Manual de Marca

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Logomarca

Como escrevemos nosso nome e como usamos nossos símbolos representam a “assinatura” da Escola. A forma como aparecem, sejam pequenos numa tela ou enormes em um outdoor, é um importante detalhe para que os nossos clientes e parceiros nos encontrem e confiem na mensagem que queremos transmitir. Desenvolvemos uma logo que transmite as ideias pricipais da Escola de Pós, baseado em um estudo metodológico de design. Veja a seguir:


A logo possui uma estrutura bem definida, com espaços milimetricamente calculados para beneficiar a leitura e identificação:

Variações de acordo com fundos

Para enriquecer e diversificar as formas de uso da logo, desenvolvemos algumas variações que podem ser usadas de acordo com o fundo que será aplicado. Quando for necessário inserir a marca da escola, escolha uma variação que se adeque bem a superfície que nela será aplicada.

Variação ideal para fundos claros
Variação ideal para fundos de cor intermediária
Variação ideal para fundos escuros
Variação ideal para fundos de imagem
Variação não recomendada para fundos claros
Variação não recomendada para fundos de cor intermediária
Variação não recomendada para fundos escuros
Variação não recomendada para fundos de imagem

Cores

A paleta apresenta um ótimo contraste de cores, o que permite a leitura em diferentes telas, ou impressos. Devemos usar e abusar do branco para deixar nossas comunicações mais leves. Ele funciona muito bem em fundos e pode ser combinado com qualquer uma das outras cores da nossa paleta.

black puma


hex #1a1a1a
rgb 26 26 26
cmyk 76 67 61 83
pantone® 19-3911 tcx

gold realness


hex #c3ad73
rgb 195 173 115
cmyk 24 27 59 7
pantone® 15-1132 tcx

white


hex #ffffff
rgb 255 255 255
cmyk 00 00 00 00
pantone® 11-0601 tcx

Tipografia

Barlow é uma superfamília de fontes grotescas, ligeiramente arredondadas e de baixo contraste, projetada por Jeremy Tribby. A fonte se inspira no estilo visual dos materiais públicos da Califórnia, compartilhando semelhanças com as placas de carros, de rodovias, ônibus e trens do estado.

Barlow recebeu o nome do pioneiro da Internet, cofundador, compositor e ativista John Perry Barlow , em homenagem ao seu impacto duradouro na estrada da informação.

Ao todo a superfamília possui 54 variações que se subdividem em Regular, Condensado e Semi-Condensado

Barlow

Desenhado por Jeremy Tribby, disponível no Google Fonts.

Nós usamos apenas estes pesos da subfamília Regular:

Light

Regular

Bold

Extrabold

Iconografia

Para complementar a nossa marca, elaboramos ícones gráficos que representam as áreas de conhecimento, todos inscritos em hexágonos regulares. Os ícones podem ser utilizados em todos cursos da plataforma, de forma a enriquencer esteticamente e complementar a comunicação da escola para o aluno.

Ícones para ações


Você pode usar outros ícones para facilitar o entedimento da mensagem que você quer transmitir. Nos recomendamos o uso dos Ícones do Google.



Acessar Google Symbols


Baixe os ícones das áreas de conhecimentos

Fotografias

Nas diretrizes de nossa identidade visual, damos grande importância à seleção cuidadosa de fotografias que retratem pessoas com aparência tipicamente brasileira. Essa escolha visa criar uma conexão mais autêntica e envolvente com o público, fazendo com que ele se sinta representado e identificado com a publicidade. Priorizar imagens de pessoas que reflitam a diversidade do Brasil reforça a proximidade da marca com a cultura local e torna a comunicação visual mais acessível e impactante.

Alguns bancos de imagens brasileiros gratuitos

Inspire-se

Para criar novas imagens que representem a marca de forma autêntica e criativa, é fundamental buscar inspirações que reflitam sua essência e valores. Essas inspirações permitem criar uma narrativa visual que comunique a identidade da marca de maneira genuína e envolvente. Veja a seguir alguns exemplos que idealizamos.

Orientações de fotografias para docentes

Para garantir que as fotos transmitam uma imagem institucional sólida e profissional, é essencial seguir algumas orientações sobre ângulos, composição de roupas, estilo de cabelo e cores. A imagem reflete diretamente os valores e a seriedade da instituição. Veja abaixo algumas indicações:

Ângulo e enquadramento

Plano médio: o ideal é que a foto seja tirada do meio do corpo para cima, mostrando a expressão facial do profissional de forma clara, mas sem estar muito próximo ao rosto, evitando fotos muito fechadas (close-up). Este tipo de plano proporciona equilíbrio entre o rosto e a postura corporal.

