Tema 4. Medo e (des)conhecido
1. Medo e (des)conhecido

Descrição da imagem: A imagem tem no fundo pinheiros pretos e cinzas. No canto superior esquerdo tem uma nuvem cinza e dela sai um braço de um polvo de cor salmão. À frente há uma montanha rosa e nela está escrito "Medo e (des)conhecido". Sentado na montanha tem um monstro sorrindo de cor bege, usando meia calça listrada. Atrás da montanha aparece um braço de coloração verde.
Você sabe o que é medo? Medo é uma sensação desagradável causada pela percepção do perigo, seja real ou imaginário. O medo pode se transformar em pavor quando aumentado, e o pavor nos paralisa e impede de pensar. Desconhecido é aquilo que não se conhece ou de que se tem pouca informação sobre. Nesse tema, o Literar com a Infância gostaria de questionar se aquilo que é espantoso é realmente algo inteiramente novo... Estamos vivendo uma pandemia... você está com medo?
2. Vídeo: Voa, João

Descrição da imagem: A imagem apresenta um fundo cinza, e à frente, ocupando quase a imagem toda, está o desenho de um monstrinho de cor salmão, com dois chifres verdes interligados por uma linha da mesma cor. Seus olhos são azuis, e sua boca está aberta. Por dentro, a boca é preta e está escrito "Vídeo: Voa, João".
Será que passar mais tempo em casa pode influenciar futuramente no medo de sair da casca? Neste momento precisamos ficar em casa para preservar a saúde dos nossos amigos e familiares, mas será possível nos mantermos seguros em casa e, ainda assim, sair da casca? O projeto Literar deixa este convite para pensar e para que possamos reinventar juntos novas maneiras de voar!
3. O Medo do Passarinho - Poema de Isabel Furini










Descrição das imagens: Trata-se de um carrossel com dez imagens. A primeira imagem apresenta fundo cinza com duas montanhas na cor preta. Ao lado esquerdo há um galho na cor branca com um passarinho rosa e, abaixo deste, dois fantasmas. Abaixo, existem outras montanhas e, entre elas, um castelo cor-de-rosa. À esquerda dele há um monstro colorido. A partir da segunda imagem, o cenário se assemelha em todas. Nelas, estão trechos do poema “O medo do passarinho”, acompanhados por desenhos infantis, de Pedro e Mariana Pordeus Santos, que representam o poema.
O medo do passarinho
- Isabel Furini
Piu piu piu.
O passarinho canta,
mas não sai do ninho.
Piu piu piu.
O passarinho é pequenino.
Ele fica deitado,
pois tem medo de cair do telhado.
Piu piu piu
Piu piu piu.
A mãe o chama:
- Pare de cantar, é hora de voar...
O passarinho sai do ninho,
olha ao redor e seu susto é bem maior.
Tantas chaminés, tantos prédios altos,
tantos balcões, escadas,
buzinas, lombadas, carros e fumaça.
O passarinho corre para o ninho
e esconde a cabeça
embaixo da almofada.
Piu piu piu
A mãe o chama outra vez:
- É hora de ver o mundo,
meu filhinho..."
O filhote não quer saber,
ele quer ficar deitado e quentinho.
Mas a mãe o empurra
para fora do ninho...
Ela faz um voo rápido
para o filho entender
que chegou a hora de aprender.
O passarinho olha
as asas da mãe tão acolhedoras,
são asas voadoras.
Piu piu piu
A mãe o chama,
os irmãos clamam:
"Você é covarde!"
O passarinho toma uma decisão,
fecha os olhos,
dá um pulo e estica as asas.
Abre os olhos e nem acredita
já está voando... voando
entre as árvores da praça.
O passarinho perde o medo,
voa alto, voa rápido,
faz cambalhota no ar.
Vai para cima, vai para baixo.
Como é bom voar!
Piu piu piu
Volta ao telhado,
escuta os aplausos
dos irmãos.
A mãe lhe dá um abraço.
O passarinho pensa:
"O ninho é bom, mas voar é melhor!”
Desenhos de Mariana Pordeus Santos (7 anos) e Pedro Pordeus Santos (9 anos).
No vídeo “Voa, João” e no poema “O medo do passarinho”, o medo do passarinho aparece como um emblema: ele quer voar, mas sente medo, está seguro em seu ninho. Enfrentar algo novo, por vezes um tanto (des)conhecido, requer mesmo coragem! O Literar te convida a conversar sobre isto com as crianças: o ninho é bom, mas voar pode ser ainda melhor! Vamos juntos literar?
4. Literar em campo: Do que você tem medo?

Descrição da imagem: A imagem possui fundo preto com desenhos de pinheiros à frente. No lado inferior esquerdo está o desenho de um monstro cor-de-rosa junto ao qual há um ponto de interrogação. Logo acima, no centro da imagem, há uma nuvem rosa de contorno preto em que está escrito "Literar em campo", "Do que você tem medo?". Próximo à borda lateral do lado superior esquerdo e do lado inferior direito há galhos retorcidos pretos.
No vídeo produzido pelo projeto Literar, a psicóloga Maria Júlia de Oliveira escuta algumas crianças falando sobre seus medos e traz dicas para mediar uma conversa sobre o medo infantil, a partir da Literatura! Não perca! Vamos juntos literar?
5. Contação de história: Quem tem medo de quê?

