1. Introdução
O presente documento contendo as diretrizes de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica configura-se como política da Universidade Federal de Goiás (UFG) ao estabelecer diretrizes, princípios, fundamentos e dinâmicas curriculares (incluindo estágio supervisionado, prática como componente curricular, perfil do(a) egresso(a), entre outros). Seu objetivo é a consolidação do processo de institucionalização da formação de docentes na UFG.
Tendo por eixo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018/2022 (e, posteriormente, 2023-2027), o Plano Nacional de Educação (2014/2024), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Decreto nº 8.752/2016, que disciplina a Política Nacional de Formação dos(as) Profissionais da Educação, as Resoluções CEPEC nº 1539/2017 e 1541/2017 da UFG, bem como a legislação em vigor, foi constituída uma comissão pela Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD) e composta por professores(as) representantes de cursos da licenciatura da UFG, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), representante da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), e da Secretaria Municipal de Educação (SME), e representante do Fórum de Licenciatura da UFG, com portaria da Reitoria da UFG, desencadeando um processo de construção coletiva. A partir desse processo, e visando envolver toda a Universidade, foram realizadas consultas e debates com a participação dos(as) profissionais e estudantes das Unidades Acadêmicas/Unidades Acadêmicas Especiais e setores da UFG que lidam com a formação de profissionais da educação, na UFG.
Estas diretrizes de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFG visam instituir as condições objetivas que permitam o planejamento e organicidade das políticas e processos acadêmicos e pedagógicos, direcionados à consolidação da identidade da formação de professores(as) da educação básica. Espera-se que estas diretrizes institucionais possam contribuir para a construção de políticas que fortaleçam a formação de profissionais do magistério da educação básica na UFG.
Notas
1. Os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFG foram aprovados em reuniões do Conselho Universitário após amplos e ricos processos de discussões junto à comunidade universitária e em diversas instâncias colegiadas da UFG.
2. Define a política de estágios dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás (UFG) e revoga a Resolução CEPEC nº 731/2005.
3. Estabelece a política para a formação de professores(as) da educação básica, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências, revogando-se a Resolução CEPEC nº 631/2003.
4.Os(As) professores(as) foram designados por meio da Portaria n. 649/2020 de fevereiro, PROGRAD/UFG.