Exemplo de fotografia com enquadramento em plano médio

Composição de roupas

Cabelo e aparência

Cores e fundo

Postura e expressão facial

Guia de Gravação Autônoma

Neste guia apresentaremos a você dicas e orientações essenciais para garantir o máximo de qualidade em seu produto audiovisual gravado de maneira autônoma. É imprescindível que tente seguir o máximo possível das orientações aqui apresentadas para evitar um produto final com problemas técnicos.

Formato de Video

Ao começar o planejamento de um produto audiovisual, o primeiro passo é decidir quais serão suas necessidades. Em um primeiro momento, você deve se perguntar:

“Eu necessito de elementos de apoio (ex: slides, imagens, navegação por sites, etc) ou apenas minha imagem é o suficiente?”.

A depender da resposta, você terá duas opções.

Gravação com o celular

Nesta primeira opção, você irá gravar a si mesmo com uma câmera (profissional ou do celular) e sem o apoio de recursos digitais.

Prós:

Contras:

Observação: Se tiver alguém para fazer a pós edição, também será possível adicionar imagens e trilha sonora, mas é um trabalho à parte!

Gravação com Computador

Nesta segunda opção, você irá se gravar através de uma Webcam e se utilizará de alguma plataforma online de reunião que permita gravação (Google Meet, Zoom, etc).

Prós:

Contras:

Observação: As imagens utilizadas nos slides precisam ter Direitos de Uso Livre! Imagens retiradas de qualquer lugar da internet podem ser protegidas por direitos autorais.

Equipamentos

Ao buscar equipamentos para sua gravação, seja um celular ou uma webcam, a chave é buscar pela maior resolução possível. Recomendamos que procure por equipamentos com 1080p, ou seja, Full HD (FHD).

Planejamento de Conteúdo

Ao gravar um material didático, planejar o conteúdo com antecedência é a chave para o sucesso! Para isso, recomendamos redigir um pequeno roteiro para guiar o seu pensamento.

Recomendamos simplificar o conteúdo em 3 etapas:

  1. Introdução: Apresente-se. Qual é seu nome? Qual é sua formação? Qual o objetivo deste vídeo?
  2. Conteúdo: Separe em tópicos sua explicação, estruture o pensamento. O que é mais importante no conteúdo que deseja transmitir?
  3. Conclusão: Uma mensagem final ou dica para o espectador. Agradeça a presença até o fim do vídeo, deseje bons estudos, recomende a leitura de materiais complementares, etc.

Duração do Vídeo

De acordo com dados obtidos no Youtube de nosso canal, a tendência média de retenção da visualização de alunos é de 3 minutos para vídeos de apresentação e 5 minutos para vídeos de conteúdo.

Como nem sempre será possível encaixar todo o conteúdo necessário nestes termos, recomendamos que separe o conteúdo em vários vídeos se possível.

Enquadramento

Se posicione em uma distância moderada da câmera, visando enquadrar acima do umbigo para cima, assim como no exemplo.

Sempre grave na horizontal (com o celular deitado!)

No geral, se atente a 3 pontos principais:

Dica: tente deixar a câmera o mais perto possível da altura dos seus olhos.

Luz

Sempre faça suas gravações durante o dia! Caso contrário, você precisará de equipamento especializado, como uma Ring Light.

O mais indicado é procurar fontes de luz indireta, como janelas e portas, ou locais abertos mas cobertos, como áreas de serviço. Se quiser gravar ao ar livre, evite ao máximo a luz a pino! Os horários mais indicados são perto do nascer e do pôr do sol.

Sabendo disso, o segredo para uma boa iluminação é se posicionar contra a luz, de maneira a deixar sua câmera de costas para a luz. Nunca aponte a lente do equipamento de gravação diretamente para uma fonte de luz (o sol ou a janela).

Áudio

Busque locais silenciosos e longe de barulhos como trânsito, animais ou ar condicionado. Tome cuidado também com correntes, pulseiras e anéis.

Fale em um tom de voz firme e neutro, buscando ao máximo a consistência, sem variar demasiadamente para cima ou para baixo o volume da voz.

Atenção: Tome cuidado em especial com o vento. Nunca exponha sua fonte de gravação ao vento direto.

Figurino

Certifique-se de que o seu figurino reflita o nível de profissionalismo necessário para a produção:

  1. Utilize uma vestimenta bonita e discreta, preferencialmente neutra, evitando listras e estampas chamativas.
  2. Cuide da apresentação do cabelo, mantendo-o arrumado.
  3. Sempre que possível, opte por uma maquiagem leve e sutil.
  4. Se puder, evite o uso de óculos.

Dicas