Short Communications
18O Uso de Aplicativos no Processo de Ensino Prático e Teórico para Alunos de Anatomia: Relato de Experiência
Palavras-chave: Metodologia ativa, programas, interação, celular, estudo.
A Anatomia humana está presente na grade curricular de qualquer curso na área da saúde sendo uma das mais desafiantes matérias para muitos, pois seu processo de aprendizado é complexo, já que acontece através da memorização de estruturas infindáveis e com nomes bastante complexos, tornando a tarefa monótona e desestimulante para os alunos. Tanto o desenvolvimento tecnológico atual quanto a grande interação que os jovens desta geração têm com as novas tecnologias trouxeram grandes oportunidades e, por isto, o presente estudo tem o objetivo de descrever o uso de aplicativos de celular e/ou programas para o computador durante as monitorias de anatomia para a criação de novas técnicas de estudo, metodologia ativa, facilitando a compreensão dessa matéria. Foram utilizados 2 aplicativos nas monitorias – A plataforma Kahoot e o site/aplicativo BioDigital Human – além das peças anatômicas sintéticas e cadavéricas. Os aplicativos foram utilizados para facilitar a visualização das estruturas e a memorização dos nomes das mesmas. Os resultados foram melhores do que o esperado, pois os acadêmicos se mostraram mais participativos, mais alertas e mais interessados no conteúdo. Isto foi possível pois cada aluno pôde adequar os aplicativos utilizados, e outros aplicativos semelhantes disponíveis, ao seu próprio estilo de aprendizado, desenvolvendo métodos de estudo pessoais mais eficazes e atrativos do que o estudo convencional apenas em livros e atlas de anatomia. Conclui-se que os métodos de ensino desenvolvidos com os aplicativos foram bastante eficazes, pois os discentes demonstraram maior interesse em participar das monitorias e obtiveram um melhor aproveitamento na matéria, visto que tiveram muito mais contato com as estruturas, de uma maneira mais dinâmica, pessoal e melhor adequada à necessidade de cada um.