Apêndice B - Indicadores de institucionalização de Ferreira e Carneiro (2015)

p.33
Dimensão Indicador
Planejamento Missão e visão institucional
Projeção institucional
Integração entre as modalidades de educação presencial e a distância
Promoção/divulgação interna e externa
Avaliação permanente das políticas institucionais
Representatividade nos Conselhos Universitários
Disponibilidade orçamentária
Organização Abrangência, legitimidade e organicidade institucional da unidade gestora
Abrangência da oferta entre unidades acadêmicas
Regime de colaboração entre as modalidades de educação presencial e a distância
Qualidade, legitimidade e sustentabilidade do modelo (acadêmico/pedagógico)
Ambientes virtuais de aprendizagem, conteúdos instrucionais e materiais didáticos
Reconhecimento e publicidade
Infraestrutura Desenho Instrucional
Apoio técnico, formação e capacitação para professores e profissionais
Sistemas de Gestão
Espaço físico e condições tecnológicas (necessidades atuais e projeções de expansão)
Pessoal Existência, autonomia gerencial e legitimidade do Gestor institucional
Incentivos profissionais
Incentivos financeiros para a docência em cursos a distância
Equipes de gestão, multidisciplinares e administrativas (dedicação exclusiva e estabilidade)
Qualidade da tutoria
Serviços ao Estudante Acervo bibliográfico/conteúdos/pesquisa online
Acesso remoto a conselheiros/assessores/tutores
Suporte técnico para o uso das tecnologias da informação e da comunicação
Diversidade das áreas de conhecimento
Sistemas informatizados online para registro acadêmico e matrícula
Adequação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Serviços e direitos discentes (integração a conselhos, assistência, serviços de secretaria, etc.)

Fonte: FERREIRA, M.; CARNEIRO, T. C. J. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasiliero: análise do sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, v. 19, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4496/449644340008.pdf. Acesso em: 10 jun. 2016.