Apêndice B - Indicadores de institucionalização de Ferreira e Carneiro (2015)
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Dimensão | Indicador |
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Planejamento | Missão e visão institucional |
Projeção institucional | |
Integração entre as modalidades de educação presencial e a distância | |
Promoção/divulgação interna e externa | |
Avaliação permanente das políticas institucionais | |
Representatividade nos Conselhos Universitários | |
Disponibilidade orçamentária | |
Organização | Abrangência, legitimidade e organicidade institucional da unidade gestora |
Abrangência da oferta entre unidades acadêmicas | |
Regime de colaboração entre as modalidades de educação presencial e a distância | |
Qualidade, legitimidade e sustentabilidade do modelo (acadêmico/pedagógico) | |
Ambientes virtuais de aprendizagem, conteúdos instrucionais e materiais didáticos | |
Reconhecimento e publicidade | |
Infraestrutura | Desenho Instrucional |
Apoio técnico, formação e capacitação para professores e profissionais | |
Sistemas de Gestão | |
Espaço físico e condições tecnológicas (necessidades atuais e projeções de expansão) | |
Pessoal | Existência, autonomia gerencial e legitimidade do Gestor institucional |
Incentivos profissionais | |
Incentivos financeiros para a docência em cursos a distância | |
Equipes de gestão, multidisciplinares e administrativas (dedicação exclusiva e estabilidade) | |
Qualidade da tutoria | |
Serviços ao Estudante | Acervo bibliográfico/conteúdos/pesquisa online |
Acesso remoto a conselheiros/assessores/tutores | |
Suporte técnico para o uso das tecnologias da informação e da comunicação | |
Diversidade das áreas de conhecimento | |
Sistemas informatizados online para registro acadêmico e matrícula | |
Adequação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) | |
Serviços e direitos discentes (integração a conselhos, assistência, serviços de secretaria, etc.) |
Fonte: FERREIRA, M.; CARNEIRO, T. C. J. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasiliero: análise do sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, v. 19, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4496/449644340008.pdf. Acesso em: 10 jun. 2016.