O projeto
O 2º UFG FASHION BUSINESS é um projeto de extensão do curso de Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais da UFG. No intuito de desenvolver trabalhos que proporcionem maior imersão ao mercado profissional, estímulo ao empreendedorismo e inovação, o evento tem como foco principal fomentar o protagonismo discente ao colocá-los como agentes ativos nas fases de um negócio de moda, da criação às noções básicas da gestão.
Contudo, é importante ressaltar que o entendimento de empreendedorismo é utilizado na perspectiva de estimular o questionamento das ordens postas e buscar oportunidades criativas dentro do cenário. A possibilidade do evento é uma oportunidade para apresentar à comunidade externa as possíveis e amplas atuações do campo da moda, que vão além do estilismo.
Desta forma, nos guiamos pelas ferramentas pedagógicas do Business Model Canvas, voltado para a resolução de problemas, através de técnicas como o pensamento lateral e teorias sobre inovações de incrementos e disruptivas. A orientação do projeto foi guiada pelas políticas de inovação da UFG, previstas na resolução CONSUNI, nº 11/2018.
O 1º UFG FASHION BUSINESS, realizado em 2019, apresentou 13 propostas de negócios de moda, na 2ª Mostra de Inovação, dentro do 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX). Este ano, 2021, a segunda edição do evento acontecerá em formato digital, devido as incertezas da pandemia do Covid-19.
O projeto, desde sua primeira edição conta com as colaborações da Pró reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, com do Centro de Empreendedorismo e Inovação CEI/UFG, Centro Integrado de Aprendizagem em Rede – CIAR / UFG
e com o Sebrae-GO. No ano de 2021 somamos o apoio do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual INPI-GO, bem como com apoio dos professores do curso: Breno Tenório de Abreu, Lavinnia Gomes Seabra e Rosa Berardo. Tivemos o apoio do professor Ítalo Camilo da Silva Nogueira da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG e da psicóloga Lívia Mesquita da equipe do programa “Saudavelmente” da UFG.
A troca de expertise com os apoiadores foi estratégica, sendo uma forma de experienciar como os campos de saberes se complementam dentro cadeia produtiva da moda. Sendo assim, o projeto é por natureza e essência colaborativo e interdisciplinar, visando uma maior interação com a comunidade, não somente a acadêmica. A inovação é ação transversal, que permeia as atividades fundamentais e indissociáveis da Universidade, de ensino, pesquisa e extensão, e que envolve novos processos, teorias, serviços e produtos, ou seu melhoramento, resultando em desenvolvimento econômico e social, (CONSUNI, nº 11/2018).
Profa. Lorena Pompei Abdala
Coordenadora do projeto