2. Avaliação do plano tático referente a 2022

02
  1. Objetivo específico 01. Promover a institucionalização da EaD. No corrente ano, as primeiras ações no sentido de atender ao objetivo específico 01 se concentraram em um processo de auto-avaliação das atividades de Educação a Distância na UFG. O Colóquio EaD na UFG visou resgatar a história da EaD na instituição e discutir os rumos dessa modalidade, a partir de reflexões dos principais atores do processo de sua implementação. Por sua vez, o Grupo de Trabalho sobre EaD, visou estabelecer os parâmetros que deverão nortear tanto as ações, quanto os documentos legais que tratam da modalidade na instituição. Os objetivos foram plenamente alcançados e resultaram em processos maduros de reflexão que, dentre outros, se concretizaram na construção da Política de EaD da UFG que passou a integrar o PDI para os anos de 2023 a 2027.
  2. GT EaD - O Grupo de Trabalho sobre Educação a Distância na UFG surgiu de uma demanda da Pró-reitoria de Graduação a partir das discussões sobre a elaboração de uma minuta de resolução para definir os critérios de implementação do percentual de carga horária a distância em cursos presenciais, de que trata a Portaria MEC/CNE nº 2.117/2019, com a finalidade de produzir um documento com as diretrizes da Educação a Distância na UFG. Com portaria (REITORIA nº 2838/2022) designando representantes de todas as Unidades Acadêmicas da Universidade, o Ciar, junto à docente representante da Faculdade de Educação, assumiram a coordenação do Grupo que estabeleceu um roteiro de trabalho a partir da subdivisão em 4 grupos temáticos para tratarem dos temas: 1-”Conceito, fundamentos, características da EaD - Perspectiva Ensino X Educação”; 2- “Conceito, fundamentos e características do semipresencial e educação híbrida”; 3- “Institucionalização, qualidade da Educação a Distância e indicadores”; 4- “A EaD na UFG: documentos institucionais e do CIAR”. Foram realizadas 8 reuniões do grupo principal, além das reuniões dos subgrupos nos interregnos entre aquelas. Atualmente, o documento encontra-se em etapa de finalização da redação para aprovação no Grupo de Trabalho e devidos encaminhamentos aos órgãos competentes.
  3. Colóquio Ead na UFG - Realizado nos dias 23 e 24 de agosto na Biblioteca Central da UFG, o colóquio foi concebido no contexto das comemorações dos 15 anos do Ciar e do retorno às atividades presenciais, pós-pandemia de Covid-19. O evento contou com a participação de docentes e técnicos responsáveis pela atuação na Educação a Distância na Universidade desde seus primórdios, no começo dos anos 2000, contando com um total de 109 inscritos. Foi também uma oportunidade para homenagear as ex-diretoras do Centro, fundamentais para a consolidação do Ciar, além da homenagem ao Professor Edward Madureira e à Profa. Sandramara Matias que tiveram papel central na criação do Centro a partir das atividades da extinta UFG Virtual.
  4. Outras atividades relacionadas ao objetivo específico 01.
03

2.2 Objetivo específico 02. Expandir a oferta de cursos na modalidade a distância

Projeto Capacita CIAR. Este projeto tem como objetivo expandir a oferta regular de capacitação para implementação das TICs no ensino presencial e a distância. Suas ações envolveram:

  1. Capacitação pedagógica para equipe docente de cursos na modalidade a distância (UAB/UFG): curso de Especialização em Educação Física Escolar; curso de Licenciatura em Matemática (UFCat/UFG). (Duas formações; 16 participantes)
  2. Capacitação pedagógica para equipe de tutores de cursos na modalidade a distância (UAB/UFG): (Três formações; 16 participantes)
  3. Capacitação técnica Moodle IPÊ para equipes de cursos na modalidade a distância (UAB/UFG): (Cinco formações; 15 participantes)
  4. Capacitação técnica Moodle IPÊ para equipes de cursos vinculados ao Instituto Verbena (IV/UFG) (Cinco formações; 134 participantes)
  5. Capacitação de profissionais para atuação no projeto "Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (COTEC)" e “Escola do Futuro do Estado de Goiás”, realizados em parceria com o Centro de Educação Técnico e Tecnológico (CETT/UFG), Secretaria da Retomada do Governo do Estado de Goiás (SER/GO) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI): (Dez capacitações; 54 participantes)
  6. Capacitação pedagógica para equipes de cursos EaD ofertado pelo Instituto Verbena (IV/UFG) e Ministério da Justiça e Segurança Pública: (Uma capacitação; 38 participantes)
  7. Prestação de assessoria para à implementação de carga horária a distância em cursos presenciais ou à proposição de cursos na modalidade a distância na UFG, foram analisados os Projetos Pedagógicos e Regulamentos de criação dos seguintes cursos: Curso de Especialização em Educação Física Escolar (FEFD/UFG); Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais: abordagens metodológicas e processos de criação (FAV/UFG); Curso de Especialização em “Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher” (Instituto Verbena); Curso de Especialização em "Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência” (Instituto Verbena); Curso de Especialização em "Combate à Incêndios Florestais" (Instituto Verbena).
04