Descrição da imagem: A imagem possui o desenho de montanhas azuis escuras ao fundo, com algumas nuvens e céu cinza com uma lua. À frente há um castelo azul claro. Em frente à porta do castelo há uma estrada azul. No lado esquerdo está a capa do livro Quem tem medo de quê?, da Ruth Rocha. Acima da capa tem um monstro rosa.
Ao longo de nossas vidas podemos nos deparar com medo em distintas situações! Alguns medos a gente já supera na infância, e outros não. Pensando nisso trouxemos uma contação de história da Ruth Rocha "Quem tem medo de quê?".
6. Como lidar com o medo infantil?

Descrição da imagem: A imagem tem um fundo escuro e uma esfera de cor cinza no centro, no plano de fundo. No centro da imagem está um castelo preto com uma grande porta amarela. Em ambos os lados do monte há duas árvores: uma com folhagem rosa e outra vermelha. No lado esquerdo superior está escrito na cor branca: "Como lidar com o medo infantil?".
O medo é um tema muito presente na literatura infantil, e o Literar convida a refletir sobre isso com os textos: "Sobre crianças, lobos, bruxas e travessias: o medo na literatura infantil", do clube de leitura A Taba, e "Medo na infância: como a literatura pode espantar os fantasmas debaixo da cama", do clube Quindim. Os links estão abaixo. Vamos juntos literar?
7. Links de Curtas-metragens

Descrição da imagem: A imagem possui um fundo preto e cinza com sombras de pinheiros. No chão há o desenho de uma vegetação rasteira e uma abóbora laranja. No lado esquerdo tem uma árvore que abre os galhos formando o desenho de um castelo. No céu há o desenho de uma lua cheia com morcegos e logo abaixo está escrito na cor branca, junto a um morcego cor-de-rosa: "Links de curta-metragens”.
Temos falado de medo, de sentimentos, de leitura… mas literar também é explorar novas experiências sobre histórias contadas e narrativas diversas! Então estamos disponibilizando um arquivo com vários links para acessar curtas-metragens, uma ótima pedida para as férias com as crianças! Vamos juntos literar?
8. O medo do menino - Poema de Elias José









Descrição das imagens: O post é um carrossel de 9 imagens. As imagens apresentam um grande castelo preto com várias janelas e, no canto inferior esquerdo, um castelo menor com janelas azuis. Ao fundo há uma lua cheia na cor amarelo escuro, em um fundo preto com árvores cinza escuro. Os castelos estão apoiados em montes de cor rosa que contêm algumas árvores verdes. Entre os castelos está escrito "O medo do menino" - poema de Elias José. O poema está dividido na sequência de imagens.
O medo do menino
- Elias José
que barulho estranho,
vem lá de fora,
vem lá de dentro?!
que barulho medonho
no forro,
no porão,
na cozinha,
ou na despensa!...
será fantasma
ou alma penada ?
será bicho furioso
ou barulhinho de nada ?
e o menino olha
na escura escada
e não vê nada.
travesseiro
e olha na vidraça
e uma sombra o ameaça.
quem se esconde ?
esconde onde?
se vem alguém passo a passo
na rua deserta
o medo aumenta.
passos de gente de casa
encolhe o medo.
se somem vozes e passos
de gente de casa,
no ato, no quarto,
vem o arrepio .
e o menino encolhe,
fica todo enroladinho.
e se embrulha nas cobertas,
enfia a cabeça no travesseiro
e devagar, devagarinho,
sem segredo,
vem o sono .
e some o medo.
São tantos medos!... alguns reais, outros que habitam a imaginação… . O poeta nos lembra que esse medo encolhe com as vozes e passos de "gente de casa". E então, quando vem o sono, vem um descanso… É assim com as crianças que você conhece? E com a criança dentro de você?
9. Uma conversa com Daniela de Brito

Descrição da imagem: apresenta-se um fundo preto com pinheiros em diversos tons de cinza. No lado esquerdo um celular ocupa quase a lateral inteira, e na tela dele o vídeo é reproduzido. Ao lado do celular há o desenho de um monstro cor-de-rosa. No lado superior direito está escrito "Uma conversa com Daniela de Brito".
O Literar traz uma convidada superespecial! Ela vai falar um pouco sobre como se aproximou da literatura infantil e como se tornou autora de livros infantis, e ainda tem sugestões de leitura! Imperdível! Vamos juntos literar com a Daniela de Brito?
10. Contação de histórias: "O Monstro monstruoso da caverna cavernosa", "Histórias de lavar a alma" e "Chapeuzinho Amarelo".



O Monstro monstruoso da caverna cavernosa
Histórias de lavar a alma
Chapeuzinho Amarelo
Descrição das imagens: apresenta-se um carrossel de três imagens. A primeira imagem possui um fundo em tons de preto e cinza. No centro, há uma teia de aranha e abaixo dela um monstro laranja. Ao lado da teia está a capa do livro O monstro monstruoso da caverna cavernosa. Na segunda imagem o fundo representa um céu escuro com nuvens cinzas, e abaixo há pinheiros da mesma cor. No centro da imagem há um círculo com a capa do livro Histórias de lavar a alma de. A terceira imagem possui fundo cinza, apresentando uma casa de dois andares. No lado direito há a capa do livro Chapeuzinho Amarelo.
Foram muitas indicações de livros sobre o tema medo por aqui… não conseguimos escolher só uma história pra contar! Vocês vão ter que nos ajudar! Acessem nosso canal Youtube e vejam lá como tudo pode mudar em Histórias de lavar a alma, de Graziela Hetzel e Ana Raquel; O monstro monstruoso da caverna cavernosa, de Rosana Rios; e Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque. O medo pode se transformar! Vamos juntos literar?
11. Literar Indica: Medo e (des)conhecido
Há muitas formas de trabalhar o medo com as crianças. A seguir temos algumas indicações de como fazer isso através da literatura: