12. Como deve se desenvolver o trabalho nos polos?

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Um ensino a distância exige que todos os participantes estejam envolvidos no processo de ensino. O polo é o “ponto de apoio” do professor da disciplina e o lugar de trabalho do tutor.

É importante que o professor, ao planejar sua disciplina, imagine que os estudantes poderão, especialmente nos momentos de avaliação e a critério do(a) professor(a), realizarem atividades de maneira presencial. Espera-se que esse encontro possa acontecer pelo menos duas vezes ao longo do desenvolvimento da disciplina.

O corpo docente que compõe o grupo das disciplinas poderá optar por se apresentarem aos estudantes ao final do período e início do seguinte. Também é possível planejar um encontro remoto, com os estudantes de todos os polos – desde que essa data seja definida com antecedência.

Há também a possibilidade de se planejar atividades, não apenas avaliativas, para os encontros. É possível desenvolver oficinas, aulas de resolução de exercícios, aplicações de prova, seminários, etc. As idas aos polos pode ser realizada por duplas de professores.

Em suma, há várias possibilidades que serão discutidas no planejamento das disciplinas.