Apresentação

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A escola é, sem dúvidas, uma das instituições mais importantes de uma sociedade. Para além de seu caráter curricular – inegavelmente importante –, as escolas são espaços de trocas, de experiências e de vivências que marcam profundamente a vida daqueles que por ela passam. A escola pública – pano de fundo da história abordada neste livro –, em especial, assume importância ainda maior: são locais, em muitos casos, onde sua comunidade, exclusivamente, terá acesso a bens como livros, acesso à internet e lazer.

Assim sendo, destaca-se a relevância da escola e, claro, da própria educação como ferramentas de transformação social. Entretanto, esse propósito não teria sucesso se não fosse produto de uma construção coletiva, ou seja, protagonizada por todos aqueles que são e fazem a escola. É a partir desse pensamento, desvelado por uma história cativante, que descreve cenas e paisagens de uma realidade muito conhecida dos docentes que atuam em escolas públicas, que a autora, Amarolina ¬– Mara, para os íntimos –, faz uma autocrítica sobre as relações humanas entre professores, alunos e equipe diretiva, como direção, coordenação etc.

Sob uma ótica peculiar, a visão da escola aos olhos dos alunos, e com muita propriedade – sendo a autora conhecedora da realidade que aborda, com anos de experiência como professora da Educação Básica –, Mara nos traz uma narrativa permeada com assuntos pertinentes para reflexão, a exemplo do protagonismo estudantil, pobreza, desigualdade e questões raciais. Se queremos um mundo melhor, com justiça social, esses temas devem ter espaço amplo para debate nos espaços escolares.

Tiago Paixão

Mestre em Ensino de Geografia,
Professor da Educação Básica.