2.3 Outras atividades relacionadas ao objetivo 02.

  1. Coordenação UAB - A Coordenação UAB tem como propósito estabelecer as relações entre o projeto Universidade Aberta do Brasil e a Universidade por meio de suas unidades acadêmicas no sentido de motivar e apoiar a criação e gestão de cursos na modalidade a distância no contexto de seus editais. Em 2022, a UFG ofereceu 3 novos cursos na modalidade a distância, sendo uma graduação e duas especializações, além do atendimento aos cursos já previamente vinculados à UFG. Como resultado, observou-se uma adesão satisfatória da Universidade ao programa UAB, ainda que de modo tímido em relação a anos anteriores, certamente em função dos valores de bolsas aos profissionais envolvidos.
  2. Articulações com as unidades acadêmicas da UFG que estavam aptas a submeter propostas de cursos de graduação e pós-graduação ao Edital UAB Nº 09/2022 – DED/CAPES do qual resultou na aprovação e encaminhamento para realização dos cursos de Especialização em "Educação Física Escolar", Especialização em “Ensino de Artes Visuais: abordagens metodológicas e processos de criação” e Licenciatura em "Matemática a Distância".
  3. Como presidente do ForUAB, a coordenação UAB/UFG organizou a Reunião Nacional do ForUAB, realizada em novembro de 2022 em São Paulo (Capital) no Campus da Universidade Mackenzie-Higienópolis, dentro da etapa presencial do Congresso Internacional de Educação Superior a Distância/Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (CIESUD/ESUD), neste ano conjugado com o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias/Encontro de Pesquisadores em Educação e tecnologias (CIET: EnPET) e participou da mesa com os representantes da DED/CAPES.
  4. Elaboração e acompanhamento de editais de seleção de tutores para atuação em cursos na modalidade a distância (UAB/UFG): (4 editais elaborados; 129 inscritos)
  5. Elaboração e acompanhamento de editais de seleção de profissionais para atuação nos projetos "Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (COTEC)" e “Escola do Futuro do Estado de Goiás”, realizados em parceria com o Centro de Educação Técnico e Tecnológico (CETT/UFG), Secretaria da Retomada do Governo do Estado de Goiás (SER/GO) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI): 2 editais de seleção de conteudistas (COTEC), com 215 inscritos; 3 editais de seleção de design instrucional (COTEC) com 101 inscritos; 1 edital de seleção de pareceristas (COTEC) com 44 inscritos; 1 edital de seleção de design de interface (COTEC) com 3 inscritos; 1 edital de seleção de design gráfico e de profissional de audiovisual (COTEC) com 24 inscritos; 1 edital de seleção de analista moodle e de design educacional (COTEC) com 6 inscritos; 1 edital de seleção de técnico de suporte de TI (COTEC) com 2 inscritos; 1 edital de seleção de analista de ambiente virtual (COTEC) com 13 inscritos; 1 edital de seleção de profissional de audiovisual (COTEC) com 9 inscritos; 2 editais de seleção de conteudista (Escola do Futuro) com 128 inscritos.
05

2.4 Objetivo específico 03. Implementar versões atualizadas e novas interfaces da Plataforma Moodle IPÊ

  1. Plano de Ação: Otimiza Moodle IPÊ
    O plano de ação Otimiza Moodle IPÊ esteve centrado, em 2022, no mapeamento e testagem de plugins e recursos disponíveis na versão 3.11 do Moodle para avaliação de compatibilidade desta com as versões atualmente em uso (Versão 3.7). Também foi elaborado relatório comparativo para prospecção de impactos da migração do Moodle IPÊ (ensino; pesquisa e extensão; eventos) para a versão 3.11 nas salas e atividades atualmente em execução. Foram analisados 63 plugins.
    Foram desenvolvidas e testadas ferramentas complementares para melhoria e otimização da plataforma Moodle IPÊ, além da elaboração de protocolos e tutoriais voltados para o suporte ao usuário.
    Ainda, no tocante às rotinas de suporte e gerenciamento dos ambientes disponíveis na Plataforma Moodle IPÊ (Ensino; Pesquisa e Extensão; Eventos), foram realizados serviços de suporte ao usuário (cadastro, correção de dados, reconfiguração de acesso e senhas etc), abertura de salas e suporte técnico às salas etc, conforme dados a seguir.
  2. Atividades 2020 2021 2022
    Solicitações de salas e atendimento técnico 362 916 604
    Quantidade Geral de Salas Abertas 377 680 250
    Atividades 2020 2021 2022
    Solicitações de salas e atendimento técnico 362 916 604
    Quantidade Geral de Salas Abertas 377 680 250
06

