apresentando as memórias das discussões realizadas no contexto do Fórum (UFG, 1995, p. 5). Os três cadernos subsequentes foram organizados pelo Fórum e constituídos em formatos distintos em consonância com a evolução do trabalho que foi desenvolvido.

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O Caderno n° 2, publicado ainda em 1993, destinou-se à comunidade universitária e apresentou a síntese do “III Seminário de Licenciatura da UFG”, que ocorreu no primeiro semestre de 1993. O Caderno n° 3, por sua vez, modificou sua natureza de “registrador de memórias” para relatar experiências alternativas por outras instituições universitárias. Nesse evento, o IV Seminário, entre outros assuntos, discutiu a “base comum nacional”, as tendências de formação dos(as) profissionais da Educação, a desvalorização da profissão e o desinteresse dos(as) jovens das escolas médias pelas licenciaturas.

A “Jornada das Licenciaturas” de 1994 já aponta críticas dos(as) docentes que foram deslocados(as) para as Unidades Acadêmicas, quanto à sua representatividade nas discussões das Licenciaturas e em relação ao lugar marginalizado que passaram a ocupar. Um dos poucos estudos existentes sobre o Fórum de Licenciatura da UFG foi desenvolvido por Foerste (1996). O pesquisador identificou quatro atuações do Fórum, após sua criação: 1. produção acadêmica; 2. tomada de decisões administrativas; 3. atividades de extensão e 4. atividades de sensibilização.

Após a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996, fóruns e comissões de licenciaturas foram institucionalizados para realizarem proposições de reestruturação dos cursos de licenciatura. E no ano de 1997, a UFG realizou o “V Seminário de Licenciatura da UFG”, com a temática “A política de formação de professores da UFG”.

No “II Encontro Nacional de Fóruns de Licenciaturas”, realizado em 2000, esses fóruns e comissões continuavam em expansão nas instituições (MARQUES; PEREIRA, 2002). Os fóruns de licenciatura continuaram ganhando espaço no interior das universidades, sendo compostos por representantes de professores(as) dos cursos de licenciatura, coordenadores(as) de cursos e, em algumas instituições, contavam com a participação de estudantes. Alguns foram aprovados pelos colegiados superiores.

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Entre os anos 2000 e 2013, o Fórum, na UFG, foi praticamente desativado, sendo sua revitalização retomada no momento da campanha à reitoria relativo ao quadriênio 2014/2017. O relatório da coordenação de Licenciatura e Educação Básica da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFG - 2014-2017) teve como objetivo reestabelecer o Fórum de Licenciatura da UFG, na intencionalidade de “realização de reuniões mensais que debatam a política nacional de formação e valorização de professores e os cursos de licenciatura na UFG. Acompanhamento das discussões acerca da formação de professores(as) nas Regionais da UFG e publicação do Fórum de Licenciatura dirigida à comunidade local e nacional” (UFG, 2017, p. 1).

No ano de 2015 o Fórum, junto à Coordenação de Licenciatura e Educação Básica da Pró-Reitoria de Graduação da UFG, organizou:

seis reuniões ao longo do ano, pautando temas diversos sobre as licenciaturas e a educação básica: organização e estrutura do Fórum de Licenciatura na UFG; as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores; a Educação Básica em Goiás; Base Nacional Comum Curricular. O Fórum também promoveu debate com a Secretária Estadual de Educação para discutir a educação básica em Goiás e participou da organização de três mesas redondas no 12° Conpeex para debater “Formação e atuação docente para a Educação Básica”, a “Base Nacional Comum Curricular” e o “Uso das Tecnologias na Educação”. O Fórum também realizou Seminário conjunto com a UEG, o IFGoiano e o IFGoiás para discutir a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores (UFG, 2017, p. 11).

No ano seguinte, foi aprovada a Resolução CEPEC n° 1402/2016 que “faculta a criação de Fórum de Licenciatura em cada Regional da UFG”. Após tal documento, as ações desenvolvidas em Goiânia foram assumidas como do Fórum de Licenciatura dessa regional, que operacionalizou a construção de seu regimento interno.

Dada a importância da continuidade das discussões que vêm marcando o percurso da formação de professores(as) e do trabalho docente, nos diferentes contextos da Universidade Federal de Goiás, o Fórum de Licenciatura se reafirma como espaço coletivo, de permanente debate, diagnóstico, acompanhamento e articulação do Projeto Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFG, a fim de garantir a defesa da escola pública, de gestão pública, de respeito à diversidade, da valorização do(a) profissional da Educação, de princípios laicos, com qualidade socialmente referenciada e de articulação da universidade com a Educação Básica e a sociedade.

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Referências

FOERSTE, Erineu. Universidade e formação de professores: um estudo do Fórum de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiânia, Goiânia, 1996. Disponível em: https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Dissert_Erineu_Foerste.pdf Acesso em: 22 abr. 2019.

MARQUES, Carlos Alberto; PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: construindo alternativas para a formação inicial de professores. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 78, p. 171-186, abr. 2002.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; GISI, Maria Lourdes e MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Fóruns de licenciatura: que contribuições para a formação de professores?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.23, pp.121-135. ISSN 1981-416X.

UFG. Fórum de Licenciatura. Caderno 2. Pró-Reitoria de Graduação. Goiânia: Cegraf/UFG, 1994.

UFG. Fórum de Licenciatura. Caderno 3. Pró-Reitoria de Graduação. Goiânia: Cegraf/UFG, 1995. 65p.

UFG. Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 / Universidade Federal de Goiás. Goiânia: UFG, 2017. 92 p. Disponível em: https://secplan.ufg.br/up/1094/o/PDI-UFG_Plano_de_desenvolvimento_institucional.pdf?1540505477. Acesso em 18 ago. 2022.

UFG. Relatório da Coordenação de Licenciatura e Educação Básica – Pró-reitoria de Graduação – PROGRAD Universidade Federal de Goiás - UFG (2014-2017). Disponível em: https://prograd.ufg.br/up/90/o/RELATÓ RIO_PROGRAD2014-2017.pdf

UFG. Resolução do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (CCEP) n° 336 de 25 de março de 1992. Dispõe sobre a criação do Fórum de Licenciatura. Disponível em: Acesso em: 22 abr. 2019.

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UFG. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (CEPEC) n° 1402 de 10 de junho de 2016. Dispõe sobre a instituição de Fóruns de Licenciatura na Universidade Federal de Goiás (UFG). Disponível em: .Acesso em: 03 out. 2022.

UFG. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (CEPEC) n° 1541 de 06 de outubro de 2017. Estabelece a política para a formação de professores(as) da educação básica, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências, revogando-se a Resolução CEPEC nº 631/2003. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CEPEC_2017_1541.pdf. Acesso em: 20 julho 2020.