CURSANDO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA:

Narrativas de egressos

Nayra Thayne Cena de Oliveira

Marcos Antônio G Júnior

FICHA TÉCNICA ACESSAR E-BOOK

Este Produto Educacional em forma de e-book foi desenvolvido a partir da dissertação intitulada “Narrativas de egressos do curso de licenciatura em matemática: trajetórias profissionais e o uso de materiais manipuláveis para ensinar”, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE da Universidade Federal de Goiás – UFG. O objetivo da pesquisa foi investigar indícios de processos de identificação com materiais manipuláveis e seu uso em sala de aula de matemática, nas narrativas de egressos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Goiás. Neste trabalho, será apresentado trechos das narrativas de cinco protagonistas. As histórias de vida dos professores remetem para a singularidade de casos e de episódios da sala de aula, além disso, também servirá de auxílio para outros professores em suas reflexões.

Palavras-chave: Pesquisa com narrativas. Ensino. Materiais manipuláveis. Educação Matemática.

Universidade Federal de Goiás

Reitora
Angelita Pereira de Lima
Vice-Reitor
Jesiel Freitas Carvalho
Pró-Reitoria de Pós Graduação
Felipe Terra Martins
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA • PPGEEB
Coordenador
Glauco Roberto Gonçalves
Vice-Coordenador
Evandson Paiva Ferreira
CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE • CIAR
Direção
Wagner Bandeira
Vice-Direção
Silvia Figueiredo
Coordenação Pedagógica e Gestão Moodle
Janice Lopes
Coordenação Tecnológica
Amilton Araújo
Coordenação de Comunicação
Raniê Solarevisky de Jesus
Coordenação e Gestão de Projetos e Coordenação de Publicação
Ana Bandeira
Coordenação de Publicação Audiovisual
Flávio Gomes
Coordenação de Inovação e Interface
Victor Hugo César Godoi
Direção de Arte
Renato Galhardo
Identidade Visual e Desenvolvimento
Victor Frazão
Ilustração de Capa
João Marra


Goiânia, 2024.