2.5 Objetivo específico 04: Ampliar os recursos de uso de TDICs na UFG

Aliado ao Objetivo Estratégico OE19 da Universidade, o CIAR deu início a Oficinas de produção de roteiros de vídeo e ao desenvolvimento de um instrumento de chamada pública interna periódica para seleção de demandas que receberão apoio para a produção de objetos de aprendizagem.

  1. O "Projeto Videoaula Fácil" visa produzir um guia de orientação do fluxo de recebimento de demandas, gravação, edição e entrega de videoaulas no CIAR voltado para o público interno e externo. A esse respeito, o CIAR realizou uma Oficina de produção de roteiros de materiais audiovisuais. Para o ano de 2023, pretende-se dar continuidade ao Projeto produzindo outras edições da Oficina.
  2. Foi iniciado o estudo para a implantação do Edital para produções de materiais didáticos e iniciado o levantamento de instrumentos e iniciativas semelhantes de outras instituições de ensino. A ação encontra-se em desenvolvimento para a implantação no decorrer do ano de 2023.

2.6 Objetivo específico 05. Ampliar as parcerias externas

Aliado ao Objetivo Estratégico OE14 da Universidade, o CIAR ampliou os atendimentos a projetos externos em parcerias com outras instituições públicas e privadas. É o caso do projeto "Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (COTEC)" realizado em parceria com o Centro de Educação Técnico e Tecnológico (CETT/UFG) e Secretaria da Retomada do Governo do Estado de Goiás (SER/GO), no qual foram produzidos, no decorrer de 2022, 37 (trinta e sete) e-books, 24 (vinte e quatro) animações, 12 (doze) podcasts, 65 (sessenta e cinco) vídeos e 112 (cento e doze) aulas diagramadas para ambiente virtual de aprendizagem.

  1. Atendimentos externos: “Abrigos Temporários”. Ministério do Desenvolvimento Regional. Sobre criação de curso autoinstrucional a distância “Capacitação do Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários para agentes municipais e estaduais de Proteção e Defesa Civil”. Materiais/Produtos Desenvolvidos: Identidade Visual do Curso, Vinheta de abertura e encerramento de Vídeo, Revisão ortográfica, Desenho Instrucional do curso. Gestão do projeto.
    “Site Rosa Kliass”. Materiais/Produtos Desenvolvidos: Criação e Diagramação de Ambiente WEB (Site).
    “Projeto Fortalecer - Capacitação para Conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa (MDH)”. Materiais/Produtos Desenvolvidos: Diagramação de Aulas (HTML), Produção de e-books, Revisão ortográfica, Produção de roteiros de vídeo, Captura e edição de vídeo. Gravação de Podcasts. Criação da Identidade Visual do Curso. produção de banners. Criação de vinhetas de abertura dos vídeos. Produção das ilustrações e imagens do material didático. Gestão do projeto.
    “SPIUNET - ME”. Materiais/Produtos Desenvolvidos: Identidade Visual, Diagramação de E-book, Produção de Vinheta de abertura e encerramento dos vídeos. Diagramação das aulas, Desenho Instrucional do Curso. Gestão do projeto. Reuniões quinzenais de ponto de controle.
    “VII EDIPE Didática e Formação de Professores: embates com as políticas curriculares neoliberais”. Materiais/Produtos Desenvolvidos: Diagramação de E-book.
07

2.6 Objetivo específico 06. Implementação de metodologias ágeis

Com relação ao Objeto Estratégico da UFG, sobre promover a melhoria dos processos de trabalho (OE10), o CIAR estuda implementar uma metodologia para melhoria para agilizar todas as rotinas e protocolos da área de tecnologia da informação. O objetivo desta ação é dar mais agilidade aos processos de implementação e uso de novas tecnologias de apoio e suporte à EaD institucional. Para tanto, será criado um grupo de trabalho com membros do órgão para a realização de estudos e definição de ações a serem realizadas para o desenvolvimento da meta em questão. Dentre as rotinas e protocolos a serem introduzidos na nova metodologia, tem-se as diversas atividades que são desenvolvidas de forma permanente pela coordenação de tecnologia da informação do CIAR:

