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Short Communications

9Vivências da Monitoria de Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar: Um Relato de Experiência

Palavras-chave: Anatomia, Morfologia, Educação Médica, Dissecação.

A atividade de monitoria acadêmica é entendida como um exercício de apoio pedagógico instituído oficialmente no Brasil desde 1968. O estabelecimento desta prática nas Instituições de Ensino Superior (IES) permite ao monitor tornar-se um dos principais beneficiados, pois amplia sua propriedade em conceitos específicos à medida que aprofunda seus conhecimentos interdisciplinares e estimula sua capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre as atividades de monitores de anatomia humana sistêmica e segmentar e como elas são essenciais na formação dos acadêmicos-monitores. As atividades de monitoria acadêmica foram realizadas no Laboratório de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biológicas (ICB III) pela disciplina Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar para os cursos da área da saúde da Universidade Federal de Goiás no ano de 2017. São divididas em: 1. Monitoria Oficial: uma atividade expositiva, na qual o monitor demonstra e explica estruturas e suas relações anatômicas de forma clara e objetiva. Cada monitor é responsável por, no mínimo, 12 horas semanais de atendimento ao aluno; 2. Estudo Dirigido (ED): uma forma interativa de ensino em que os alunos são estimulados a aprender de forma ativa e instigados pelos monitores a desenvolver as atividades/ações contidas num roteiro (prancha) que é formulado pelos próprios monitores. Ao final do roteiro, todos os alunos, deverão ter cumprido a proposta de aprendizado do dia sobre um respectivo sistema. Pode-se concluir, então, que a prática dessas atividades gera experiências que possibilitam ao monitor observar a importância da conexão do ensino teórico com o ensino prático, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e aos estudantes, integram-se à carga intelectual e social do aluno-monitor, ampliando os seus conhecimentos e perspectivas acadêmicas.