10. Que concepções precisam ser superadas, especialmente pelos professores com relação à EaD?

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São várias as concepções vinculadas à EaD e que precisam ser superadas. Tocaremos em algumas delas, certos de que há muito a ser lido, discutido, refletido.

Uma das primeiras concepções traz o tom do preconceito ao afirmar que só “as pessoas sem condições” optam pela educação a distância. Essa modalidade de educação tem se firmado como uma boa opção para todos que desejem estudar, aprender, ampliar sua visão de mundo. Já há vários países que – muito antes do Brasil – têm oferecido cursos e impactado positivamente a sociedade (para entender o desenvolvimento da EaD em outros países, conferir Luzzi, 2007).

Outra concepção está relacionada à crença de que “tudo na EaD é mais fácil” e isso se estende desde o trabalho do professor ao esforço do aluno. Diferentemente disso, o trabalho com a educação a distância exige muito. O professor precisa planejar seu trabalho muito antes, criar estratégias para que seus estudantes se envolvam e aprendam estabelecendo, também, um sistema de avaliação que supere a concepção de avaliação como medida.

Do lado do estudante, a EaD exige disciplina, vontade, organização do tempo, dedicação e participação que constituirão os elementos essenciais para o bom andamento do aluno no curso. Se na sala de aula no modelo presencial as trocas são realizadas de maneira quase instantânea, na educação a distância elas serão mediadas por tecnologias diversas, nesse aspecto, dominar as ferramentas é um aprendizado extra e fundamental.

Outro ponto de suma importância deve ser a compreensão, por toda a equipe executora, de que educação a distância é, sobretudo, educação – e como tal, deverá capacitar os indivíduos não apenas no sentido técnico, mas também no sentido humano individual e coletivo.

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