  1. EADmin
    • Evolução do cadastro de usuários do EADmin;
    • Evolução do módulo de processos seletivos sistema EADmin, a partir da necessidade de adequação a COTECs entre outras;
    • Evolução do módulo de formações sistema EADmin, com o desenvolvimento de novas funcionalidades e melhorias;
    • Suporte ao usuário, recuperação de senha e atualização de cadastro de usuários do EADmin;
    • Extração de relatórios personalizados de acordo com demandas;
  2. Rede e servidores CIAR
    • Migração de servidores CentOS para Debian;
    • Implementação do Firewall de Borda no Servidor ServerU L800;
    • Atualização dos servidores Proxmox;
    • Migração dos Servidores ESXi para Proxmox;
    • Atualização de sistema operacional em servidores Debian GNU/Linux;
    • Atualização de sistema operacional em servidores CentOS GNU/Linux;
    • Atualização de aplicações Wordpress;
    • Atualização de servidores web Apache;
    • Atualização de servidores web NGINX;
    • Atualizações de aplicações diversas em servidores;
    • Atualizações constantes e ajustes de regras de firewall em servidores e firewall;
    • Atualizações de servidores controladores de domínio;
    • Implementação de servidores PBS para backups de Virtual Machines;
    • Implementação de rotinas de backup para aplicações e sites web;
    • Implementação de rotinas de backup para banco de dados;
    • Manutenção constante de servidores e aplicações Moodle;
    • Implementação e manutenção de ambientes de testes para aplicações Moodle;
    • Ajustes de sistema e monitoramento constante em servidores Moodle;
    • Monitoramento de uso de recursos em servidores;
    • Aplicação de patches e correções de segurança em sistemas operacionais e servidores;
    • Monitoramento de atividades de backup;
    • Realização de webconferências;
    • Suporte a usuários;
  3. Rede e servidores CIAR
    • Migração de servidores CentOS para Debian;
    • Implementação do Firewall de Borda no Servidor ServerU L800;
    • Atualização dos servidores Proxmox;
    • Migração dos Servidores ESXi para Proxmox;
    • Atualização de sistema operacional em servidores Debian GNU/Linux;
    • Atualização de sistema operacional em servidores CentOS GNU/Linux;
    • Atualização de aplicações Wordpress;
    • Atualização de servidores web Apache;
    • Atualização de servidores web NGINX;
    • Atualizações de aplicações diversas em servidores;
    • Atualizações constantes e ajustes de regras de firewall em servidores e firewall;
    • Atualizações de servidores controladores de domínio;
    • Implementação de servidores PBS para backups de Virtual Machines;
    • Implementação de rotinas de backup para aplicações e sites web;
    • Implementação de rotinas de backup para banco de dados;
    • Manutenção constante de servidores e aplicações Moodle;
    • Implementação e manutenção de ambientes de testes para aplicações Moodle;
    • Ajustes de sistema e monitoramento constante em servidores Moodle;
    • Monitoramento de uso de recursos em servidores;
    • Aplicação de patches e correções de segurança em sistemas operacionais e servidores;
    • Monitoramento de atividades de backup;
    • Realização de webconferências;
    • Suporte a usuários;
  4. Formulários UAB no SEI - Criação de Processos e formulários próprios no SEI para sistematizar e formatar o envio de documentos específicos da UAB, com elaboração de tutoriais:
    • Processo: Orçamento e Finanças: Pagamento de Bolsas; Formulário Específico para pagamento de bolsistas CAPES/UAB: Autorização para pagamento de bolsista (UAB);
    • Elaboração de Base de Conhecimento para cadastramento de bolsistas da UAB;
    • Processo: Pessoal: Cadastramento de Bolsista UAB - Formulário Específico para as funções de: Coordenador UAB, Coordenador Adjunto, Coordenador de Curso, Coordenador de Tutoria, Professor Formador, Professor Conteudista, Tutor e Declaração de Pagamento de Bolsa.
08

2.8 Objetivo específico 07: Aprimorar os canais de comunicação com a comunidade universitária e externa

Os resultados preliminares do Relatório de Métricas de Acesso, documento elaborado pela assessoria de comunicação do CIAR, indicam melhorias nos indicadores de navegação e fidelização de usuários, tanto no site do CIAR quanto nas outras plataformas em que o órgão tem presença digital.

