Este Produto Educacional em forma de e-book foi desenvolvido a partir da dissertação intitulada “Narrativas de egressos do curso de licenciatura em matemática: trajetórias profissionais e o uso de materiais manipuláveis para ensinar”, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE da Universidade Federal de Goiás – UFG. O objetivo da pesquisa foi investigar indícios de processos de identificação com materiais manipuláveis e seu uso em sala de aula de matemática, nas narrativas de egressos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Goiás. Neste trabalho, será apresentado trechos das narrativas de cinco protagonistas. As histórias de vida dos professores remetem para a singularidade de casos e de episódios da sala de aula, além disso, também servirá de auxílio para outros professores em suas reflexões.
Palavras-chave: Pesquisa com narrativas. Ensino. Materiais manipuláveis. Educação Matemática.
Goiânia, 2024.
O presente trabalho foi realizado com apoio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação . Esta obra está sob licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0: esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Realizado com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação (PPGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Edital n. 04/2023 de "Apoio a Produtos e Materiais Educacionais vinculados a trabalhos de dissertação de discentes do PPGEEB".