Short Communications
17A Importância dos Monitores de Anatomia nos Cursos da Saúde: Revisão de Literatura
Palavras-chave: Monitores, acadêmicos, aprendizagem, metodologia ativa.
Anatomia Humana, ciência que estuda a morfologia do corpo, responsável por nomear e descrever suas estruturas ligadas a nível macro e microscópico. Matéria habitual nos cursos da área de ciências da saúde, considerada básica para a formação de todo profissional da saúde com presença na grade curricular dos mais variados cursos de instituições de ensino superior. A transformação da sociedade atual exige uma conversão no processo de ensino e aprendizagem para a implementação de ferramentas pedagógicas que facilite esse processo. Com base nas considerações, o objetivo foi relatar a importância dos monitores de anatomia nos cursos de saúde. A presente pesquisa é uma revisão bibliográfica sobre a importância dos monitores no processo de ensino aprendizagem nas aulas de anatomia. Os artigos selecionados foram obtidos de fontes fidedignas como Web of Science, Scielo e Periódicos CAPES. Para análise e discussão dos artigos foram utilizados dez artigos selecionados, cinco em português, dois em espanhol, e foram excluídos três pelo fato de não abordarem especificamente o tema proposto. A partir da síntese dos artigos apresentados, foi possível identificar a importância de métodos e materiais significativos para o processo de ensino aprendizagem, como exemplo peças cadavéricas, sintéticas e plastinadas, inclusão de monitores, recursos tecnológicos e novas didáticas. Porém, foi apresentado perspectivas não satisfatórias no processo de ensino morfoestrutural pois cada instituição busca um modelo que julga eficaz, contendo também o fato de não obter determinados materiais. Em vista disso, a aplicabilidade e modificações faz-se necessário nas metodologias de ensino da disciplina tornando-a não árida e evitando que a mesma seja vista como algo de memorização.