• AQUINO, F. D. G., Pinto, J. R. R., & Ribeiro, J. F. (2009). Evolução histórica do conceito de savana e a sua relação com o Cerrado brasileiro. ComCiência, Campinas, n. 105, 2009.
• ARAÚJO, Alexandre Martins de O giro de Bolon: história ambiental para grandes crianças e pequenos adultos. - 2. ed. – Goiânia: Cegraf UFG, 2020.
• ARAÚJO, Alexandre Martins de O verde de minha roça vem de Marte: aventura socioambiental no lado mais escuro da Terra. – Goiânia: Cegraf UFG, 2020.
• ARAÚJO, Alexandre Martins de; DA CRUZ BIANCHI, Carlos Abs. Educação Intercultural Indígena no âmbito do (des) arraigamento ecológico. Revista Interdisciplinar Sulear, p. 10-29, 2021.
• ARAÚJO, Alexandre Martins de et al. Suleando lugares: arraigamento ecológico nos quilombos de Pombal e Porto Leocardio, em Goiás. Revista Interdisciplinar Sulear. Rio de Janeiro, ano 2, n. 2. Edição Especial Dossiê SULear. (agosto/2019).
• ARAÚJO, Alexandre Martins de. A odisseia de um Jatobá. Goiânia: Kelps, 2005.
• ARAÚJO, Alexandre Martins de; CABRERA, Olga (Org). Comunidade Negra no Cerrado: narrativas de curas e remédios. Goiânia: CECAB, 2007.
• ARAÚJO, Alexandre Martins de; NAZARENO, Elias. Interculturalidade, complexidade ambiental e educação quilombola. Educação Quilombola. Goiânia: Centro de Aprendizagem em Rede — CIAR, Universidade Federal de Goiás — UFG, 2013.
• ARAÚJO, Alexandre Martins de; NAZARENO, Elias. Interculturalidade, etnogênese e epistemologias numa comunidade afrodescendente de Goiás. O ensino de história: aprendizagens, políticas públicas e materiais didáticos. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 139—154, 2012.
• ARAÚJO, Alexandre Martins de; NEVES, Marco Aurélio Fernandes. Reativar: Lugares, Naturezas e Culturas. Uma Experiência de Prática de Educação Ambiental em uma Escola de Aparecida de Goiânia—Go. In: 3º WORKSHOP INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO AMBIENTE: HISTÓRIA DO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2013, Anais… Florianópolis: UFSC, 2013.
• ARAÚJO, Alexandre Martins de. Uma História com Fim: comunidades rurais às margens dos eucaliptais. In: CABRERA, Olga (Org.). Interdisciplinaridade e Ambiente. São Luís: EDUFMA, 2014, p. 229—246.
• ARAÚJO, A. M.; HERBETTA, A. F.; NAZARENO, ELIAS. Quilombos de Pombal, Porto Leocardio, São Félix e Nova Esperança: análise dos fatores relacionados ao deslocamento e assentamento de suas populações entre os séculos XIX e XX. In: George Leonardo Seabra Coelho e Gilberto Paulino de Araújo. (Org.). Educação do Campo e Cidadania no Brasil Contemporâneo. Palmas: EDUFT, 2018, v. 01, p. 117—148.
• ARRUTI, José Maurício Andion. A emergência dos “remanescentes”: notas para o diálogo entre indígenas e quilombolas. Mana — Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 7—38, 1997.
• BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
• BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, temas transversais Meio Ambiente. Vol. 10.3. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
• BUSCHBACHER, Robert. A teoria da resiliência e os sistemas socioecológicos: como se preparar para um futuro imprevisível? Ipea — Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Rio de Janeiro, Jan—Jun, 2014.
• CAJIGAS—ROTUNDO, Juan Camilo. La biocolonialidad del poder. Amazonía, biodiversidad y ecocapitalismo. In: CASTRO—GÓMEZ, Santiago y GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 169—194.
p. 109• CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 2004.
• CATAÑO HOYOS, Claudia Janet; D’AGOSTINI, Adriana. Segurança Alimentar e Soberania Alimentar: convergências e divergências. Revista NERA, v. 20, n. 35, 2017.
• DIAMOND, Jared. Colapso: Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2010.
• ENGEL, Vera Lex. Sistemas agroflorestais: conceitos e aplicações. Botucatu: FEPAF, 1999.
• ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós—desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino—americanas. Colección Sur Sur, Buenos Aires: CLACSO, 2005, p.133—168.
• FEYERABEND, Paul K. Contra o Método. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
• FIDELIS, Lourival. Quilombos, agricultura tradicional e a agroecologia: o agroecossistema do Quilombo João Surá sob a ótica da sustentabilidade. Cadernos CERU, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 57—72, 2011.
• GALEANO, E. Patas arriba. La escuela del mundo al revés. Madrid: Siglo XXI, 2005.
• GOEDERT, Wenceslau J.; WAGNER, Elmar; BARCELLOS, A. de O. Savanas tropicais: dimensão, histórico e perspectivas. In: FALEIRO, Fábio Gelape; NETO, Austeclinio Lopes de Farias (Ed.). Savanas: desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2008. p. 49—80.
• INGOLD, Timothy. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6—25, jan./abr. 2010.
• LOIOLA, S. A. Variabilidade paleoclimática e a evolução de sistemas complexos adaptativos nos humanos modernos. 2014. 237 f. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
• MATURANA, Humberto R.; VAELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2005.
• MATURANA, Humberto R.; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: Fundamentos esquecidos do humano–Do patriarcado à democracia. 2004.
• MORAN, Emilio F. Adaptabilidade humana: uma introdução à antropologia ecológica, 2. ed. bras. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
• MORAN, Emilio F. Adaptabilidade humana. São Paulo: Senac, 1994.
MOURÃO, Paulo Reis. Economia do Esquecimento: rasgando o Estreito de Magalhães. Braga: UMinho Editora, 2020.
• PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da história ambiental. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, 2010.
• QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa & MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
• RUFINO, Maria Beatriz Cruz. Transformação da periferia e novas formas de desigualdades nas metrópoles brasileiras: um olhar sobre as mudanças na produção habitacional. Cadernos Metrópole, v. 18, p. 217-236, 2016.
• SANTOS, Milton. O lugar e o cotidiano. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. MENESES, M. Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
• SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, M. Paula (Org.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
• SANTOS, Boaventura de Sousa. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2005.
• TOLEDO, Víctor M.; BARRERA—BASSOLS, Narciso. La memoria biocultural. La importancia ecológica de las sabidurías tradicionales. Madrid: Icairia editorial, 2008.
p. 110• WORSTER, Donald. Para Fazer História Ambiental. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 4, n. 8, p. 198—215, 1991.
• VIVAS, Esther. O negócio da comida: quem controla nossa alimentação? Expressão Popular, 2017.
• VON DÄNIKEN, Erich. Eram os deuses astronautas? Editora Melhoramentos, 2018.
• ZAPATA, Walter Alfredo Salas; RÍOS—OSORIO, Leonardo Alberto; DEL CASTILLO, Javier Álvarez. Bases conceptuales para una clasificación de los sistemas socioecológicos de la investigación en sostenibilidad. Revista Lasallista de Investigación, Caldas (Colômbia), v. 8, n. 2, 2012.