  1. CIARTok: A equipe do órgão avaliou como positiva a proposta de criação de um perfil do CIAR na plataforma TikTok. O plano de compartilhar vídeos que demonstrem os bastidores das produções audiovisuais realizadas no órgão contribui para trazer visibilidade e transparência ao trabalho da equipe, assim como demonstrar e promover a expertise nessa área. O perfil foi criado e a avaliação e planejamento de conteúdo estão em curso.
  2. Acessos Web EaD UFG: Em acordo com o Plano Tático, avaliamos e incluímos novas métricas no relatório de acesso – sugeridas, em grande medida, pelas plataformas Diib Answer Engine e Google Analytics 4. O documento deve ser repassado à equipe do CIAR, para apreciação interna, ainda em fevereiro de 2023. A publicação no site do CIAR será realizada assim que o documento for aprovado.
  3. Atividades de Rotina da Assessoria de Comunicação do CIAR: A assessoria de comunicação do órgão monitora continuamente os indicadores de acesso e circulação dos canais digitais em que o CIAR tem presença, como o site e os perfis nas redes sociais. O monitoramento serve tanto para prover transparência e accountability ao trabalho da assessoria dentro do órgão público (com relatórios disponibilizados periodicamente no site do CIAR) quanto para orientar as ações e estratégias dessa equipe. Logo abaixo, segue um compilado dos referidos indicadores, com comparações em relação ao ano de 2021.
    Nas redes sociais, todas as redes registraram aumentos de seguidores em comparação com os totais de 2021, com pequenas flutuações de alcance total ou médio das publicações, como é possível perceber nos dados demonstrados logo abaixo.


Nas redes sociais, todas as redes registraram aumentos de seguidores em comparação com os totais de 2021, com pequenas flutuações de alcance total ou médio das publicações, como é possível perceber nos dados demonstrados logo abaixo.

  1. Outras atividades relacionadas ao objetivo 07:
    1. Criação de perfil institucional do CIAR na plataforma Linkedin (concluída);
    2. Contratação de estagiária de jornalismo para atuação na assessoria de comunicação do órgão (concluída);
    3. Montagem de mailing de escolas municipais e estaduais de Goiás, para divulgação de oportunidades de formação (em curso).
09

2.9 Objetivo específico 08. Implementar política de acessibilidade à modalidade EAD e no uso das TDICs

Em convergência com o objetivo estratégico da UFG OE25, de fomentar políticas de inclusão, acessibilidade e de ações afirmativas em todos os setores da universidade, foram criados pelo CIAR os projetos de extensão a seguir. Os materiais audiovisuais contemplados nestes projetos contam com recursos de legendagem e interpretação de LIBRAS e descrição de textos. E-books e aulas diagramadas são desenvolvidas em linguagem Web (HTML/CSS/JavaScript), contam com a descrição de imagens. Código acessível para leitores de tela, padrões cromáticos adotados através de testes de luminância e contraste de cores, visando a implementação de recursos tecnológicos e de acessibilidade nas interfaces gráficas dos materiais didáticos produzidos e acompanhados pelo Órgão.

  1. Acessibilidade na Interfaces de materiais didáticos (Projeto vinculado a FUNAPE). Visando a implementação de recursos tecnológicos e de acessibilidade nas interfaces gráficas dos materiais didáticos produzidos e acompanhados pelo órgão, com destinação predominantemente interna à UFG, foram desenvolvidos os seguintes materiais didáticos:
    • Lutas e Artes Marciais: dimensões educacionais e formação humana.
    • Capoeira Angola: vem gingar mais eu
    • Metodologias Ativas e Educação 4.0 na educação Bilingui para surdos
    • Programa de Pós-graduação e Ensino na Educação Básica
    • Projeto CECANE
  2. Interfaces didáticas digitais - desenvolvimento de produtos educacionais (Projeto vinculado a RTVE). Visando a implementação de recursos tecnológicos nas interfaces gráficas dos produtos educacionais diversos para cursos auto instrucionais produzidos e acompanhados pelo órgão, cuja destinação principal foram com parcerias externas.
    • TED Nº 01/2020/SG do Ministério da Economia junto à RTVE – Contrato 27/2021;
    • TED Nº 11/2020/SE/SAG do Ministério da Cidadania junto à RTVE – Contrato 21/2021;
    • TED Nº 02/2021/SNDPI, Contrato 362/2021 do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos/MMFDH;
    • TED Nº 01/2021/SPU do Ministério da Economia, Contrato 684/2021
    • TED Nº 04/2021/Sedec do Ministério do Desenvolvimento Regional, Contrato 555/2021