Contribuir para a formação continuada de licenciados/as em Artes Visuais e áreas afins para atuar nos diferentes espaços e dimensões da Educação Básica bem como em contextos de educação não formal onde o ensino de artes visuais se faça presente. Este curso visa formar especialistas com base na imersão de diferentes abordagens metodológicas do ensinar/aprender artes visuais e em processos de criação artístico-docente considerando as questões contemporâneas da arte na educação. O caráter da formação docente continuada possibilitará repensar o cotidiano escolar, processos de mediação cultural e paradigmas conceituais, teóricos e práticos na atuação pedagógica.

Sobre o curso

Como nasce esta especialização?

1

Ao longo desses 16 anos de experiência com a formação de professores de artes visuais na modalidade a distância a Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) formou aproximadamente 550 licenciados em artes visuais em diversas localidades do estado de Goiás. Fruto da experiência nestes anos, além de construirmos uma rede de diálogo, desenvolvemos uma intensa produção bibliográfica, recursos pedagógicos (videoaulas, podcasts, conferências online) além de experiências de viagens para visita a museus e espaços expositivos, realização de performances educativas, etc. A partir da longa experiência envolvendo a formação de professores de artes visuais tanto na modalidade presencial como na modalidade a distância, este Curso de Especialização que visa contribuir para o aprofundamento e ressignificação de conhecimentos necessários ao exercício docente na contemporaneidade nasce do desejo de pensar a formação continuada dos(as) egressos(as).

Eixo metodológico do curso

2

O eixo metodológico deste curso situa-se no campo da reflexão crítica sobre experiências pedagógicas, fundamentadas na aprendizagem dialogada entre os diversos atores do processo de formação em questão. Para fomentar os diálogos serão utilizadas ferramentas no ambiente digital, em trabalhos colaborativos e na articulação dos processos de aprendizagem com a prática profissional dos/as próprios/as cursistas possibilitando experimentações (metodológicas/poéticas/artísticas) em momentos presenciais e online na condição de docente/mediador/performer/articulador.

Estrutura curricular do curso

3

O curso está organizado em 3 eixos: o eixo 1 é representado pelos processos pedagógicos, o eixo 2 foca nos processos de criação e o eixo 3 são os processos investigativos. Os eixos 1 e 2 concentram 6 disciplinas. Já no eixo 3 temos 1 disciplina mais o trabalho de conclusão de curso. Na grade constam as seguintes disciplinas: Questões Históricas e Contemporâneas do Ensino de Arte, Políticas Educacionais para o Ensino de arte no Brasil, Pedagogias Culturais e Educação em Cultura Visual, Abordagens Metodológicas para o Ensino de Artes Visuais, Diálogos com arte contemporânea na educação, Laboratório de Criação docente: Experimentações poéticas e Pesquisa em Ensino de Artes Visuais.

Cronograma

AULA ABERTA + DISCIPLINA NO MOODLE

Questões Históricas e Contemporâneas do Ensino de Arte

por Profa. Dra. Leda Maria de Barros Guimarães
AULA ABERTA + DISCIPLINA NO MOODLE

Políticas Educacionais para o Ensino de arte no Brasil

por Profa. Dra. Ana Rita da Silva
AULA ABERTA + DISCIPLINA NO MOODLE

Pedagogias Culturais e Educação em Cultura

por Prof. Dr. Thiago Fernando Sant’Anna e Silva
EIXO
1
EIXO
2
AULA ABERTA + DISCIPLINA NO MOODLE

Abordagens Metodológicas para o Ensino de Artes Visuais

por Prof. Dr. Sidiney Peterson Ferreira de Lima
AULA ABERTA + DISCIPLINA NO MOODLE

Diálogos com arte contemporânea na educação

por Prof. Dr. Luiz Henrique Arantes Araujo Oliviere
AULA ABERTA + DISCIPLINA NO MOODLE

Laboratório de criação docente: experimentações poéticas

por Dra. Leda Maria de Barros Guimarães
AULA ABERTA + DISCIPLINA NO MOODLE

Pesquisa em Ensino de Artes Visuais

por Profa. Dra. Rita Morais de Andrade e Profa. Dra. Lilian Ucker Perotto

Defesa de TCC

por Profa. Dra. Lilian Ucker Perotto e Orientadores(as)
EIXO
3

Coordenadores de Curso

COORDENADORA

Lilian Ucker Perotto

VICE-COORDENADORA

Leda Maria de Barros Guimarães

Professores

PROFESSORA
DOTOURA

Ana Rita da Silva

PROFESSORA
DOUTORA

Leda Maria de Barros Guimarães

PROFESSORA
DOUTORA

Lilian Ucker Perotto

PROFESSOR
DOUTOR

Luiz Henrique Arantes Araujo Oliviere

PROFESSORA
DOUTORA

Rita Morais de Andrade

PROFESSOR
DOUTOR

Sidiney Peterson Ferreira de Lima

PROFESSOR
DOUTOR

Thiago Fernando Sant’Anna e Silva

Tutoras

TUTORA

Ilíada Damasceno

TUTORA

Julliana Rodrigues

TUTORA

Maria de Fatima França

TUTORA

Maísa Pires

Coordenadoras de Polo

CAVALCANTE

Ivani Malta

GOIÂNIA OESTE

Karinne Silva

ANÁPOLIS

Marli Rodrigues

SÃO SIMÃO

Niciene Oliveira

GOIÁS

Rosemary Remígio

Como é a rotina do curso?

Perguntas Frequentes

Qual a duração do curso?

O curso tem duração de aproximadamente 19 meses. Neste período está incluído uma pausa para as festas de final do ano de 2023.

Como a presença é contabilizada?

A presença é contabilizada através da participação nas atividades na plataforma de aprendizagem Ipê e nos encontros presenciais.

Quanto é o tempo de duração de uma disciplina?

Cada disciplina dura em média 2 meses, e é ofertada uma por vez.

Como é o TCC?

Para o trabalho de conclusão de curso será indicado a elaboração de um artigo com formatação a ser definida no decorrer do curso.

Posso trancar o curso?

Não, o curso é de oferta única, não sendo possível trancar a matrícula.