Tema 1. O que é literar?

p.06 próxima página

1. Literar com a Infância

Descrição da imagem: A imagem é composta por uma grande faixa azul que representa montanhas, bem como uma montanha rosa atrás dela. As montanhas são adornadas por pequenas árvores circulares verdes, e um sol laranja se põe ao fundo. Lê-se: “Literar com a infância - projeto de extensão UFG e IFG” e as outras redes sociais do projeto.

Literar? Você sabe o que é? Literar se refere à leitura, à releitura, à criação do novo, à reflexão sobre o lido e ao diálogo sobre o próprio ato de ler. Com este projeto queremos incentivar você a ler mais, contar e ouvir mais histórias e, assim, literar conosco e com as crianças do seu convívio! Afinal, em tempos tão difíceis, nada como a literatura para nos ajudar a enfrentar situações (des)conhecidas. Nesta temática, apresentamos um documento com links de diversos livros gratuitos para download, um poema, uma ilustração e uma contação de história em vídeo. Então, vamos juntos literar?

página anterior p.07 próxima página

2. Livros infantis gratuitos para download

Descrição da imagem: Em cima de um fundo neutro, estão montanhas azuis, azul-claras e rosas, assim como duas árvores circulares verdes. No lado inferior direito, estão estantes e um sofá, todos cor-de-rosa. No centro, lê-se: “Livros infantis gratuitos para download - link disponível no linktree do perfil”.

Em tempos de afastamento social não há dúvidas de que o contato com livros físicos está ainda mais difícil! Pensando nisso, o "Literar com a infância" preparou uma lista de links que disponibiliza gratuitamente livros no formato digital.

Links de sites com download gratuito de livros infantis

página anterior p.08 próxima página

3. Poema: Caixa mágica de surpresa - Elias José

16

Descrição das imagens: O post é um carrossel com seis peças, sendo uma inicial com o título e as outras cinco com estrofes do poema Caixa mágica surpresa, de Elias José. O fundo se repete em todas. Ele é cinza, com um livro azul na parte inferior esquerda de onde saem prédios de uma cidade. Do lado direito, está um arco-íris em tons de laranja, marrom e salmão.

Para despertar as possibilidades de criação através da leitura, trazemos um poema, e um poema desses nem precisa de apresentação. É apenas ler, reler, refletir, criar, dialogar e literar com muita diversão.

Caixa Mágica de Surpresa

Um livro
é uma beleza,
é caixa mágica
só de surpresa.

Um livro
parece mudo,
Mas nele a gente
descobre tudo.

Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe.

Um livro
é parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.

Um livro é uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.

É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata do mar,
um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro.

- poema de Elias José.

página anterior p.09 próxima página

4. Retrato de uma mãe lendo: a mediação do outro na leitura

Descrição da imagem: A imagem possui fundo azul claro. O mesmo chão montanhoso em azul e rosa das postagens anteriores se repete. No centro, a ilustração traz uma série de doze quadros da mesma cena em que as ações se modificam. Trata-se de uma mãe sentada em uma poltrona tentando ler, ao passo que seu filho se movimenta ao seu redor, interage com ela e com o livro, brinca de faz de conta. Na última cena, a mãe já cansada dorme, e a criança lê o livro.

"Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come."

- Frase de Victor Hugo citada no livro Uma traça sem graça.

A criança quer a companhia da mãe, da professora, de alguém que possa com ela literar. Com a mediação do outro ela então é transportada para o universo da leitura e cada vez mais faz o seu próprio percurso. Assim como o afeto e o brincar, o contato com narrativas é necessário à infância. Quem não lê, como disse Victor Hugo, emagrece, desenvolve-se sem forças. Então, vamos juntos literar?

Créditos da ilustração: @grantdraws

página anterior p.10 próxima página

5. Vídeo - contação de história: “Uma traça sem graça” - Regina Célia Melo

Descrição da imagem: A imagem é composta por diversas formas e linhas abstratas em verde, laranja e azul. Dentro de uma das formas está uma parte da capa do livro contendo uma traça roxa e um grande livro, onde está o título da história da contação.

Trazemos uma contação do livro "Uma traça sem graça”, de Regina Célia Melo. Uma traça sem graça, fazendo sempre a mesma coisa e, que não quer traçar papel? O que será que aconteceu com ela? Quer descobrir? Assista ao vídeo e vamos juntos literar?!

página anterior p.11

6. Literar indica: O que é literar?

Quer saber mais ou encontrar histórias infantis sobre a importância da leitura e da escrita? Deixamos aqui algumas indicações:

  1. Catando piolhos, contando histórias - Daniel Munduruku Maté; Ilustrações de Marie Therese Kowalczyk (Editora Brinque-Book, 2006): um livro para inspirar a pensar na importância das narrativas orais.
  2. A caligrafia de dona Sofia - André Neves (Editora Paulinas, 2009): um livro para inspirar com poesias que semeiam a não param nunca.
  3. Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo - William Joyce; Tradução de Elvira Vigna (Rocco Pequenos Leitores, 2012): um livro para nos inspirar em relação ao valor dos livros.
    Curta-metragem ganhador do Oscar em 2012 disponível no Youtube
  4. A fada Palavrinha e o gigante das bibliotecas - Luísa Ducla Soares; Ilustrações de Maria João Raimundo (Livros Horizonte, 2009): um livro sobre a leitura como patrimônio.
  5. O menino que aprendeu a ver - Ruth Rocha (Editora Salamandra - 1986/2013): um clássico que nos mostra como a leitura nos faz enxergar tudo diferente.